Zoom indica em Celular e Smartphone

Conheça o Windows Phone 7.5

O concorrente da Microsoft para a briga dos smartphones.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Depois de muitos atrasos e percalços, a Microsoft enfim chegou ao mercado com o Windows Phone 7.5, sistema operacional para competir com celulares Android e com celulares Apple.

A gigante do mundo do software parece estar com vontade de entrar de vez nesta briga entre os smartphones e trouxe um produto bem diferente e que promete dar o que falar. A interface oferece nada mais do que a simplicidade. Fundo preto, poucas cores, ícones quadrados e grandes, assim como as fontes. O Windows Phone é extremamente elegante.

O lançamento de um sistema operacional bem eficiente como o Windows Phone era quase uma exigência, se lembrarmos que a Microsoft fechou parceria para que os celulares Nokia venham munidos com o Windows Phone. Ele pode ser encontrado em alguns bons aparelhos, como no Samsung Omnia W, que tem ótima tela de 3.7 polegadas e câmera de 5 megapixels.

A interface trabalha com o conceito de Hubs (centrais de informações), com acesso direto aos contatos, integração com o Facebook e Twitter. Ele também oferece o navegador Internet Explorer. Outra orientação do Windows Phone 7 são os Live Tiles, ícones da tela inicial que se atualizam automaticamente, como número de e-mails recebidos e informações novas. Destaque também para a presença dos serviços Microsoft, como Zune (músicas), Xbox Live (onde você tem acesso a vários jogos), pacote Office e Bing (com busca e mapas atualizados).

Outra linha de sucesso com Windows Phone vem da Nokia. Os celulares Nokia Lumia tem excelentes telas touchscreen e conectividade com 3G e Wi-Fi. Além disso, eles são compatíveis com as atualizações do Windows Phone lançadas pela Microsoft. O modelo mais robusto é o Lumia 900, que conta com câmera de 8 megapixels e vídeos em alta definição.

Uma das principais características do Windows Phone é que ele usa muito adequadamente a nuvem (arquivos salvos na internet). Fotos ou vídeos que você criar nele serão automaticamente transportadas para o SkyDrive, possibilitando que o usuário possa acessá-las a qualquer momento em seu computador. Assim como seus aplicativos. Aliás, este é um quesito no qual o Windows Phone ainda vai precisar melhorar. É compreensível que para um sistema iniciante haja ainda poucas opções, pois a Microsoft demorou muito para entrar neste mercado. Muitos aplicativos famosos ainda não possuem versão para Windows Phone. Contudo, esse é um "problema" que se resolverá em curto prazo.

A interface do Windows Phone pode incomodar um pouco. A tela inicial só comporta oito ícones, portanto, para acessar outra coisa é preciso descer, descer e descer. Entre os pontos positivos, se destacam o Outlook, que funciona muito bem, o teclado virtual é muito fácil de usar e até o Internet Explorer parece ser bem adequado.

Apesar da demora, ficou claro que a Microsoft ofereceu um sistema sólido com uma boa usabilidade e programas que muita gente já está mais do que acostumado a operar em seus computadores. Ainda são poucas opções celulares com Windows Phone, contudo, é uma ótima pedida para sair do mundo Google/Apple.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone