iPhone XR vs iPhone 8: veja 5 diferenças entre os dois iPhones

Selecionamos as principais mudanças do iPhone 8 para o novo iPhone XR.

iPhone XR vs iPhone 8: veja 5 diferenças entre os dois iPhones
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

A Apple lançou sua nova linha de iPhones em 2018, e um dos modelos mais interessantes desta geração é o iPhone XR, o mais barato dos três novos aparelhos. Mas como ele se compara com o iPhone 8, o iPhone mais em conta da geração anterior?

Para você que está curioso para saber as novidades dos novos iPhones ou está pensando em trocar seu celular por um novo, vamos mostrar as principais diferenças entre os dois modelos para te ajudar a entender se o iPhone XR vale a pena. Confere aí!

a partir de:R$ 3.410,55

a partir de:R$ 2.956,98

Data de lançamento
Outubro de 2018
Setembro de 2017
Tamanho da Tela
6.1" Liquid Retina
4,7" Retina
Resolução da Tela
LCD (1792 x 828 pixels)
LCD (1334x750 pixels)
Processador
Hexa-Core (A12 Bionic) com processador neural
Hexa-Core (A11 Bionic) com processador neural
Memória RAM
3 GB (não confirmado)
2 GB
Armazenamento
64GB, 128GB ou 256GB
64GB ou 256GB
Memória expansível
Não
Não
Câmera traseira
12MP (abertura de f/1.8) com estabilização óptica
12MP (abertura de f/1.8) com estabilização óptica
Câmera frontal
7MP (abertura de f/2.2)
7MP (abertura de f/2.2)
Filma em
4K (60FPS)
4K (40FPS)
Bateria
Não especificada
2.675 mAh
Dual chip
Não
Não
Acesso à Internet
4G, 3G e Wi-Fi
4G, 3G e Wi-Fi
Sistema operacional
iOS 12
iOS 11
Leitor de digitais
Não
Sim
Reconhecimento Facial
Sim
Não
Resistência à água e poeira
Sim (IP67)
Sim (IP67)
Ofertas
Ver preçosVer preços

1. O iPhone XR vem com o design renovado e quase sem bordas

Uma das principais mudanças da nova geração de iPhones é o design. Os três novos modelos ostentam uma estrutura de metal com vidro na traseira e tela quase sem bordas com entalhe na parte superior, com visual semelhante ao do iPhone X.

Essa foi uma evolução significativa em relação ao iPhone 8, que manteve o design praticamente igual ao iPhone 6S e iPhone 7. Sem as bordas e o botão Home dos modelos anteriores, o iPhone XR usa o FaceID, sistema de reconhecimento facial 3D para o desbloqueio do celular.

Vale mencionar que tanto o iPhone XR quanto o iPhone 8 têm proteção IP67 contra água e poeira.

Design do iPhone XR

2. A tela do iPhone XR está maior, mas ainda é LCD

O novo modelo também ganhou mudanças consideráveis no display. Com o melhor aproveitamento da parte frontal do aparelho, o iPhone XR conta com uma tela bem maior, de 6.1 polegadas (1.794 x 828 pixels), contra a tela de apenas 4.7 polegadas (1.334 x 750 pixels) do iPhone 8.

A qualidade de imagem, no entanto, deve permanecer a mesma, já que o iPhone XR e o iPhone 8 reproduzem imagens com a mesma densidade de pixels (326 ppi) e usam telas de LCD, menos avançadas que as telas de OLED do iPhone XS.

O iPhone XR também deixou de fora o 3D Touch, que muda o comportamento dos apps de acordo com a pressão aplicada na tela. A função será substituída por novos gestos.

3. Novo processador e mais autonomia de bateria

Outra mudança significativa no iPhone XR é no hardware do aparelho. Em relação ao modelo anterior, o novo processador hexa-core A12 Bionic ganhou uma nova arquitetura que garante até 15% mais desempenho em aplicativos mais exigentes, e 50% mais eficiência para tarefas em segundo plano, o que deve reduzir o consumo de energia.

Processador A12 Bionic

Para rodar aplicativos de realidade aumentada os games mais recentes, o iPhone XR vem equipado com uma unidade de vídeo mais potente e um processador neural atualizado, com oito núcleos dedicados para inteligência artificial.

A Apple não divulgou a capacidade de bateria exata dos novos modelos, mas a fabricante afirma que a bateria do iPhone XR deve durar 90 minutos a mais em relação ao iPhone 8 Plus.

4. Câmeras: melhorias no pós-processamento de imagens são o destaque

Apesar de contar com especificações semelhantes às do iPhone 8 no papel, mantendo a câmera traseira de 12MP (f/1.8) e frontal de 7MP (f/2.2), os sensores do iPhone XR ganharam novas funções.

Em primeiro lugar, o processador de imagens ficou mais rápido, e é capaz de fazer uma foto final a partir da combinação de fotos superexpostas e subexpostas para fazer o smart HDR, com cores e brilho mais fiéis.

O sensor também passou a trabalhar com pixels de 1.4μm, que tem maior capacidade de absorver luz. E com a ajuda do processador neural e do sensor de profundidade, o iPhone XR agora consegue usar inteligência artificial para fazer um efeito bokeh (ou "Retrato") tanto na câmera traseira quanto na frontal.

Ah! Não podemos esquecer dos Animojis e dos Memojis, que permitem que você mande mensagens animadas com o sensor do FaceID, e também marcam presença no iPhone XR.

5. iPhone XR conta com mais opções de cores armazenamento

Por último, o iPhone XR será vendido em mais opções de armazenamento que o antecessor: a partir de outubro, começam a chegar ao mercado as versões de 64GB, 128GB ou 256GB. Já o iPhone 8 tem apenas versões de 64GB e 256GB.

Cores do iPhone XR

Os dois aparelhos também têm diferentes opções de cores: no iPhone XR, estão disponíveis as cores branca, preta, azul, amarela, coral e vermelha, enquanto o iPhone 8 pode ser encontrado nas cores Space Gray, prata, dourado e vermelho.

Veredito: o iPhone XR vale a pena?

Ainda é muito cedo para afirmar, mas a expectativa é alta. Nos Estados Unidos, o iPhone XR foi anunciado por 749 dólares, bem mais em conta do que os outros membros da nova linha de iPhones, mas ainda não há um preço oficial no Brasil.

O bacana é que depois de vários anos com poucas mudanças, a Apple finalmente trouxe para o seu celular mais "barato" um design que deu muito certo. Por isso, se você está em dúvida entre comprar um iPhone 8 ou esperar pelo lançamento do iPhone XR aqui no Brasil, esperar um pouco mais pode valer a pena.

Veja preços do iPhone 8 e do iPhone XR:

Leia também: