Zoom indica em Celular e Smartphone

Quais as diferenças entre Touch e Multitouch?

Entenda as diferenças entre as telas touchscreen.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Muita gente já deve ter percebido em alguns celulares oferecem diferentes telas sensíveis ao toque, as telas touchscreen comuns e as que possuem suporte ao sistema multitouch. E como era de se imaginar, existe uma grande diferença entre elas, inclusive no que diz respeito à qualidade da imagem em alguns casos, e é exatamente isso o que você vai descobrir aqui no Zoom.

Os celulares touchscreen necessariamente serão multitouch caso tenham telas capacitivas. Isso porque as telas capacitivas são aquelas que possuem mais sensibilidade ao toque, ou seja, você não precisa pressionar com muita força para o comando responder. Mas a capacidade multitouch não é simplesmente isso.

Grande parte dos celulares multitouch utilizam o sistema Android, ou no caso dos produtos da Apple, o iPhone e seu iOS. O fato é que ambos contam com mecanismos de detecção de gestos, que garante uma interação diferente em algumas aplicações. Um bom exemplo é o movimento de "pinch", ou pinça. Nele, você pode utilizar dois dedos ao mesmo tempo na tela, podendo dar um zoom no tamanho de fotos ou sites.

Essa é a principal capacidade das telas multitouch. Você pode realizar dois comandos ao mesmo tempo, ou seja, também é muito melhor para jogos e aplicações gráficas.

É claro que as telas touchscreen que não tem capacidade multitouch também são muito úteis. Contudo, é bem possível que em um futuro próximo todos os celulares tenham essa capacidade.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone