Samsung anuncia Galaxy S10 Lite e Galaxy Note 10 Lite; saiba ficha técnica

Lançamentos de 2020 são versões mais baratas dos smartphones top de linha de 2019.

Samsung anuncia Galaxy S10 Lite e Galaxy Note 10 Lite; saiba ficha técnica
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

A Samsung não perdeu tempo em 2020 e já fez o anúncio de dois novos smartphones: o Galaxy S10 Lite e Galaxy Note 10 Lite. As novidades de ano novo têm as configurações certas para os consumidores que desejam aproveitar alguns dos recursos mais bacanas dos top de linha da marca em 2019 – o Galaxy S10 e o Galaxy Note 10 – sem gastar tanto.

Entre as principais características destas novidades estão o sistema operacional Android 10, o design moderno (bem parecido com o do intermediário Galaxy A51), processadores potentes e a permanência da caneta S Pen para o Note 10 Lite.

Se em 2019 você paquerou o Galaxy S10 ou o Galaxy Note 10, mas o seu orçamento não permitiu que o namoro fosse para frente, chegou a hora de conhecer melhor estes dois novos smartphones. Vamos lá?

Leia também: Samsung Galaxy S11: saiba rumores sobre data de lançamento, preço e mais

Tela de intermediário premium; bateria e desempenho poderosos

Apesar da chegada dos novos celulares já ter sido oficializada, a Samsung ainda guardou algumas informações que só devem ser reveladas na CES 2020, que ocorre esta semana em Las Vegas. Uma delas é o preço dos aparelhos, que serão mais baixos que os antecessores, dadas as fichas técnicas um pouco menos robustas.

Os dois celulares têm tela Super AMOLED de 6,7 polegadas e resolução Full HD+, com um entalhe para alocar a câmera de selfies. A bateria é de 4.500 mAh.

Galaxy S10 Lite Tela

Imagem: Tela do Galaxy S10 Lite com notch centralizado. Créditos: Divulgação/Samsung

Outra similaridade entre o Galaxy S10 Lite e Galaxy Note 10 Lite são as duas opções de memória RAM: 6 GB e 8 GB. Já para o armazenamento interno há apenas a opção de 128 GB, com a possibilidade de expansão para até 1 TB com um cartão microSD.

Podemos esperar também fluidez em navegação, já que os novos aparelhos contam com processadores poderosos. Enquanto o Galaxy S10 Lite traz o Qualcomm Snapdragon 855, o Note 10 utiliza o Exynos 8895, desenvolvido pela Samsung, dois dos chips mais velozes e eficientes de 2019.

Câmeras para todos os gostos e caneta S Pen para facilitar a vida

Galaxy S10 Lite câmera

Imagem: Câmera tripla do Galaxy S10 Lite. Créditos: Divulgação/Samsung

O Galaxy S10 Lite tem câmera tripla, com sensor principal de 48 MP (f/2.0) e o novo sistema de estabilização óptica Super Steady, para evitar imagens com trepidações. A câmera secundária tem lente ultra-wide com sensor de 12 MP (f/2.2), e ainda há um terceiro sensor de 5 MP (f/2.4) para profundidade e modo macro.

O Galaxy Note 10 Lite também tem câmera tripla traseira. No entanto, são três sensores de 12 MP. O principal tem abertura focal f/1.7 e estabilização óptica (OIA), e os demais acompanham lentes teleobjetiva (f/2.4) (OIS) e ultra-wide (f/2.2).

Para selfies, ambos os smartphones contam com sensor frontal de 32 MP, com abertura de lente f/2.2. Apesar da maior quantidade de megapixels em comparação aos modelos convencionais S10 e Note 10, os sensores presentes nas versões “Lite” tem pixels menores, o que reduz a capacidade de absorção de luz. Desse modo, espera-se que que o resultado das fotos desses smartphones em ambientes escuros tenham qualidade inferior ao das feitas com os S10 e Note 10 tradicionais.

S Pen Galaxy Note 10 Lite

Imagem: A caneta S Pen está presente no Galaxy Note 10 Lite. Créditos: Divulgação/Samsung

A caneta S Pen, característica principal da linha Galaxy Note também está presente. Ela permite ao usuário navegar em apresentações, controlar conteúdo do vídeo e tirar fotos. Ainda há suporte para o aplicativo Samsung Notes, que torna o ato de fazer anotações bem mais rápido.

Design e cores

O Galaxy S10 Lite terá as cores Prism White (branco), Prism Black (preto) e Prism Blue (azul). Opções não faltam também para o Galaxy Note 10 Lite, que poderá ser encontrado nas cores Aura Glow, Aura Black (preto) e Aura Red (vermelho).

Preço e disponibilidade

Por enquanto, não há notícia sobre quando estes novos celulares desembarcam no Brasil, mas baseado na estratégia adotada pela Samsung com aparelhos anteriores, é possível que o lançamento por aqui seja feito pouco depois da estreia no mercado dos Estados Unidos, ainda em janeiro.

Vale lembrar que o Galaxy S11 (ou S20) e a próxima geração do Galaxy Fold já têm data de lançamento marcada para 11 de fevereiro nos EUA.

Encontre as melhores ofertas para celulares Samsung no Zoom:

Leia também: