Galaxy S21 Plus 5G: análise, ficha técnica e preços do aparelho

Veja a análise, ficha técnica e melhores preços para o Samsung Galaxy S21 Plus 5G

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

O Galaxy S21 Plus 5G é o celular “do meio” da linha S21 e tem configurações semelhantes às do Galaxy S21, mas traz o diferencial de ter uma tela maior, mais bateria e algumas outras peculiaridades. O Zoom preparou uma análise completa do smartphone da Samsung para te mostrar sua ficha técnica e principais tópicos do aparelho.

O Galaxy S21 tem processador potente e chega para ser um dos aparelhos mais avançados de 2021. Ele também se destaca pela tela de qualidade, câmeras que filmam até em 8K e outras características que o tornam único. Quer conhecer também o poderoso Galaxy S21 Ultra, novo top de linha da Samsung? Clique aqui!

Leia também: análise, ficha técnica e preços dos fones Galaxy Buds Pro

Veja abaixo a sua ficha técnica e, logo a seguir, a nossa análise completa.

  • Tela: 6,7 polegadas, Dynamic AMOLED 2X, resolução Full HD, HDR10, 120 HZ de taxa de atualização e proteção Gorilla Glass Victus
  • Processador: Exynos 2100 octa-core com até 2,9 GHz
  • GPU: Mali-G78
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmeras traseiras: 12 MP (f/1.8) com dual-pixel e estabilização óptica + 12 MP ultra-wide (f/2.2) com super estabilização + 64 MP teleobjetiva (f/2.0) com estabilização óptica e zoom de até 3x
  • Filma em: 8K a 24 FPS
  • Câmera frontal: 10 MP (f/2.2) com HDR automático
  • Filma em: 4K
  • Bateria: 4.800 mAh com suporte a carregadores turbo de 25W
  • Tem carregamento reverso e carregamento sem fio
  • Redes móveis: 4G e 5G
  • Cores: Phantom Gray (cinza), Phantom White (branco), Phanton Violet (violeta) e Phanton Pink (rosa)
  • Conexões: Wi-Fi 6 e Bluetooth 5
  • Proteção contra água: Sim, IP68
  • Peso: 202 gramas
  • Dimensões (A x L x P): 161.5 x 75.6 x 7.8 mm

Design

Design do Galaxy S21 Plus (Foto: Divulgação/Samsung)
Design do Galaxy S21 Plus (Foto: Divulgação/Samsung)

A Samsung novamente modificou o design da linha S, mantendo a tradição de sempre estar mudando a aparência dos seus aparelhos premium. O Galaxy S21 Ultra tem construção feita em vidro, com lateral de alumínio. Todo esse vidro é protegido pelo Gorilla Glass Victus, então o usuário não terá dor de cabeça com aqueles arranhões do dia a dia.

A parte traseira tem pintura lisa, sendo que as câmeras são colocadas verticalmente em uma moldura metálica, que está sendo chamada de “armadura” por especialistas. O celular pesa 202 gramas e é vendido em seis cores: Phantom Gray (cinza), Phantom White (branco), Phanton Violet (violeta), Phanton Pink (rosa), Phanton Gold (dourado) e Phanton Red (vermelho).

Na parte frontal, o aparelho tem bordas finas e usa apenas um pequeno furo para a câmera de selfies. O Galaxy S21 Plus possui alto-falantes estéreos e assim como outros modelos da linha Galaxy S, tem certificação IP68, que oferece proteção contra água.

Tela

Tela do Galaxy S21 Plus (Foto: Divulgação/Samsung)
Tela do Galaxy S21 Plus (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy S21 Plus possui tela de 6,7 polegadas, que não é a maior da linha, apenas por 1 polegada. Esse painel tem a tecnologia Dynamic AMOLED 2X e resolução Full HD, para imagem de alta qualidade com cores fiéis, bom contraste e um dos brilhos mais altos do mercado de celulares. Para melhorar ainda mais a imagem, o smartphone possui a tecnologia HDR10, que trabalha para deixar as cores mais vívidas.

Essa tela tem proteção Gorilla Glass Victus, que vai evitar os arranhões do dia a dia. A sua proporção é de 20:9, que a deixa mais “esticada” e melhora não só a experiência de assistir vídeos, como a ergonomia do celular. O Galaxy S21 já chega com leitor biométrico ultra sônico embutido no painel, com velocidade e segurança até 2 vezes superior à geração anterior.

A empresa destaca que essa taxa de atualização é adaptativa, por isso o celular faz ajustes dos valores de acordo com o que o usuário está assistindo. Os valores podem variar entre 48 Hz e 120 Hz, a depender da situação.

Desempenho

O Galaxy S21 Plus tem processador potente com 5G (Foto: Divulgação/Samsung)
O Galaxy S21 Plus tem processador potente com 5G (Foto: Divulgação/Samsung)

Você deve estar pensando: “um celular tão potente desse deve rodar qualquer aplicativo?". A resposta é sim! O Samsung Galaxy S21 Plus usa o processador Exynos 2100, modelo de fabricação da própria Samsung e que entrega um desempenho incrível. O chip é octa-core e alcança até 2,9 GHz, com velocidade até 20% superior à geração anterior.

Fabricado em 5 nanômetros, esse processador também é mais econômico que seu antecessor, e pode fazer até 26 trilhões de operações por segundo. O Galaxy S21 Plus tem 8 GB de memória RAM, então travamentos ou “engasgos” são improváveis de acontecer. Ele pode ser encontrado em versões de 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno, sem espaço para cartão de memória para expansão.

O Galaxy S21 Plus pode tem 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno (Foto: Divulgação/Samsung)
O Galaxy S21 Plus pode tem 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno (Foto: Divulgação/Samsung)

O celular também possui o “Vault Knox” (em português, "cofre"), que guarda as informações que o usuário desejar com segurança reforçada. Também há um modo de compartilhamento privado, em que é possível enviar algum arquivo para algum grupo de pessoas, arquivo esse que expira após um tempo pré-definido.

Outro ponto positivo do Exynos 2100 é a sua compatibilidade com as redes 5G, incluindo o mmWave. O celular já chega equipado com o Android 11 de fábrica, além da ONE UI 3.1, nova interface personalizada da Samsung.

Câmeras

Câmeras do Galaxy S21 Plus (Foto: Divulgação/Samsung)
Câmeras do Galaxy S21 Plus (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy S21 Plus tem conjunto triplo de câmeras. A principal tem 12 MP, abertura f/2.2, dual-pixel e estabilização óptica; a secundária tem 12 MP, lente ultra-wide e super estabilização; a terceira tem 64 MP, lente teleobjetiva e zoom óptico de até 3 vezes. Na parte frontal, os dois possuem câmera de selfie de 10 MP com abertura f/2.2 e HDR automático.

O sistema de câmera ajusta a cena automaticamente para que as fotos sejam excelentes, independente do cenário. O modo retrato foi aprimorado para fazer o recorte do objeto com mais precisão, enquanto o Space Zoom pode chegar a 30 vezes no Galaxy S21. As fotos em ambientes de baixa iluminação também devem impressionar, já que a empresa dá um grande destaque para o modo noturno do aparelho.

Modo noturno do Galaxy S21 Plus (Foto: Divulgação/Samsung)
Modo noturno do Galaxy S21 Plus (Foto: Divulgação/Samsung)

A câmera frontal não decepciona nas selfies e também consegue fazer o efeito do modo retrato. A empresa destaca opções de iluminação de estúdio virtual, dessa forma você consegue mudar a iluminação do fundo que foi recortado, deixando ele preto e branco e você com cores, por exemplo. Essa câmera faz filmagens em 4K.

O recurso de estúdio virtual está disponível para a câmera frontal também (Foto: Divulgação/Samsung)
O recurso de estúdio virtual está disponível para a câmera frontal também (Foto: Divulgação/Samsung)

Gravação de vídeos

O Galaxy S21 Plus pode alterar entre suas câmeras no meio da gravação (Foto: Divulgação/Samsung)
O Galaxy S21 Plus pode alterar entre suas câmeras no meio da gravação (Foto: Divulgação/Samsung)

O que realmente ganha foco no S21 é a gravação de vídeo. Ele consegue gravar em resolução 8K e possui uma ótima estabilização. O destaque é o modo Director’s View, que faz todas as câmeras ficarem ligadas simultaneamente, dessa forma o usuário pode alternar entre elas rapidamente durante a filmagem. Com uma miniatura da imagem delas aparecendo na tela, é possível ter a “visão de diretor” e escolher qual a melhor câmera para cada momento, já que você terá a visão das três lentes.

As filmagens ainda contam com super estabilização e o recurso de Bluetooth Mix, que permite gravar com mais de um microfone ao mesmo tempo, usando a conexão bluetooth para se conectar a um microfone externo sem fio. O modo Single Take, que já estava presente na linha S20, foi aprimorado para melhores resultados. Com esse recurso, o celular faz um pequeno vídeo e separa os melhores frames da gravação para transformar em fotos.

Bateria

A linha Galaxy S21 não terá carregador na caixa (Foto: Divulgação/Samsung)
A linha Galaxy S21 não terá carregador na caixa (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy S21 Plus possui bateria de 4.800 mAh de capacidade, com autonomia para até um dia completo de uso mesmo com o 5G ligado, de acordo com a Samsung. O Exynos 2100, processador do celular, ajuda bastante na economia de bateria, já que é até 30% mais eficiente que a geração anterior.

O celular tem compatibilidade com carregadores turbo de até 25W, bem como às tecnologias de carregamento sem fio QI (de 15W) e carregamento reverso, capaz de “doar” carga para dispositivos compatíveis.

A Samsung adotou a estratégia da Apple e agora não enviará carregadores junto a linha S21. O usuário ainda recebe o cabo USB de transmissão de dados, mas terá que comprar um carregador à parte, ou usar algum que já tenha em casa. A justificativa da empresa é que isso vai reduzir o impacto ecológico que a produção desse acessório causa, já que muitas pessoas já possuem o carregador em casa.

Outros recursos do Galaxy S21 Plus

O Galaxy S21 Plus poderá ser usado como chave digital de carros inteligentes (Foto: Divulgação/Samsung)
O Galaxy S21 Plus poderá ser usado como chave digital de carros inteligentes (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy S21 terá funções de integração com carros inteligentes, podendo servir de chave digital para esses veículos graças ao chip com tecnologia UWB (Ultra Wide Band). A empresa já anunciou que a Audi, BMW, Ford e Genesis foram as primeiras montadoras a fazerem parceria para que seus carros tenham compatibilidade com o Galaxy S21 Plus ou Ultra.

Para uma conexão rápida, o Galaxy S21 Plus está equipado com o módulo Wi-Fi 6e, que é indicado para altas taxas de download. Apesar de a tecnologia precisar de roteadores compatíveis, o celular pode chegar a velocidades de download que baixam um jogo como o Fornite, por exemplo, em menos de 10 segundos.

Para aproveitar essa conexão rápida o Galaxy S21 Plus tem suporte ao Xbox Game Pass e tecnologia de jogos na nuvem, recurso que estreou no Galaxy Note 20. Dessa forma, os usuários podem jogar seus games preferidos do Xbox e PC diretamente no celular.

O celular tem áudio estéreo de 32 bits com alta qualidade, com toda a equalização feita pela empresa AKG, que é de propriedade da Samsung. Além disso, o Galaxy S21 chega com Bluetooth 5.0, que permite o celular se conectar a até dois dispositivos simultaneamente.

Custo-benefício

O Galaxy S21 é um dos melhores celulares da Samsung e chega para ganhar destaque como um dos melhores smartphones do mercado, com vários recursos que justificam isso. Ele tem construção premium, processador de última geração, tela de alta qualidade e um conjunto de câmeras de cair o queixo, além de tudo isso ainda entrega algumas funções “especiais” que tornam o aparelho único.

Quem busca por um celular premium deste nível deve estar disposto a pagar um valor alto, e o preço do Galaxy S21 Plus surpreendeu (negativamente) neste ponto. Seu preço no Brasil pode chegar de R$ 6.999 até R$ 7.399 (128GB e 256GB, respectivamente. Nos Estados Unidos, está sendo vendido por US$ 999, cerca de R$ 5.264 reais em conversão direta e sem a adição de impostos. Quer saber mais sobre os lançamentos da Samsung no Galaxy Unpacked 2021? Clique aqui e confira!