Produtos e novidades em Celular e Smartphone

Conheça a bateria dobrável capaz de carregar o celular em apenas 1 minuto!

Ainda em fase de testes, bateria mostrou que faz a recarga de celular muito rápido.

Bateria celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

No dia a dia, se tem um ponto que o smartphone pode deixar a gente na mão é em relação à bateria. Dependendo do uso que você fizer do dispositivo (navegar pela internet, ver vídeos, jogar games mais pesados), a bateria do celular pode ter a duração bem reduzida.

Mas, olha só que interessante: pesquisadores americanos, da Universidade Stanford (Califórnia), desenvolveram uma bateria que faz a recarga de um celular em um minuto, somente isso! Por enquanto, a bateria é apenas um protótipo, mas já é um avanço no mundo da tecnologia, concorda? Se você ficou curioso, veja como essa bateria foi criada pelos pesquisadores:

A bateria dobrável tem dois eletrodos: em uma parte, tem alumínio para um dos eletrodos, já a outra parte ganhou espuma de grafite. Para preencher a bateria, os cientistas usaram um sal líquido.

O que chamou atenção é que, de acordo com os cientistas, essa bateria, além de recarregar muito rápido, pode ser mais barata e também mais segura do que as tradicionais baterias de lítio.

Os pesquisadores afirmaram que essa bateria dobrável pode substituir as baterias tradicionais que, dependendo da situação, podem até pegar fogo. E, com certa ousadia, até demonstraram a resistência do protótipo, mostrando que a bateria não pega fogo se for perfurada. O resultado foi este: a bateria continuou funcionando, mesmo que por pouco tempo, logo após a perfuração.

Conheça outras vantagens dessa bateria para celular

Um dos pontos que deixa essa bateria mais barata é o material usado, o alumínio. Mas, aqui, vale destacar que isso é um desafio para a tecnologia: o alumínio é visto com bons olhos, mas ainda não chegou ao mercado uma bateria com esse material capaz de derrubar as baterias de lítio e entregar para os nossos smartphones uma bateria mais resistente.

E por falar em resistência, o protótipo de bateria apresentado pelos pesquisadores americanos realmente se destaca: essa bateria dobrável consegue atingir mais de 7,5 mil recargas, sem perder qualidade. Pela quantidade, dá para perceber que tem uma duração maior que as baterias atuais, presentes nos smartphones.

Ser uma bateria dobrável também é uma vantagem, principalmente se a gente levar em conta que algumas fabricantes de celulares já começam a anunciar como podem ser os seus próximos smartphones: dispositivos flexíveis.

É claro que a gente está falando de um protótipo, em fase de testes. Para chegar a um produto final, e passar a fazer parte dos smartphones, a bateria ainda tem um longo caminho para percorrer.

Só para você ter uma ideia, alguns cientistas curtiram bastante esse protótipo, porém consideraram um desafio para a tecnologia. Para os pesquisadores, inserir íons nas folhas do grafite pode danificar o material. Isso, claro, que não vai ser bacana para a bateria. Outro ponto levado em conta foi este: quanto maior for a folha de grafite usada, mais os íons vão ficar espalhados pela bateria e podem, com isso, também ficar mais lentos.

Ainda em fase de testes, sim. No entanto, essa bateria dobrável inovou, ao mostrar ser possível recarregar o celular em apenas 1 minuto. Está aí um protótipo que chamou a nossa atenção! Agora é aguardar, para esperar o resultado de tudo isso no mundo dos smartphones, e quem sabe até de outros dispositivos.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone