Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone 6S Plus ou Galaxy S6 Edge+: qual o melhor phablet?

Em uma disputa acirrada, veja qual se sai melhor em cada quesito, iPhone 6S Plus ou Galaxy S6 Edge Plus.

iPhone 6S Plus ou Galaxy S6 Edge+
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Das duas marcas líderes do mercado, Samsung e Apple, os smartphones Galaxy S6 Edge+ e iPhone 6S Plus se sobressaem como tops de linha de peso. Só de olhar para eles já dá para saber que estamos falando de aparelhos realmente premium.

Considerados phablets por terem tela muito grande, ambos entregam bom processamento, câmeras de ótima qualidade e recursos bacanas. O nome deles pode até ser parecido também, mas você sabe qual deles é melhor, iPhone 6S Plus ou Galaxy S6 Plus? Para tirar essa dúvida, comparamos os dois celulares. Confira as nossas conclusões!

 

iPhone 6S Plus

iPhone 6S Plus

Galaxy S6 Edge+

Samsung Galaxy S6 Edge+

Tela

5,5'' 1920x1080 pixels
(Full HD)

com 3D Touch

5,7'' 2560x1440 pixels
(Quad HD, ou 2K)

com bordas curvas

Processador Dual core Octa ore
Memória RAM 2GB 4GB
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Conectividade Bluetooth e NFC Bluetooth e NFC
Armazenamento 16GB, 64GB ou 128GB 32GB
Aceita cartão de memória Não Não
Câmera frontal 5MP 5MP
Câmera traseira 12MP 16MP
Filma em 4K 4K


Leia também: iPhone 6S ou Galaxy S6: um comparativo entre gigantes

Design é pessoal, mas, no quesito tela, ponto para o Galaxy S6 Edge+

De um lado, temos o iPhone 6S Plus muito bem construído em alumínio série 7.000, que é bastante resistente. Do outro, o Galaxy S6 Edge+ com bordas metálicas e, na traseira, vidro protegido com Gorilla Glass 4, assim como a tela. Os dois são bem bonitos mesmo, então, cabe aqui você escolher qual design prefere.

Mas alguns pontos a gente pode, sim, julgar. Para começar, o iPhone 6S Plus tem tela menor que o Galaxy S6 Edge Plus, mas o smartphone Samsung consegue ser menor que o da Apple, o que é um ponto positivo para o Galaxy, porque mostra que a marca conseguiu um bom aproveitamento de tela. Mais especificamente, o S6 Edge+ tem 15,4 x 7,5 x 0,6 cm, enquanto o 6S Plus conta com 15,8 x 7,7 x 0,7 cm.

Sobre a tela dos aparelhos, o Galaxy S6 Edge+ sai na frente por ter display com resolução maior, Quad HD, também conhecida como 2K, o que resulta em uma densidade de 518 pixels por polegada (ppi).

Já a tela LED com tecnologia IPS do iPhone 6S Plus tem resolução Full HD, o que representa uma densidade de 401 ppi. Isso não quer dizer que ela seja ruim, muito pelo contrário, o display do iPhone 6S Plus é muito bom. Mas se você colocar os dois smartphones lado a lado vai perceber que o display Super AMOLED do Galaxy S6 Edge+ tem realmente maior definição, é mais nítido e tem cores mais vibrantes.

Tela curva vs 3D Touch

Ainda falando sobre tela, a gente não podia deixar de fora as tecnologias trazidas pelos dois celulares. E, olha, é mais um ponto em que fica difícil dizer qual é o melhor, já que ambos apresentam funções distintas, e que podem agradar dependendo do uso que você faz do aparelho.

Começando pelo Galaxy S6 Edge Plus, que tem display que continua nas laterais do aparelho. Além de deixar o celular bem bonito, com uma "cara" futurista, essa tela nas laterais pode ser usada para você configurar cinco contatos para acessar rapidamente, cinco atalhos para aplicativos, e também para exibir informações como data, hora e notificações quando o display estiver apagado.

Samsung Galaxy S6 Edge+ tem tela curva

O iPhone 6S Plus apostou em outra novidade, o 3D Touch, como é chamado pela Apple o já conhecido Force Touch. A tecnologia reconhece a intensidade do toque na tela e, assim, dá mais opções ao usuário. Você pode, por exemplo, descansar o dedo sobre uma mensagem de e-mail para vê-la previamente, ou pressionar com mais força para ler na íntegra.

iPhone 6S Plus tem tecnologia 3D Touch

Processamento do iPhone é ligeiramente melhor por causa do iOS

Aqui, temos processadores poderosos dos dois lados, e também boas unidades de processamento gráfico (GPU). Você pode até comparar os dois e achar que o Galaxy S6 Edge+ é muito melhor porque tem 4GB de memória RAM e processador octa core, enquanto o iPhone 6S Plus é dual core e traz 2GB. Mas, na prática, não dá para avaliar o desempenho dos aparelhos somente com base nesses números.

Isso se deve, principalmente, ao fato do sistema operacional iOS e os iPhones serem desenvolvidos em conjunto. Assim, o software já é pensado para funcionar da melhor maneira possível com o hardware do aparelho.

Esse planejamento não acontece nos smartphones Samsung porque eles usam o sistema operacional desenvolvido pelo Google. E para completar, a marca ainda coloca por cima a sua interface, a TouchWiz. Tudo bem que ela já não é mais tão pesada como era antigamente, mas comparando com o iPhone 6S Plus, acaba perdendo um pouco.

Agora, não dá também para dizer que aqui temos um vencedor absoluto, já que tanto o Galaxy S6 Edge Plus quanto o iPhone 6S Plus são capazes de rodar todos os aplicativos com fluidez, inclusive aqueles jogos mais pesados.

iPhone 6S Plus ou Galaxy S6 Edge+: difícil dizer qual tem a melhor câmera

Olhando friamente os números, temos câmeras frontais de 5MP dos dois lados, vídeos em 4K, e câmera traseira de 12MP no iPhone 6S Plus e de 16MP no Galaxy S6 Edge Plus.

E então, o smartphone Samsung Galaxy é o melhor aqui? Bom, na verdade, os dois fazem fotos muito boas mesmo, mas eles têm mesmo algumas características diferentes, como a abertura, que no iPhone 6S Plus é f/2.2 e no Galaxy S6 Edge Plus é f/1.9. E, nesse caso, quanto menor o número, melhor, porque significa que o aparelho consegue captar mais luz.

O Galaxy S6 Edge+ ainda vem com flash duplo, bom para deixar as cores mais reais, e sem aquele efeito "estourado". No iPhone 6S Plus, o flash é simples.

Mas você também vai encontrar especificações bacanas nos dois, como a estabilização óptica, que evita fotos tremidas, e o HDR, para fotografar mesmo em condições ruins de luminosidade.

Na prática, o Galaxy S6 Edge+ faz fotos com cores mais vibrantes, enquanto iPhone 6S Plus tem cores mais reais. E como os dois apresentam bons resultados, o jeito é escolher como você prefere que as suas fotos fiquem.

Literalmente, uma briga entre gigantes. Qual você prefere?

Para fechar, é bom lembrar que tanto o iPhone 6S Plus quanto o Galaxy S6 Edge Plus trazem NFC, que serve, principalmente, para fazer pagamentos usando o celular como cartão de crédito, e também são equipados com Bluetooth 4.2 e leitor de digitais, ideal para só você poder desbloquear o smartphone.

Então, levando em consideração que os dois são ótimas escolhas, é hora de avaliar o que é importante para você em um celular. O Galaxy S6 Edge+, por exemplo, tem tela maior, mas não é um aparelho com dimensões maiores que o iPhone 6S Plus. Isso é bom para quem gosta de assistir a vídeos, jogar ou mesmo trabalhar com arquivos de texto em uma telona.

Além disso, o display do Samsung Galaxy S6 Edge Plus tem ótima resolução, o processador dá conta de todas as tarefas, ele faz fotos e vídeos com altíssima qualidade, e ainda é mais barato que o iPhone 6S Plus.

Já o iPhone 6S Plus é, realmente, um símbolo de status para muitos. E não só por causa do preço elevado em comparação com outros tops de linha, mas também pelo seu design impecável, seu alto desempenho, suas câmeras de qualidade e pelo sistema operacional iOS, que muita gente não abre mão.

E aí, qual smartphone top de linha você vai chamar de seu: Galaxy S6 Edge+ ou iPhone 6S Plus?

 

Agora que você já sabe as principais diferenças entre o iPhone 6S Plus e o Galaxy S6 Edge+, pesquise mais produtos no Zoom e compare os preços para comprar sempre pelo menor preço, e em uma loja confiável!


Leia também: Galaxy S6 Edge+ ou Galaxy Note 5: qual smartphone Samsung comprar?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone