Produtos e novidades em Celular e Smartphone

Google suspende parte de seus serviços para a Huawei; entenda o caso

Governo dos Estados Unidos impôs uma série de restrições a empresas chinesas e algumas delas afeta diretamente a fabrica

Celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Google anunciou o corte da licença do Android e a suspenção de alguns de seus serviços para os celulares da Huawei. Isso significa, em primeiro lugar, que os usuários desta marca não terão acesso às atualizações do Android que não estão em código aberto no Android Open Source Project (AOSP).

Além disso, os novos smartphones da Huawei podem vir sem alguns dos recursos mais populares da Google como Gmail, Docs, Duo, Agenda, Fotos, entre outros. Os aparelhos também podem deixar de ter acesso aos serviços do Google Play Store. As informações são da agência de notícias Reuters.

Leia mais: Huawei volta ao Brasil com P30 Pro e P30 Lite; preço começa em R$ 2.499

Huawei P30 ProHuawei P30 Pro é o carro-chefe da chinesa Huawei e foi lançado no Brasil em maio – Foto: Ana Marques/Zoom

A Huawei, por sua vez, garante estar desenvolvendo um sistema operacional próprio, apesar de ainda buscar soluções amistosas para o imbróglio. Atualmente, a empresa é a segunda maior vendedora de smartphones do mundo, atrás apenas da Samsung.

Denúncias de espionagem estão por trás da crise da Huawei com os Estados Unidos

Os usuários de smartphones da Huawei estão apreensivos com uma espécie de guerra comercial que vem ocorrendo entre os governos dos Estados Unidos e da China. Ainda no ano passado, agências de inteligência norte-americanas alertaram que dispositivos Huawei e da ZTE (também chinesa) poderiam estar sendo usados para fins de espionagem.

Além disso, há enormes discussões entre os governos dos dois países sobre o comércio internacional. Em outro episódio, a filha do fundadora Huawei, Meng Wanzhou foi detida no Canadá a pedido de autoridades norte-americanas.

O mais novo capítulo é a suspensão dos serviços do Google, que alega legou tomar a decisão para cumprir uma determinação do governo dos Estados Unidos.

GoogleGoogle pode suspender serviços do Android nos celulares Huawei – Foto: Reprodução/Shutterstock

Huawei nega envolvimento com espionagem e tranquiliza consumidores

A empresa chinesa negou à Reuters que seus aparelhos estejam envolvidos com espionagem e garante que, mesmo com a suspensão dos serviços Google, continuará oferecendo suporte para todos os seus dispositivos.

Após a notícia da suspenção de serviços da Google, a empresa chinesa divulgou um comunicado para tranquilizar seus clientes:

“A Huawei fez contribuições substanciais para o desenvolvimento e crescimento do Android em todo o mundo. Como um dos principais parceiros globais do Android, trabalhamos de perto com a plataforma de código aberto para desenvolver um ecossistema que beneficiou usuários e o setor.

A Huawei continuará a fornecer atualizações de segurança e serviços de pós-venda para todos os produtos existentes para smartphones e tablets Huawei e Honor, cobrindo os que foram vendidos e que ainda estão em estoque globalmente.

Continuaremos a construir um ecossistema de software seguro e sustentável, a fim de fornecer a melhor experiência para todos os usuários globalmente.”, dia a nota.

Encontre o menor preço para os celulares Huawei no Zoom:

 

Leia mais:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone