Samsung Galaxy A01 chega ao Brasil; saiba preço e ficha técnica

Celular tem especificações de entrada e é indicado para uso básico.

Ana MarquesEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

A Samsung anunciou, na última terça-feira (07), o lançamento do Galaxy A01 no Brasil. O celular chega como mais uma opção da fabricante para o segmento de entrada – isto é, indicado para usuários pouco exigentes, que buscam um smartphone para tarefas simples do dia a dia, como navegação em redes sociais e troca de mensagens no WhatsApp. O preço sugerido é de R$ 1.099.

O principal destaque da ficha técnica é a câmera dupla traseira, que permite ao usuário tirar fotos com o fundo desfocado (Modo Retrato). A seguir, veja mais informações sobre o Galaxy A01.

Leia também: Os Melhores Celulares 'Custo-Benefício' no Brasil

Tela e design

O Galaxy A01 tem tela de 5,7 polegadas – tamanho relativamente pequeno em relação aos lançamentos mais recentes, que têm painéis com mais de 6 polegadas. A resolução é HD+, o que está em conformidade com outros modelos da categoria, mas acaba pecando em nitidez diante de modelos Full HD+. Se você busca um smartphone para assistir a filmes e séries, esse não é exatamente o melhor telefone disponível no mercado, especialmente pelo preço de lançamento.

A câmera frontal fica alojada em um recorte (notch) em formato de gota, centralizado na parte superior do celular.

Galaxy A01 tem entalhe em formato de gota e tela de 5,7 polegadas. (Imagem: Divulgação/Samsung)

Câmeras

Com duas lentes na traseira, o Galaxy A01 traz um sensor principal de 13 megapixels, para capturar mais detalhes, enquanto o secundário (2 MP) faz o mapeamento de profundidade para desfocar o fundo da imagem no Modo Retrato.

As aberturas são de f/2.2 e f/2.4, respectivamente, o que indica que esses não são bons celulares para fotos no escuro ou à noite. O resultado promete ser bacana durante a luz do dia ou em ambientes muito bem iluminados artificialmente.

Na câmera frontal, são 5 megapixels, com abertura de lente f/2.2. Na prática, você tem à sua disposição uma câmera para registros mais básicos, sem grandes pretensões. A fabricante afirma, no entanto, que o Modo Retrato também está disponível para as selfies, o que é um ponto positivo para quem curte postar esse tipo de foto nas redes.

Galaxy A01 tem modelos em três cores: preto, azul e vermelho. (Imagem: Divulgação/Samsung)

Processador e memória

O processador do Galaxy A01 é o Snapdragon 439, da Qualcomm, um octa-core com velocidade máxima de 1,95 GHz. O chip trabalha em conjunto com memória RAM de 2 GB – como dito anteriormente, um hardware indicado para tarefas simples. O armazenamento é de 32 GB, mas você pode expandir esse espaço com um cartão microSD de até 1 TB (vendido separadamente).

Bateria e outros recursos

Com bateria de 3.000 mAh, o Galaxy A01 não se destaca nesse quesito. Há modelos com maior capacidade no mercado, inclusive da própria marca, como o Galaxy A10s.

A biometria fica por conta do reconhecimento facial – o celular não traz leitor de impressão digital, bem como o Galaxy A10, de 2019.

Preço e disponibilidade

O Galaxy A01 chega ao Brasil na semana do dia 07 de abril, segundo a Samsung, nas cores azul, preto e vermelho. A fabricante não disse o dia exato para o início das vendas do celular no mercado nacional. O preço sugerido para o lançamento é de R$ 1.099 no site oficial.

Cabe ressaltar que esse valor costuma cair quando o smartphone chega às lojas do varejo online. Compare preços no Zoom para fazer a melhor escolha.

Ficha técnica do Samsung Galaxy A01:

  • Tela de 5,7 polegadas HD+ (1520 x 720 pixels)
  • Processador Snapdragon 439 (octa-core de até 1,95 GHz)
  • Memória RAM de 2 GB
  • Armazenamento de 32 GB (expansível via microSD de até 1 TB)
  • Câmera dupla traseira de 13 MP (f/2.2) + 2 MP (f/2.4)
  • Câmera frontal de 5 MP (f/2.2)
  • Bateria de 3.000 mAh
  • Android
  • Reconhecimento facial