Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Como configurar o roteador pelo celular

Procedimento pode ser feito pelo navegador do aparelho ou por um aplicativo e, em poucos minutos, estará funcionado

como configurar o roteador pelo celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Para configurar um roteador de forma correta, você precisa acessar sua rede com um cabo ou pelo sinal Wi-Fi. Se você estiver sem um PC ou notebook, o procedimento pode ser realizado usando o smartphone.

Há duas maneiras de fazer a configuração. No nosso artigo vamos utilizar como exemplo o roteador TP-Link, uma das marcas mais populares do mercado. O processo é bastante simples e rápido, e em poucos minutos seu Wi-Fi estará funcionando perfeitamente.

Os tutoriais abaixo podem ser realizados em smartphones Android ou iPhone.

Como configurar o Roteador pelo site com um celular

Abra um navegador do seu celular (Google Chrome, Safari ou Firefox são os mais indicados) e digite os números 192.168.1.1 (caso não funcione, tente 192.168.0.1.

Na página seguinte, coloque o login e senha do roteador. Normalmente, o login é admin e a senha também é admin. Mas fique atento, pois o login pode mudar de acordo com o modelo do roteador. Olhe os dados atrás ou embaixo do aparelho e, quando terminar a configuração, mude o login e a senha do roteador.

Como configurar o roteador pelo celular

Na janela seguinte, clique em "Passo a passo", ao lado esquerdo. Depois, toque em "Avançar". Preencha os dados com as seguintes informações: em "Tipo de conexão WAN", coloque Detectar; em "Clonar", selecione "Não"; em "Wireless", deixa como está, mas mude o "Nome da Rede Wireless" (defina um nome para o seu Wi-Fi), "Canal" (pode deixar automático ou definir os canais), "Segurança" (selecione WPA-PSK/WPA2-PSK) e "Senha" (coloque a senha que desejar).

Depois disso, clique em "Avançar" e, em seguida, em "Reiniciar" e espere completar os 100%. Não feche o navegador ou deixe-o em segundo plano.

Feito isso, seu roteador estará funcionando e, agora, será possível mexer no seu celular com o Wi-Fi.

TP-Link TL-MR3020 é o melhor roteador para viagens

Como configurar o Roteador pelo aplicativo com um celular

Além da possibilidade de fazer a configuração por um site, a TP-Link desenvolveu um aplicativo para facilitar a vida do usuário que deseja fazer a configuração pelo celular. Já que a tela do aparelho pode ser considerada pequena para fazer o passo a passo acima.

Depois de fazer o download do aplicativo TP-Link Tether no Android ou iPhone, basta configurar o seu roteador.

Como configurar o roteador pelo celular passo a passoO próprio app dá as instruções para serem seguidas, e permite que o usuário configure o roteador sem dificuldades.

TP-Link TL-WR840N V2: roteador bom e barato

O aplicativo da TP-Link tem compatibilidade com diversos roteadores, para conferir os aparelhos que podem ser configurados pelo aplicativo TP-Link Tether clique aqui.

Depois de fazer a configuração, pela web ou pelo aplicativo, basta esperar completar os 100% e, por fim, seu roteador estará funcionando.


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone