Logo Buscapé
Logo Buscapé

Em 12 de setembro de 2018, a Apple anunciava o lançamento do iPhone XS, e o que muita gente se perguntou, à época, é: qual a diferença de inovação entre o iPhone X vs iPhone XS? O que o segundo traria de inovador em relação ao iPhone X, já que ambos têm tela Super Retina HD OLED de 5,8 polegadas, câmera dupla traseira e até mesmo dimensões idênticas?

De cara, a gente ressalta que a ficha técnica do iPhone XS, apesar de defasada se comparada aos celulares mais atuais, vem com seis incrementos melhores que o iPhone X, como o processador A12 Bionic com foco em realidade aumentada e a bateria de maior duração.

Mas será que isso é suficiente para trocar o iPhone X pelo iPhone XS? E o preço em 2023, será que compensa? Mesmo ambos estando há seis e cinco anos no mercado, respectivamente, será que compensa ter um aparelho mais atualizado?

É o que veremos a seguir em nosso comparativo sobre quem leva a melhor entre iPhone X vs iPhone XS.

Câmera dupla com sensor e Modo Retrato aprimorados

Em um primeiro olhar pela ficha técnica entre o iPhone X vs iPhone XS, você pode não perceber, mas a câmera do iPhone XS recebeu melhorias significativas.

Na parte de trás, há uma lente grande angular de 12 MP (f/1.8) e uma teleobjetiva de 12 MP (f/2.4), assim como no iPhone X. Já para selfies, os dois trazem câmera frontal de 7 MP (f/2.2).

iPhone X vs iPhone XS: O segundo foi lançado com melhorias significativas em relação ao iPhone X (Foto: Reprodução/ Apple)

O sensor do iPhone XS, porém, é maior do que o do modelo anterior, o que permite que as fotos tiradas no novo smartphone sejam menos suscetíveis a ruídos.

Com pixels maiores, o iPhone XS também tem melhor aproveitamento de luz e deve entregar resultados melhores em ambientes com pouca iluminação.

A Apple também investiu mais no HDR, tirando proveito da capacidade de processamento do chip A12 Bionic. A câmera do iPhone XS registra ainda mais quadros quando você pressiona o botão de obturador.

Assim, ela tem mais amostras da imagem para combinar e entregar a foto final com os melhores níveis de detalhes, saturação e exposição possíveis.

No duelo entre iPhone X vs iPhone XS, o iPhone XS tem sensor maior que o X (Foto: Reprodução/Apple)

Outro destaque no duelo entre iPhone X vs iPhone XS é o Modo Retrato, que foi introduzido pela Maçã em 2016, junto com o iPhone 7 Plus, e chegou em 2018 com a promessa de uma grande evolução. A fabricante otimizou esse recurso, que permite um desfoque mais suave e natural.

No iPhone XS, você pode definir a intensidade de desfoque em seus retratos – algo que a Samsung já fazia em seus celulares.

iPhone XS supera processador do iPhone X com o chip A12 Bionic

O chip A12 Bionic trouxe uma melhoria na experiência com jogos gráficos mais complexos. Isso porque ele tem uma capacidade de processamento gráfico 50% maior do que o A11 Bionic presente no iPhone X.

Entretanto, cabe ressaltar que a Apple já está na 16ª geração do seu chip, em vias de lançar a 1ª.

Entretanto, o A12 Bionic possui velocidade 15% superior à do A11, sendo 40% mais eficiente. Ele também é um chip com suporte a realidade aumentada – recurso bastante explorado pela Apple na nova geração de iPhones.

O Chip A12 Bionic, presente no XS, é melhor que o do iPhone X, mas já não é o melhor do mercado (Foto: Reprodução/Apple)

iPhone XS tem bateria com maior duração que o iPhone X

O iPhone XS vem com maior capacidade de carga do que o iPhone X. Isso porque a otimização do processador em conjunto com o iOS 12 faz com que a duração de bateria aumente no iPhone XS.

A Apple garante 30 minutos de duração a mais no iPhone XS. O iPhone X tem duração de até 13 horas de bateria na reprodução de vídeos, enquanto o XS tem 14 horas.

Há ainda a recarga de 50% da bateria em 30 minutos no iPhone XS.

iPhone XS tem mais espaço para arquivos

O iPhone XS foi lançado em três versões de armazenamento, sendo uma delas de 512 GB, o que significa que você pode armazenar muito mais conteúdo no smartphone sem grandes preocupações com memória lotada.

No iPhone X, a maior capacidade era de 256 GB. Vale lembrar que iPhones não têm entrada para cartão microSD, logo, ninguém leva a melhor nessa entre o iPhone X vs iPhone XS.

Face ID ficou mais rápido no iPhone XS

A tecnologia de reconhecimento facial era uma das novidades quando o iPhone X foi lançado (Foto: Reprodução/Apple)

A tecnologia de reconhecimento facial da Apple já era bastante avançada na época do lançamento do iPhone X, mas ela recebeu atualizações em seus algoritmos, se tornando ainda mais rápida.

Ela também se tornou mais segura no iPhone XS. Vale lembrar que em 2017, o Face ID do iPhone X passou por alguns problemas ao identificar pessoas muito parecidas, permitindo que outras pessoas da mesma família desbloqueassem o celular.

iPhone X vs iphone XS: iPhone XS tem mais resistência à água

O iPhone XS te dá ainda mais segurança para usar o celular em áreas com piscina, na praia, ou mesmo quando está chovendo.

A proteção contra água e poeira aumentou (antes era IP67 e agora é IP68, o que garante que ele resista à submersão em até 1,5 metro de água por 30 minutos).

Proteção contra água do iPhone XS é a IP68, mais resistente que a IP67 do iPhone X (Foto: Reprodução/Apple)

iPhone XS: ficha técnica

  • Tela: 5,8 polegadas, com resolução Full HD+, HDR 10 e True Tone
  • Tecnologia da tela: Super Retina OLED
  • Processador: Apple A12 Bionic hexa-core
  • Memória RAM: 4 GB
  • Memória interna: 64 GB ou 256 GB expansível
  • Câmeras traseiras: 12 MP + 12 MP (teleobjetiva zoom óptico de 2x)
  • Câmera frontal: 7 MP
  • Bateria: Até 14 horas de autonomia em multímidia
  • Tem carregamento turbo e carregamento sem fio
  • Reconhecimento facial Face ID
  • Possui proteção contra água IP68

iPhone X: ficha técnica

  • Tela Super Retina HD de 5.8" com tecnologia OLED
  • Chipset A11 Bionic 64 bits
  • Armazenamento de 64Gb e 256GB
  • 4G, 3G, Wi-Fi e NFC
  • Câmera traseira dupla com resolução de 12MP (abertura f/1.8 e f/2.4)
  • Filma em 4K
  • Câmera frontal de 7MP
  • Alto-falantes estéreo
  • FaceID
  • 3D Touch
  • Resistente à água e poeira com certificação IP67
  • iOS 11

E aí, os iPhone X vs iphone XS ainda valem a pena?

Apesar de possuírem uma ficha técnica boa, a resposta para essa pergunta é: não. Isso porque os dois celulares foram lançados há mais de cinco anos e hoje já temos celulares melhores, com uma boa ficha técnica e com bom custo-benefício, como o iPhone 11, iPhone 12 e iPhone SE 3, lançado em 2022.

Outro ponto importante entre o iPhone X vs iPhone XS, e que vale ressaltar, é que a Apple lançou no fim do ano passado o seu novo sistema operacional, o iOS 16.

Isso quer dizer que esse sistema operacional só atualizará até o iPhone 8, ou seja, em breve, o sistema operacional pode não ser mais aceito tanto no iPhone XS quanto no iPhone X, reduzindo o tempo de vida de ambos.

Isso quer dizer que recursos importantes, como desempenho, bateria e até a segurança do aparelho poderão ficar comprometidas se o celular não estiver atualizado.

Agora, se você ainda prefere adquirir o iPhone XS ou o iPhone X, a melhor opção é o iPhone XS, já que ele traz recursos melhores, como duração de bateria e, de quebra, possui um processador melhor que o antecessor.

Ferramentas do Buscapé

Agora que você já viu as seis principais diferenças entre iPhone X vs iPhone XS, que tal comprar o seu preferido aqui no Buscapé?

É muito fácil. E sabe o que é melhor? Você sabia que pode ganhar dinheiro de volta com suas compras no Buscapé?

Com o nosso cashback, você recebe de volta parte do que gasta aqui no site. Veja só como funciona:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!