Imagem mostra cinco A72 de diferentes cores, sendo 4 exibidos em parte traseira e um sendo exibido frontalmente

Galaxy A71 é bom? Confira a análise da ficha técnica

Confira a análise da ficha técnica e melhores preços do Galaxy A71. Descubra se vale a pena comprar o intermediário da Samsung.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

O Galaxy A71 é um celular intermediário Samsung que costuma aparecer entre os mais vendidos do nosso site. Ele é uma busca constante dos consumidores que procuram um aparelho com boa ficha técnica e funções modernas, mas não desejam pagar os valores cobrados pelas opções premium do mercado. O modelo chegou ao Brasil em fevereiro de 2020 custando R$ 2.799, mas já pode ser encontrado bem mais barato, principalmente após o lançamento do Galaxy A72, em abril de 2021.

O A71 tem tela de alta qualidade, com tecnologia Super AMOLED e resolução Full HD+. Seu processador entrega um bom desempenho e o conjunto de câmeras quádruplas marca a versatilidade do aparelho para fotos. A cereja do bolo é a bateria de 4.500 mAh, que tem autonomia para um dia inteiro em uso moderado. Essas são apenas algumas das características do aparelho, veja abaixo a nossa análise completa do Samsung A71 e sua ficha técnica.

Antes de decidir se o Galaxy A71 é bom, vale dar uma olhada em outras opções. Nossa dica é conferir as seleções de melhores smartphones de 2021 e de aparelhos com bom custo-benefício. Se você gosta dos aparelhos da Samsung, aproveite para conhecer os melhores da marca em 2021 e os mais baratos para comprar.

Prós e contras do Galaxy A71

Prós:

  • Tela de alta qualidade
  • Câmera quádrupla versátil
  • Bom desempenho para um intermediário
  • Carregamento rápido

Contras:

  • Design em plástico

Design do A71

Imagem mostra a parte traseira de três Galaxy A71, e a parte frontal de um
Samsung A71 cores: smartphone pode ser encontrado nas cores preto, azul e cinza (Foto: Divulgação/Samsung)

Para reduzir um pouco os custos, o Galaxy A71 aposta em uma construção feita em plástico. A Samsung colocou alguns detalhes holográficos em formas geométricas na parte traseira, o que faz parecer que ele possui revestimento em vidro. As quatro câmeras são alocadas em um módulo retangular, que está se tornando padrão nos intermediários da empresa.

Além disso, o A71 tem bordas finas, que favorecem o aproveitamento da sua tela e deixam o celular com aparência moderna. Para alocar a câmera frontal, a empresa usou um pequeno furo no centro do painel, deixando-a bem discreta e dando destaque à tela. Dessa forma, o display fica mais imersivo para o usuário.

O A71 é um celular um pouco mais "esticado" por causa da sua proporção, mas o fato de ser um aparelho fino com cantos arredondados o torna confortável de segurar. Aqui no Brasil, o Samsung Galaxy A71 pode ser encontrado em três cores: azul, preto ou cinza.

Tela do A71 tem boa qualidade de imagem

Imagem mostra homem jogando basquete, atravessando molde de A71, dando ar de tela 3D
Galaxy A71 tem tela com poucas bordas (Foto: Divulgação/Samsung)

O Samsung Galaxy A71 tem uma tela grande, de 6,7 polegadas. O display tem tecnologia Super AMOLED Plus e resolução Full HD+, além de proteção Gorilla Glass 3 para evitar pequenos arranhões. Também conta com proporção de 20:9, que chega bem perto do que os especialistas chamam de "proporção de cinema", por isso o celular é um pouco mais esticado. Na prática, este formato deixa o A71 ainda mais agradável para assistir a vídeos e filmes.

O Samsung A71 também esbanja boa qualidade de imagem graças ao painel Super AMOLED, que traz boas cores, contraste bem definido e brilho forte. Ele também é mais econômico, o que ajuda no tempo de autonomia da bateria. O A71 possui tela com resolução Full HD+, então o usuário pode assistir seus vídeos preferidos em alta resolução.

Além da ótima qualidade de imagem, o Samsung Galaxy A71 também conta com leitor biométrico integrado à tela. É um recurso moderno, que dá ainda mais praticidade para o usuário e chega para ser um diferencial frente aos concorrentes.

Galaxy A71: Desempenho é satisfatório

Imagem mostra dois homens sentados em um sofá e jogando um jogo de carro no A71
Galaxy A71 também pode ser usado para jogar (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy A71 usa processador Snapdragon 730, modelo octa-core que alcança até 2,2 GHz de velocidade. Ele é uma opção intermediária, mas consegue rodar grande parte dos aplicativos da Google Play sem problemas de desempenho. O celular também pode ser usado para jogar e até conta com o modo "Game Booster", que otimiza as configurações para que o usuário tenha um bom desempenho e mais autonomia de bateria.

Além disso, o Samsung A71 tem memória RAM de 6 GB, por isso tem ótima performance no multitarefas, quando o aparelho está executando vários aplicativos simultaneamente. Seu armazenamento interno é de 128 GB, quantidade suficiente para grande parte dos usuários. Caso você precise, pode expandir esse espaço até 512 GB usando um cartão de memória microSD.

O A71 já chega de fábrica com o Android 10 instalado, além da interface One UI 2.1, que é uma customização da própria Samsung. O modelo deve receber atualização para o Android 11 em breve.

Galaxy A71 possui conjunto fotográfico versátil

Imagem mostra parte traseira do A71, com infográfico dando informações sobre cada câmera
Fotos do A71 utilizam um conjunto de quatro câmeras (Foto: Divulgação/Samsung)

A Samsung está apostando forte em conjuntos quádruplos de câmeras para os seus intermediários e o Galaxy A71 é um dos beneficiados. Ele possui sensor principal de 64 MP e foco automático, o que faz com uqe as fotos do A17 sejam cheias de detalhes. Seja em ambientes com boa iluminação ou no modo noturno, o modelo da Samsung vai conseguir entregar boas fotografias para o usuário.

Ele também tem uma câmera de 12 MP com lente ultra-wide, para o usuário tirar aquelas fotos de paisagens com ângulo mais aberto. O terceiro sensor tem 5 MP e lente macro, que serve para fotografias em que o objeto está muito próximo à lente. A última câmera também tem 5 MP, sendo usada para o efeito de profundidade e desfoque no modo retrato.

A fabricante também investiu em uma boa câmera frontal, para agradar os consumidores que amam tirar selfies. Ela tem 32 MP, recurso de HDR e consegue gravar vídeos em Full HD a 30 FPS. Por falar em gravações, a câmera traseira principal consegue gravar em até 4K a 30 FPS, ou Full HD, usando estabilização eletrônica, que vai ajuda a deixar o vídeo mais estável e com menos tremores indesejados.

Imagem mostra mãos usando A71 para firlmar um homem fazendo manobra de skete
Samsung A71: estabilização eletrônica ajuda na hora de gravar vídeos (Foto: Divulgação/Samsung)

Samsung Galaxy A71: bateria é resistente

Para completar o conjunto do Galaxy A71, a Samsung colocou uma bateria com 4.500 mAh de capacidade, cuja autonomia é de pelo menos um dia em uso moderado. A empresa ressalta que o aparelho consegue chegar a 24 horas contínuas de reprodução de vídeo, ou 16 horas de uso de internet, seja no 4G ou Wi-Fi. Além de uma boa bateria, ele também tem carregamento turbo com suporte a carregadores de até 25W.

Imagem mostra mão segurando Samsung A71, com caixa do celular ao fundo e em cima de uma mesa de madeira
Ficha técnica do A71 se destaca pelas boas especificações (Foto: Shutterstock) 

Ficha técnica do Galaxy A71

  • Tela: 6,7 polegadas com tecnologia Super AMOLED e resolução Full HD+ (1080 x 2400 pixels)
  • Processador: Snapdragon 730 octa-core de 2,2 GHz
  • Memória RAM: 6 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB (expansível com cartão microSD até 512 GB)
  • Câmeras traseiras: 64 MP (f/1.8) com foco automático + 12 MP (f/2.2) ultra-wide + 5 MP (f/2.4) macro + 5 MP (f/2.2) sensor de profundidade
  • Câmera frontal: 32 MP (f/2.2)
  • Filma em: 4K a 30 FPS
  • Bateria: 4.500 mAh com carregamento turbo de 25W
  • Reconhecimento facial: Sim
  • Proteção contra água: Não
  • Cores: preto, azul e cinza

Galaxy A71: Preço e Custo-benefício

O Galaxy A71 é o que chamamos de intermediário premium. Ele tem uma ficha técnica boa o suficiente para estar acima de grande parte dos modelos medianos do mercado, mas não chega a ser um aparelho avançado. A parte boa é que o A71 já sofreu uma boa queda de preço desde o seu lançamento e hoje pode ser encontrado por R$1.949*, o que torna a compra ainda mais atraente. O modelo tem um excelente conjunto, com tela de qualidade, quatro câmeras e desempenho ótimo para o uso do dia a dia, até mesmo em alguns jogos mais pesados.*Valores coletados em 14/09/2021

Se você ainda estiver em dúvidas sobre o Galaxy A71, e deseja pagar um pouco mais barato, nossa dica é dar uma olhada no A51. O intermediário é bem semelhante e possui um preço mais acessível. Confira nosso comparativo e veja a diferença entre os celulares Samsung.

Outra dica é conferir o A72, a versão de 2021 que ganhou melhorias em câmera, tela e bateria. O novo modelo é um pouco mais caro, mas deve oferecer melhor desempenho.

Outras boas opções são o Moto G60, que se destacou em nossos testes pela câmera de 108 MP e bateria de 6.000 mAh, e o Redmi Note 9 Pro, com 6 GB de memória RAM e câmera quádrupla de 64 MP.

Aproveite para conhecer também os melhores intermediários de 2021 e dar uma olhada na lista de celulares por faixa de preço.

Quer economizar na compra do Galaxy A71? Crie um alerta de preço que nós te avisamos quando ele estiver mais barato!

Leia também: