Huawei P30 Pro ultrapassa Galaxy S10 Plus e é o celular com a melhor câmera do mundo

Smartphone chinês faz a maior pontuação geral do review de câmeras do site DxOMark.

Huawei P30 Pro ultrapassa Galaxy S10 Plus e é o celular com a melhor câmera do mundo
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

O Huawei P30 Pro acabou de ser lançado no mercado global, mas já bateu o Samsung Galaxy S10 Plus em um teste de câmeras feito pelo site especializado em fotografia e vídeo DxOMark.

Com uma nota geral de 112 contra 109 do S10 Plus, o P30 é o smartphone com a melhor câmera do mundo (no caso, um conjunto de quatro câmeras).

Confira, abaixo, as tabela comparativas entre os testes do S10 Plus e o P30 Pro.

FotoGalaxy S10 PlusHuawei P30 Pro
Exposição8494
Cor8686
Autofoco79100
Textura6472
Ruído8078
Artefatos7969
Flash8099
Zoomx95
Bokeh7070
VídeoGalaxy S10 PlusHuawei P30 Pro
Exposição6485
Cor7786
Autofoco8298
Textura6858
Ruído7977
Artefatos8485
Estabilização7594

No conjunto geral, o P30 Pro é superior ao S10 Plus, mas os grandes destaques são o zoom óptico, a fusão do campo de visão, o Modo Retrato (bokeh) e a taxa de quadros variável para vídeos. A seguir, entenda melhor cada um desses pontos.

Zoom óptico de 5x com óptica dobrada

O zoom é um fator muito delicado nos smartphones. Pois quanto mais longo for o zoom, maior terá que ser o corpo do celular. Mas a Huawei conseguiu superar essa limitação sem impactar na espessura do aparelho.

A fabricante usa lentes dobradas, colocando o sensor na vertical apontado para uma lente com um eixo óptico ao longo do telefone, e também utiliza um espelho para refletir a luz recebida na lente e no sensor. Assim, ela consegue ter um zoom de 5x enquanto a maioria dos celulares só alcançam 3x.

Huawei P30 Pro

Câmera do Huawei P30 Pro chega a zoom óptico de 5x - Foto: Reprodução/DxOMark

Fusão de campo de visão

Se no zoom óptico o P30 consegue chegar a até 5x, no zoom híbrido, que é meio óptico/meio digital, esse número dobra e chega a 10x. Graças ao sistema da Huawei chamado de fusão de campo de visão, que mescla o zoom óptico com um processamento de super-resolução que junta vários quadros de RAW na tele-câmera.

Modo bokeh atualizado com super-resolução

O P30 oferece o efeito bokeh (também conhecido como Modo Retrato) com uma profundidade incomparável. A super-resolução gera uma imagem de grande comprimento focal, e em seguida ele usa dados do laser de tempo de vôo (ToF) para medir a distância até os objetos na cena e garantir um excelente efeito.

Huawei P30 Pro

Efeito Bokeh no Huawei P30 Pro - Foto: Reprodução/DxOMark

Taxas de quadros adaptáveis ​​no modo de vídeo

O smartphone da Huawei tem codificação H.264 e grava em até 60 fps. Mesmo sob luz forte as imagens são mais suaves. Já em baixa luminosidade, onde é preciso utilizar velocidades mais baixas do obturador, a câmera volta para 30fps para garantir um bom resultado.

O P30 Pro chegou com tudo e merece o título de melhor câmera mobile do mundo. Ele inovou em algumas categorias, inclusive sendo o primeiro smartphone a trazer um Zoom de até 10x. Com tudo, o Galaxy S10 ainda continua na liderança de câmera frontal com seu conjunto duplo que filma em 4K.

Com informações: DxOMark

Enquanto o Huawei P30 Pro não chega ao Brasil, confira as melhores ofertas para a versão importada do P20 Pro aqui no Zoom:

Atenção: a versão apresentada a seguir não contam com garantia/assistência da marca no Brasil.

Leia também: