Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone 4S ou HTC Ultimate: a disputa dos melhores

A lendária briga entre Microsoft e Apple, agora nos smartphones.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Na hora de escolher um novo celular, o iPhone 4S é o sonho de muita gente, mas o mercado está cheio de smartphones de ótima qualidade. O HTC Ultimate é um deles, com sua enorme tela de 4,7 polegadas e preço mais em conta, que também vem deixando muita gente atraída. Escolha já o melhor para você conferindo as principais características de cada um.

 

iPhone 4S

HTC Ultimate

Sistema Operacional

Design

Hardware

Câmera

Conectividade

Sistema Operacional

O HTC Ultimate roda o Windows Phone 7.5, sistema operacional desenvolvido pela Microsoft para smartphones. Por ser uma plataforma mais nova e presente em um menor número de aparelhos, a quantidade de aplicativos disponíveis para compra ou download gratuito é muito inferior em comparação ao iPhone 4S. Apesar disso, sua interface mais intuitiva tem sido elogiada por especialistas, ainda que o smartphone da Apple não fique muito atrás nesse quesito. O Windows Phone também acessa e utiliza a Xbox Live para seus jogos, o que pode ser uma boa vantagem se você for um dono de um Xbox 360. Além disso, os aplicativos já instalados para Word e Excel são excelentes. Mas se você adora aplicativos de todos os gostos, a App Store, loja da Apple, é imbatível.

Design

Para quem deseja um aparelho com uma tela bem grande para assistir seus vídeos, as 4,7 polegadas do HTC Ultimate são uma boa pedida (contra 3,5 do iPhone). Apesar dessa diferença, o modelo da HTC não é muito maior: ele é só 20 gramas mais pesado e apenas 0,6 mm mais grosso. Por outro lado, a resolução é inferior: 480 x 800 contra 640 x 960 do Retina Display do iPhone 4S, que deixa as imagens bem nítidas mesmo em uma tela menor.

Hardware

Entre os modelos de iPhone, o iPhone 4S tem um processador de dois núcleos, dual core, de 800 Mhz. O HTC Ultimate, por sua vez, só tem um, mas com 1,5 MHz. Logo, pode-se dizer que ambos possuem uma configuração bem parecida. No final das contas, os dois dão conta de rodar aplicativos dos mais pesados sem travamentos, além de navegaram com muita velocidade pela internet.

Câmera

Ambos os modelos contam com uma câmera traseira de 8 megapixels com capacidade para filmar em alta definição. O iPhone 4S, porém, consegue gravar em até 1080p, Full HD, de definição, enquanto o HTC Ultimate chega a no máximo 720p. A câmera frontal, usada para videoconferências e chats é superior no smartphone da HTC: 1,3 megapixel, contra a 0,3 VGA do iPhone, abaixo da média do mercado, mas que não prejudica videochamadas de curta duração.

Conectividade

Há algumas semelhanças em ambos os produtos, como o suporte à internet Wi-Fi e 3G, além de conectividade para fones de ouvido. Por outro lado, apenas o HTC Ultimate permite a entrada de cartões microSD, que lhe dão a opção de aumentar o armazenamento interno futuramente e facilita também a transferência de arquivos. No iPhone 4S, você fica restrito à quantidade já pré-determinada (há modelos com capacidades diferentes à venda). Nesse quesito vale lembrar também que a Apple depende de programas para transferir músicas para o celular, por exemplo, ao passo que o HTC você tem mais facilidade de transferência. O celular da Apple, porém, possui a impressionante tecnologia Bluetooth 4.0, mais eficiente e rápida que a 2.1, vista no aparelho da HTC.

Conclusão

O iPhone 4S possui um hardware ligeiramente superior ao HTC Ultimate, além de uma quantidade maior de aplicativos disponíveis. O Ultimate, no entanto, vence por ter uma tela grande, melhor para ver vídeos e visitar sites não otimizados para celulares. Além disso, ele é encontrado por um preço bem mais baixo. Mas vale lembrar também que o Windows Phone é um sistema novo, ou seja, a oferta de aplicativos é muito pequena, além de ser menos estável que o iOS, da Apple.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone