Como configurar o roteador pelo celular

Procedimento de como configurar roteador é fácil e pode ser feito por app ou navegador

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você tem dúvidas sobre como configurar roteador, saiba que essa é uma tarefa simples e que pode ser feita pelo celular mesmo, seja pelo navegador ou por aplicativos próprios das fabricantes. Além disso, também é possível configurar uma rede Wi-Fi pelo computador. Esse procedimento é importante para executar ações como trocar nome e senha da rede Wi-Fi, essencial em dispositivos novos, ou até testar a velocidade da sua Internet.

Para te ajudar nesta missão, preparamos um tutorial sobre como configurar roteador pelo celular. Fizemos o passo a passo para os modelos das marcas mais vendidas, como TP-Link, Intelbras, Multilaser e D-Link. Também mostramos como fazer esse ajuste pelo computador, caso você ache mais prático. Em todos os casos, o processo é bem simples e, em questão de minutos, você já usará a sua rede sem fio.

Se você ainda está em busca de um roteador, vale dar uma olhada a nossa lista com os melhores modelos para comprar. Para quem procura por um celular novo, nossa dica é conferir as seleções com os melhores celulares de 2021 e os aparelhos que se destacam pelo custo-benefício. Veja abaixo como configurar roteador pelo celular.

Descubra como configurar roteador pelo celular (Foto: Shutterstock)
Descubra como configurar roteador pelo celular (Foto: Shutterstock)

Como configurar roteador Intelbras pelo celular

Procedimento funciona via navegador ou aplicativo

Após ligar todos os cabos de maneira correta, conforme o manual do seu dispositivo, você deverá conectar o seu celular à rede Wi-Fi. Se essa for a primeira vez que você acessa a rede, ela vai ter o nome de "INTELBRAS". Em seguida, você deve abrir o navegador do seu celular para concluir o procedimento de como configurar roteador Intelbras. Acesse o endereço 10.0.0.1 ou entre em meuintelbras.local.

Feito isso, você será direcionado para o "Assistente de Instalação", que vai te ajudar a configurar roteador Intelbras pelo celular. Se o site pedir informações de login e senha no primeiro acesso, lembre-se de que o padrão é "Admin" para ambos, mas você pode confirmar essa informação no manual.

O Roteador IWR3000 é uma opção muito boa da Intelbras (Foto: Divulgação/Intelbras)
O Roteador IWR3000 é uma opção muito boa da Intelbras (Foto: Divulgação/Intelbras)

Ao abrir o serviço, você deve clicar em "Iniciar assistente". Ele vai fazer uma verificação da sua rede de forma automática e te direcionará para a aba "Configurar". Nela, você deve selecionar o nome e a senha que deseja para a rede Wi-Fi e, ainda, definir uma senha para acessar as configurações do roteador. Feito isso, você só vai precisar se conectar novamente à rede (com o nome e senha escolhidos) e, pronto, já terá acesso à internet.

Nos roteadores Twibi Giga, Twibi Fast, ACtion R 1200, ACtion RF 1200 e ACtion RG 1200, você pode ainda realizar o processo de como configurar roteador pelo aplicativo Wi-Fi Control Home, que está disponível gratuitamente para Android e iOS. O app reconhece automaticamente a sua rede e oferece diversas funções, como a possibilidade de escolha do nome e senha da rede, no ícone "Wi-FI".

Wi-Fi ruim? Veja dicas para melhorar o sinal do roteador em casa

Aplicativo reconhece de forma automática

Nos roteadores TP-Link, como o Archer C7 e o Archer C20, você deve ligar os cabos de forma correta e, em seguida, se conectar ao Wi-Fi do roteador, usando o SSID (nome da rede) e a senha Wireless. Essas informações estão estampadas na parte inferior do roteador. Feito isso, é só acessar pelo navegador o endereço tplinkwifi.net, 192.168.0.1 ou 192.168.1.1.

O Archer C7 da TP-Link é um modelo de alta qualidade (Foto: Divulgação/TP-Link)
O Archer C7 da TP-Link é um modelo de alta qualidade (Foto: Divulgação/TP-Link)

Ao acessar um desses endereços, você deverá digitar o nome de usuário e senha, ambos são "admin" por padrão. Em seguida, você será direcionado para a página de configuração do roteador. Selecione "Wireless", no menu à esquerda, e defina o nome da sua rede na opção "Nome da rede Wireless". Por fim, vá em "Salvar". Em seguida, você deve tocar na opção "Segurança" e, no item "Senha PSK", deve adicionar a senha para a sua rede e salvar a alteração. Agora, é só selecionar "Reiniciar o roteador".

Também é possível fazer o procedimento de como configurar roteador TP-link pelo celular por meio do aplicativo Tether, que está disponível para celulares Android e iOS. O serviço faz o reconhecimento do seu roteador de forma automática, o que torna o processo ainda mais fácil. Nesse caso, você deve apenas digitar o usuário e senha (admin) e tocar em "Login". Na tela seguinte, bastar selecionar o seu roteador e definir os itens "Nome da Rede" e "Senha". Para finalizar, basta salvar. e se conectar novamente à rede.

Como configurar o roteador Multilaser pelo celular

Passo a passo é feito pelo navegador de forma fácil

Se você tem dúvidas sobre como configurar roteador Multilaser pelo celular, primeiro, deve conectar os cabos ao dispositivo, conforme indica o manual. Então, entre na rede Wi-Fi, que, por padrão, tem o nome "Multilaser + modelo do roteador". Após estes passos, abra o navegador e digite 192.168.0.1 na barra de endereços. Em seguida, você será direcionado para a página da Multilaser.

Nesta página, você deve digitar a senha "admin" e tocar em "Conecte-se". Feito isso, você verá a tela de configuração do roteador. Na sequência, role para baixo e, nas abas "Nome do Wi-Fi" e "Senha do Wi-Fi", digite o nome e a senha que deseja para a sua rede, respectivamente. Agora é só tocar em "OK" e o seu roteador estará configurado.

Já imaginou como serão os celulares do futuro? Veja na nossa reportagem especial o que as fabricantes estão preparando para os próximos anos.

Ajustes são feitos pelo navegador do celular

O procedimento de como configurar roteador da D-Link pelo celular é bem parecido com o da Multilaser, visto que a fabricante também não tem um aplicativo próprio para isso. Assim, depois de conectar os cabos, você deve abrir o endereço 192.168.0.1 ou 192.168.1.1. Entre com o login do roteador, que é "admin" por padrão. Normalmente, a senha fica em branco no primeiro acesso.

Roteador D-Link DIR-815 tem quatro antenas para alta cobertura (Foto: Divulgação/D-Link)
Roteador D-Link DIR-815 tem quatro antenas para alta cobertura (Foto: Divulgação/D-Link)

Depois, toque em "Wireless" e, em seguida, selecione "Wireless Network Setup Wizard" ou "Assistente de instalação Wireless". Então, coloque o novo nome da sua rede em "Network Name (SSID)" e defina a senha em "Wireless Security Password". Por fim, selecione "Next" e confirme a mudança clicando em "Save".

Como configurar roteador de outras marcas pelo celular

Saiba o que precisa para configurar modelos de outras marcas

O processo de como configurar roteador é parecido para outras marcas, como Link One e Mercusys. Você deve sempre se atentar as informações contidas na parte inferior dos roteadores: o endereço de configuração do roteador (192.168.0.1, por exemplo), o nome da rede padrão e a senha.

Com esses dados, você saberá como configurar roteador tranquilamente. É só digitar o endereço de configuração em seu navegador de preferência e, em seguida, conectar à rede. Outra informação importante e que é usada na maioria das fabricantes é a senha de configuração do roteador, que quase sempre é "admin". Além disso, vale sempre conferir na loja de aplicativos se a fabricante oferece algum app oficial que facilite a configuração.

Veja outras dicas para melhorar a internet do seu roteador pelo celular:

Como configurar roteador pelo PC

Dica é útil se você encontrar dificuldades no celular

Também pode ser importante para você aprender como configurar roteador pelo PC, caso não tenha conseguido fazer o procedimento pelo celular ou tenha encontrado problemas. O passo a passo é bem parecido com o que vimos anteriormente, mas você deve fazê-lo pelo computador.

Primeiro, conecte os cabos, conforme as orientações da fabricante, e então acesse o endereço de configuração do roteador. Para isso, é preciso entrar com login e senha. Normalmente, essas informações ficam disponíveis na parte inferior do dispositivo. Depois, é só fazer os ajustes necessários, como troca do nome da rede e senha.

Aparelhos com Wi-Fi 6 e internet 5G

Agora que você já sabe como configurar roteador, que tal dar uma olhada em alguns roteadores e celulares que oferecem as melhores tecnologias para conexão? Veja abaixo alguns dos melhores dispositivos para quem gosta de estar sempre conectado.

Celulares e roteadores com Wi-Fi 6

O Wi-Fi 6 (802.11 ax) é um padrão mais recente para redes sem fio, que promete maior velocidade na transferência de dados e até mesmo maior economia de bateria. Para ter acesso à tecnologia, é preciso que você tenha um roteador e um celular compatível. Se você se interessou pela novidade, dê uma olhada nas nossas indicações abaixo:

Celulares com internet 5G

Além da conexão Wi-Fi, os usuários também querem redes móveis mais rápidas. Nesse sentido, o 5G é a grande promessa para os próximos anos. A novidade deve proporcionar maior velocidade e ampliação das possibilidades para a criação de dispositivos inteligentes, como geladeira, ar-condicionado e carros. Embora ainda não esteja disponível no Brasil, visto que o leilão da Anatel deve acontecer este ano, já é possível encontrar celulares compatíveis com a tecnologia. Assim, você se prepara para quando o 5G chegar:

Leia também:

Quer economizar nas suas compras? Crie um alerta de preço que a gente te avisa quando o produto que você deseja ficar mais barato!