Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone XR vs iPhone 8 Plus: conheça as principais diferenças entre os modelos

Descubra o que mudou do iPhone 8 Plus para o iPhone XR

iPhone XR vs iPhone 8 Plus
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Depois do iPhone X, muita gente ficou se perguntando o que a Apple iria apresentar nos modelos seguintes. Bem resposta chegou com o lançamento dos novos iPhones em 2018, que inclui a chegada do iPhone XR no Brasil, uma versão mais simples entre os três novos modelos.

Mas será que o "mais simples" desbanca o iPhone 8 Plus, versão intermediária entre o iPhone 8 e o iPhone X da geração anterior?

Montamos um comparativo para você ficar por dentro as principais diferenças entre o iPhone XR e o iPhone 8 Plus. Dá uma olhada!

Leia também: Os Melhores Aplicativos para iPhone

iPhone XRiPhone XRiPhone 8 PlusiPhone 8 Plus
Data de lançamento
Outubro de 2018 Setembro de 2017
Tamanho da Tela
Liquid Retina 6,1" Retina LCD 5,5"
Resolução da Tela
1792 x 828 pixels Full HD 1920 x 1080 pixels
Processador
A12 Bionic Hexa-core A11 Bionic Hexa-core
Memória RAM
3 GB 3 GB
Armazenamento
64 GB, 128 GB ou 256 GB 64 GB ou 256 GB
Memória expansível
Não Não
Câmera traseira
12MP (f/1.8) Dupla: 12MP (f/1.8)
Câmera frontal
7MP (f/2.2) 7MP (f/2.2)
Filma em
4K @ 60 fps 4K @ 60 fps
Bateria
Não específicada Não específicada
Dual chip
Não Não
Acesso à Internet
4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 5 e NFC 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 5 e NFC
Sistema operacional
iOS 12 iOS 12
Leitor de digitais
Não Sim
Reconhecimento Facial
Sim Não
Resistência à água e poeira
Sim (IP67) Sim (IP67)
Dimensões
150 x 75 x 8mm 158 x 78 x 7,5mm
Peso
194 g 202 g
Ver ofertas Ver ofertas

iPhone XR ganha visual mais moderno

iPhone XR Design

Só de olhar, já dá para perceber que o iPhone XR é mais parecido com o iPhone X, XS e XS Max, enquanto o iPhone 8 manteve um visual parecido com os modelos mais antigos, como o iPhone 7 e iPhone 7 Plus.

A maior diferença está na parte frontal do aparelho, que perdeu o Botão Home e ganhou o notch de tela, como indicava a tendência do iPhone X.

Apesar de ainda torcer o nariz de muita gente, o notch, aquela abinha na parte superior do visor, permite que a tela fique maior sem aumentar as dimensões do aparelho, e isso fica bem claro quando observamos as bordas super fininhas do iPhone XR.

O iPhone 8 Plus tem bordas maiores e ainda oferece navegação através do Botão Home, mas, assim como o XR, tem traseira em vidro.

Ah, os dois modelos tem proteção IP67.

Mas como fica sem o botão home?

iPhone 8 Plus Botão Home

Partindo para a parte mais prática da navegação, o iPhone XR usa o Face ID, sistema de reconhecimento facial da Apple, para desbloquear o aparelho sem o sensor de impressões digitais.

Já o acesso a outras funções são feitas através dos movimentos de tela, como abrir a área de trabalho ao deslizar a tela de cima para baixo a partir de qualquer aplicativo ou acessar o painel de controle com movimento do canto direito superior para baixo. Para falar com a Siri, é só usar comandos de voz ou o botão físico do lado direito do aparelho. Rapidinho você pega o jeito e nem lembra do Botão Home.

No iPhone 8 Plus, nenhuma novidade: o Botão Home e o leitor de impressões digitais estão lá com as mesmas funções de sempre.

Tela fica maior no iPhone XR, mas definição é melhor no iPhone 8 Plus

O iPhone XR também ganhou algumas melhorias de tela, que agora a Apple chama de Liquid Retina, e ficou maior, com 6,1" e definição de 1792 x 828 pixels e densidade de 326 dpi.

Vale reforçar que a tela do iPhone XR está longe de ser ruim, já que ela apresenta diversas tecnologias que garantem alta qualidade de imagem.

Mesmo assim, ponto para o iPhone 8 Plus, que embora menor, com 5,5", tem definição Full HD de 1920x1080 pixels e densidade de 401 dpi, que oferece mais riqueza de detalhes nas imagens exibidas.

iPhone XR tem processador mais potente

iPhone XR Processador

Como não é novidade, a Apple aproveitou os novos modelos para apresentar mais uma atualização de seu processador e sistema operacional.

O iPhone XR chega com o chip A12 Bionic e o iOS 12, que prometem melhor desempenho, otimização da bateria (já vamos chegar lá!) e otimização dos recursos de realidade aumentada e inteligência artificial em relação aos modelos anteriores.

Com chip A11 Bionic, o iPhone 8 Plus também garante ótima velocidade de trabalho, inclusive em jogos pesados, mas pode ficar um pouco atrás em tecnologias mais recentes, como em games de realidade aumentada.

Ah, o modelo sai de fábrica com sistema operacional iOS 11, mas pode ser atualizado para o iOS12.

Câmera dupla é só no iPhone 8 Plus

iPhone 8 Plus Câmera

É isso mesmo, uma das características "mais simples" do iPhone XR em relação aos contemporâneos iPhone XS e iPhone XS Max é a ausência da câmera dupla, e o modelo tem sensor único de 12MP.

Já o iPhone 8 Plus tem na câmera dupla uma de suas maiores apostas, com duas lentes de 12MP, uma teleobjetiva e uma grande angular, que também permitem ótima captura de luz ambiente, ideal para fotos noturnas e em espaço pouco iluminados e, claro, o Modo Retrato e o fundo desfocado.

Mas a abertura focal de f/1.8, excelente taxa de entrada de luz que ajuda a fazer fotos nítidas em ambientes com pouca iluminação, e os processadores de imagem com inteligência artificial do iPhone XR garantem ótimas fotos com cores, brilho e contrastes bem definidos e até efeitos como o Modo Retrato e fundo desfocado.

No fim das contas, a diferença entre as fotos feitas por cada modelo é bem sutil, e ambos garantem excelente qualidade e todos os efeitos do processador de imagem da Apple, inclusive nas câmeras frontais de 7MP das duas versões.

Quer dizer, quase todos. Possíveis através do reconhecimento facial da câmera frontal do iPhone XR, os divertidos Animojis e Emojis, que reproduzem as expressões faciais em emojis animados, só estão disponíveis no modelo mais novo da Apple.

A bateria do iPhone XR é melhor?

Segundo a Apple, sim! A marca não costuma divulgar a capacidade exata de suas baterias, mas foca bem no melhor aproveitamento energético a cada nova geração de processadores e sistema operacional.

Com o A12 Bionic e o iOS 12 não foi diferente, e na divulgação do iPhone XR, a marca afirmou que o novo modelo ganha até 90 minutos de funcionamento em relação ao iPhone 8 Plus.

iPhone XR ganha mais opções de cores e armazenamento

Seguindo uma linha que não era vista desde o iPhone 5C, aquele com traseira em plástico e preços bem mais em conta, a Apple oferece várias opções de cores no iPhone XR: preto, branco, azul, vermelha, amarelo e coral. E são três opções de capacidade de armazenamento, com 64GB, 128GB ou 256GB.

Com alternativas mais restritas, o iPhone 8 Plus pode ser encontrado com armazenamento de 64GB ou 256GB, sem a versão intermediária de 128GB, e nas cores cinza (Space Gray), prata, dourado e vermelho.

Mas então, vale a pena investir no iPhone XR ou no iPhone 8 Plus?

Vale considerar que, mesmo de gerações próximas, o iPhone XR foi lançado depois do iPhone 8 Plus, e apresenta algumas inovações bem interessantes, como processador ainda mais potente e versão atualizada do iOS.

O iPhone XR também marca um caminho diferente dos modelos mais antigos da Apple, o que parece confirmar a tendência de visual e funções apresentadas pelo iPhone X, como a tela com notch e a ausência do botão Home. Uma boa opção para quem já quer embarcar nas novidades da nova geração dos iPhones.

Por outro lado, o iPhone 8 Plus tem a vantagem da câmera dupla e da tela de maior definição. Mas, sinceramente, o processamento de imagens do iPhone XR não decepciona em nenhum desses pontos.

É claro que o iPhone 8 Plus ainda aparece como um dos melhores smartphones tops de linha no Brasil, e uma boa alternativa para quem prefere algumas características mais clássicas que deixaram a marca famosa.

De qualquer forma, o certo é que você vai ter excelente desempenho em, basicamente, qualquer tarefa, desde rodar jogos e aplicativos mais pesados, até exibir filmes com excelente qualidade de imagem e, claro, fazer fotos realmente muito boas.

Compare os melhores preços do iPhone XR e iPhone 8 Plus:

 

 

 



Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone