Galaxy S21 5G: análise, ficha técnica e preço do aparelho

Veja as características, ficha técnica e melhores preços do Galaxy S21 5G, da Samsung.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

O Galaxy S21 5G é o celular “convencional” da linha S21, indicado para os usuários que desejam algum aparelho da linha, mas não precisam dos mais avançados. O Zoom preparou uma análise completa do smartphone da Samsung para te mostrar sua ficha técnica e principais tópicos do aparelho.

Apesar de ser o modelo convencional, o Galaxy S21 usa o mesmo processador das versões mais potentes, por isso promete um desempenho excelente. O aparelho ainda tem tela de alta qualidade, câmeras que filmam até em 8K, entre outras características que o colocam como um dos melhores do mercado. Se quiser saber mais sobre o Samsung Galaxy S21 Ultra, o top de linha da marca, clique aqui! Para conhecer a fundo o Samsung Galaxy S21 Plus, leia nesse artigo!

+ Leia também: conheça os Galaxy Buds Pro, fones de ouvido TWS da Samsung

Veja abaixo a sua ficha técnica e, logo a seguir, a nossa análise completa.

  • Tela: 6,2 polegadas, Dynamic AMOLED 2X, resolução Full HD, HDR10, 120 HZ de taxa de atualização e proteção Gorilla Glass Victus
  • Processador: Exynos 2100 octa-core com até 2,9 GHz
  • GPU: Mali-G78
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmeras traseiras: 12 MP (f/1.8) com dual-pixel e estabilização óptica + 12 MP ultra-wide (f/2.2) com super estabilização + 64 MP teleobjetiva (f/2.0) com estabilização óptica e zoom de até 3x
  • Filma em: 8K a 24 FPS
  • Câmera frontal: 10 MP (f/2.2) com HDR automático
  • Filma em: 4K
  • Bateria: 4.000 mAh com suporte a carregadores turbo de 25W
  • Tem carregamento reverso e carregamento sem fio
  • Redes móveis: 4G e 5G
  • Cores: Phantom Gray (cinza), Phantom White (branco), Phanton Violet (violeta) e Phanton Pink (rosa)
  • Conexões: Wi-Fi 6 e Bluetooth 5
  • Proteção contra água: Sim, IP68
  • Peso: 171 gramas
  • Dimensões (A x L x P): 151.7 x 71.2 x 7.9 mm

Design

Design do Galaxy S21 (Foto: Divulgação/Samsung)
Design do Galaxy S21 (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy S21 é o único aparelho da linha que não possui construção em vidro. Apesar das laterais de alumínio, o chassi é feito de um plástico chamado “Glastic”, cujo visual simula o próprio vidro. A Samsung novamente apostou em um design diferente dos anteriores, com pintura lisa na traseira e uma moldura com aparência metálica que mais parece uma “armadura” para as câmeras traseiras.

Essas câmeras são alocadas de forma vertical e possuem sensores praticamente do mesmo tamanho, o que dá uniformidade no design. Na parte frontal, o aparelho tem bordas finas e usa apenas um pequeno furo para a câmera de selfies.

O Galaxy S21 pesa em torno de 171 gramas e é válido destacar que não possui entrada para fone de ouvido. Ele tem alto-falantes estéreos e assim como outros modelos da linha Galaxy S, tem certificação IP68 que oferece proteção contra água.

Tela

Tela do Galaxy S21 (Foto: Divulgação/Samsung)
Tela do Galaxy S21 (Foto: Divulgação/Samsung)

Esse é o celular com a menor tela da linha, sendo de 6,2 polegadas com 87% de aproveitamento do corpo (cinco polegadas a menos que o S21 Plus). Ela tem resolução Full HD e usa a tecnologia Dynamic AMOLED 2X, que dá cores mais vivas, um melhor contraste e brilho muito forte, podendo chegar a 1300 nits, um dos maiores do mercado. Essa tecnologia também proporciona a integração do recurso de HDR10, que deixa as cores (que já são boas) ainda melhores.

Além da proteção Gorilla Glass Victus contra arranhões, o Galaxy S21 possui 120 Hz de taxa de atualização, o que torna a mudança de imagens mais rápida, dando uma sensação mais natural e fluída.

A empresa destaca que essa taxa de atualização é adaptativa, por isso o celular faz ajustes dos valores de acordo com o que o usuário está assistindo. Os valores podem variar entre 10 Hz e 120 Hz, a depender da situação. O leitor biométrico ultra sônico está integrado à tela. Ele está quase duas vezes mais rápido e seguro que a versão presente na linha Galaxy S20.

Desempenho

O Galaxy S21 usa o processador Exynos 2100, com suporte ao 5G (Foto: Divulgação/Samsung)
O Galaxy S21 usa o processador Exynos 2100, com suporte ao 5G (Foto: Divulgação/Samsung)

O Samsung Galaxy S21 usa o novo chip de fabricação da própria empresa, o Exynos 2100. É um modelo octa-core que alcança até 2,9 GHz e oferece um desempenho até 30% melhor que a versão anterior, da linha S20. Fabricado em 5 nanômetros, esse processador também é mais econômico que seu antecessor, e pode fazer até 26 trilhões de operações por segundo.

O Exynos 2100 é um dos processadores mais rápidos do mercado, por isso o usuário vai poder rodar os apps e jogos mais pesados da Play Store sem problemas de desempenho. Para ajudar nisso o S21 oferece 8 GB de memória RAM, e pode ser encontrado em versões de 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno, sem espaço para cartão de memória para expansão.

O celular também possui o “Vault Knox” (em português, "cofre"), que guarda as informações que o usuário desejar com segurança reforçada. Também há um modo de compartilhamento privado, em que é possível enviar algum arquivo para algum grupo de pessoas. Ele expira após um tempo pré-definido.

Outro ponto positivo do Exynos 2100 é a sua compatibilidade com as redes 5G, incluindo o mmWave. O celular já chega equipado com o Android 11 de fábrica, além da ONE UI 3.1, nova interface personalizada da Samsung.

Câmeras

Câmeras do Galaxy S21 (Foto: Divulgação/Samsung)
Câmeras do Galaxy S21 (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy S21 tem conjunto triplo de câmeras. A principal tem 12 MP, abertura f/2.2, dual-pixel e estabilização óptica; a secundária tem 12 MP, lente ultra-wide e super estabilização; a terceira tem 64 MP, lente teleobjetiva e zoom óptico de até 3 vezes. Na parte frontal, os dois possuem câmera de selfie de 10 MP com abertura f/2.2 e HDR automático.

O sistema de câmera ajusta a cena automaticamente para que as fotos sejam excelentes, independente do cenário. O modo retrato foi aprimorado para fazer o recorte do objeto com mais precisão, enquanto o Space Zoom pode chegar a 30 vezes no Galaxy S21. As fotos em ambientes de baixa iluminação também devem impressionar, já que a empresa dá um grande destaque para o modo noturno do aparelho.

Modo noturno do Galaxy S21 (Foto: Divulgação/Samsung)
Modo noturno do Galaxy S21 (Foto: Divulgação/Samsung)

A câmera frontal não decepciona nas selfies e também consegue fazer o efeito do modo retrato. A empresa destaca opções de iluminação de estúdio virtual, dessa forma você consegue mudar a iluminação do fundo que foi recortado, deixando ele preto e branco e você com cores, por exemplo. Essa câmera faz filmagens em 4K.

Modo estúdio virtual, que também funciona com a câmera frontal (Foto: Divulgação/Samsung)
Modo estúdio virtual, que também funciona com a câmera frontal (Foto: Divulgação/Samsung)

Gravação de vídeos

O Galaxy S21 consegue alternar entre as câmeras quando está gravando (Foto: Divulgação/Samsung)
O Galaxy S21 consegue alternar entre as câmeras quando está gravando (Foto: Divulgação/Samsung)

O que realmente ganha foco no S21 é a gravação de vídeo. Ele consegue gravar em resolução 8K e possui uma ótima estabilização. O destaque é o modo Director’s View, que faz todas as câmeras ficarem ligadas simultaneamente, dessa forma o usuário pode alternar entre elas rapidamente durante a filmagem. Com uma miniatura da imagem delas aparecendo na tela, é possível ter a “visão de diretor” e escolher qual a melhor câmera para cada momento, já que você terá a visão das três lentes.

As filmagens ainda contam com super estabilização e o recurso de Bluetooth Mix, que permite gravar com mais de um microfone ao mesmo tempo, usando a conexão bluetooth para se conectar a um microfone externo sem fio. O modo Single Take, que já estava presente na linha S20, foi aprimorado para melhores resultados. Com esse recurso, o celular faz um pequeno vídeo e separa os melhores frames da gravação para transformar em fotos.

Bateria

O Galaxy S21 pode carregar outros dispositivos que tenham carregamento reverso (Foto: Divulgação/Samsung)
O Galaxy S21 pode carregar outros dispositivos que tenham carregamento reverso (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy 21 possui a menor bateria da linha, com 4.000 mAh de capacidade. No entanto, devido à eficiência do Exynos 2100, a Samsung garante até um dia de autonomia, mesmo com o 5G ligado.

O celular tem compatibilidade com carregadores turbo de até 25W, bem como às tecnologias de carregamento sem fio QI (de 15W) e carregamento reverso, capaz de “doar” carga para dispositivos compatíveis.

A Samsung adotou a estratégia da Apple e agora não enviará carregadores junto a linha S21. O usuário ainda recebe o cabo USB de transmissão de dados, mas terá que comprar um carregador à parte, ou usar algum que já tenha em casa. A justificativa da empresa é diminuir o impacto ecológico que a produção desse acessório causa, já que muitas pessoas já possuem o carregador em casa.

Outros recursos do Galaxy S21

Para uma conexão rápida, o Galaxy S21 está equipado com o módulo Wi-Fi 6e, que é indicado para altas taxas de download. Apesar da tecnologia precisar de roteadores compatíveis, o celular pode chegar a velocidades de download que baixam um jogo como o Fornite, por exemplo, em menos de 10 segundos.

Para aproveitar essa conexão rápida, o S21 Ultra tem suporte ao Xbox Game Pass e tecnologia de jogos na nuvem, recurso que estreou no Galaxy Note 20. Dessa forma, os usuários podem jogar seus games preferidos do Xbox e PC diretamente no celular.

O celular tem áudio estéreo de 32 bits com alta qualidade, com toda a equalização feita pela empresa AKG, que é de propriedade da Samsung. Além disso, o Galaxy S21 chega com Bluetooth 5.0, que permite o celular se conectar a até dois dispositivos simultaneamente.

Custo-benefício

Apesar de ser o modelo “convencional” da linha, o Galaxy S21 não faz feio e entrega quase todos os recursos que um consumidor busca em um celular premium. A construção em plástico é um ponto negativo, mas o aparelho compensa com um hardware potente, boa tela e conjunto de câmeras que entrega fotos e vídeos incríveis!

Custo-benefício é algo que não se pode esperar muito dos aparelhos premium da Samsung, principalmente quando eles são lançados. O Galaxy S21 custará R$ 5.999 no Brasil (com 128 GB de armazenamento e 8 GB de RAM). Nos Estados Unidos, esse smartphone Samsung está sendo vendido por US$ 799 em sua versão mais básica, cerca de R$ 4.206 em conversão direta e sem a adição de impostos. Quer saber mais sobre o evento de lançamento da Samsung, o Galaxy Unpacked 2021? Confira aqui!