iPhone XS vs iPhone XR: veja 5 diferenças entre os celulares da Apple

Câmeras, tela, bateria e mais! Saiba tudo o que muda entre os lançamentos da Apple.

iPhone XS vs iPhone XR: veja 5 diferenças entre os celulares da Apple
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

A Apple apresentou o iPhone XS e o iPhone XR durante o lançamento da sua nova linha de smartphones. Com grande diferença de preço, sendo o XR o mais barato, é comum que dúvidas sobre a ficha técnica comecem a surgir.

Pensando nisso, nós, aqui no Zoom, preparamos um comparativo que mostra as principais diferenças em termos de tela, câmeras e design. Dá uma olhada!

Leia também: Saiba os 10 Melhores Modelos de iPhone para Comprar

a partir de:R$ 3.324,05

a partir de:R$ 4.899,90

Tela
5,8" Super Retina HD (2436 x 1125 pixels) OLED
6,1” Liquid Retina HD (1792 x 828 pixels) LCD
Processador
A12 Bionic
A12 Bionic
Memória RAM
Não informado pela fabricante
Não informado pela fabricante
Armazenamento
64 GB, 256 GB, 512 GB
64 GB, 128 GB, 256 GB
Aceita cartão de memória
Não
Não
Conectividade
4G, 3G e Wi-Fi
4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip
Sim (e-SIM e Nano SIM)
Sim (e-SIM e Nano SIM)
Leitor de impressão digital
Não
Não
Reconhecimento facial
Sim
Sim
Resistência à água e poeira
IP68
IP67
Câmera traseira
12 MP + 12 MP (f/1.8 e f/2.4)
12 MP (abertura focal de f/1.8)
Câmera frontal
7 MP (f/2.2)
7 MP (f/2.2)
Filma em
4K (60fps)
4K (60fps)
Duração da bateria
Até 12 horas com uso de internet
Até 15 horas com uso de internet
Dimensões
143,6 x 70,9 x 7,7 mm
150,9 x 75,7 x 8,3 mm
Peso
177 g
194 g
Sistema operacional
iOS 12
iOS 12
Ofertas
Ver preçosVer preços

1. A tela do iPhone XS é mais econômica

Seguindo o legado do iPhone 8, o iPhone XR traz display de 6,1” LCD, uma tecnologia que acaba consumindo mais energia do que o OLED encontrado no painel de 5,8” do iPhone XS.

Além de poupar mais energia, as telas OLED têm cores mais vibrantes. O iPhone XS ainda tem resolução maior, oferecendo maior riqueza de detalhes nas imagens do que o iPhone XR.

iPhone XS tela

Vale ressaltar que os dois celulares têm display com formato 19,5:9, bordas mínimas e o polêmico notch (aquele recorte que envolve os sensores frontais do aparelho). A ideia desse tipo de tela é proporcionar maior imersão para assistir ao conteúdo audiovisual no smartphone.

2. O iPhone XS tem câmera dupla

Com uma lente grande angular de 12 MP (f/1.8) e uma teleobjetiva (f/2.4), o iPhone XS promete fotos, a câmera principal do iPhone XS é capaz de fazer fotos com zoom óptico de 2x, diferentemente do iPhone XR que tem apenas uma câmera traseira com 12 MP (f/1.8).

No resto das configurações, porém, eles devem entregar o mesmo desempenho. Para selfies, ambos trazem 7 MP (f/2.2), além disso, contam com melhorias no Modo Retrato (controle de desfoque e um efeito mais natural) e no HDR (registrando mais quadros ao bater uma foto para combinar os melhores resultados).

iPhone XS câmera dupla

Ah, e a gravação de vídeo também é a mesma nos dois aparelhos: 4K a 60 quadros por segundo (fps), com exceção do zoom óptico presente apenas no iPhone XS.

3. O iPhone XR tem mais opções de cores, mas é menos resistente à água

Para quem gosta de imprimir sua personalidade no smartphone, a Apple lançou o iPhone XR em seis opções de cores: vermelho, amarelo, branco, coral, preto e azul.

O revestimento, porém, é menos resistente à água e poeira (IP67, que aguenta submersão em 1 metro por até 30 minutos).

iPhone XR cores

O iPhone XS, por sua vez, vem nos tradicionais dourado, cinza-espacial e prateado, e tem certificação IP68 (1,5 metro por até 30 minutos).

4. O iPhone XR promete maior duração de bateria

Durante o lançamento, o iPhone XR foi a grande estrela no que diz respeito à bateria. Segundo a Apple, ele aguenta até 1 hora e meia a mais do que o iPhone 8 Plus, enquanto o iPhone XS tem 30 minutos de vantagem em relação ao iPhone X.

A estimativa da marca é que o iPhone XR dure até 15 horas com o uso de internet, e o iPhone XS 12 horas, nas mesmas condições.

5. O iPhone XS tem mais espaço para arquivos

O iPhone XS é vendido em três modelos de armazenamento: 64 GB, 256 GB e 512 GB, sendo essa última versão ideal para quem costuma acumular muitos vídeos, fotos e demais arquivos no celular.

Já o iPhone XR chega com 64 GB, 128 GB ou 256 GB – vale lembrar que nenhum dos dois modelos tem entrada para cartão microSD, então é arriscado comprar um celular com pouca capacidade de memória interna.

iPhone XS vs iPhone XR: qual celular comprar?

O iPhone XS é definitivamente o modelo mais interessante entre os dois. Ele tem uma tela OLED, versão com mais espaço para guardar vídeos, fotos e outros arquivos, além de trazer a câmera dupla, que virou febre na indústria de celulares. O único “porém” fica em relação ao preço, que é bem mais alto.

O iPhone XR, por sua vez, não chega a decepcionar, mas deve ser uma opção para quem visa economizar e não é tão ligado em novidades e tendências de mercado. Além disso, um pouco mais de bateria nunca é demais, certo?

Confira as melhores ofertas do iPhone XS e iPhone XR no Zoom:

Leia também: iPhone XS vs iPhone X: veja 6 novidades do lançamento da Apple