Produtos e novidades em Celular e Smartphone

Samsung One UI: conheça a nova interface para smartphones

Visual limpo, navegação fácil e Modo Noturno são destaques da nova interface da fabricante sul-coreana.

samsung one ui lançamento
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Samsung divulgou, recentemente, que está trabalhando em sua nova interface personalizada para smartphones. De acordo com a fabricante, a Samsung One UI foi redesenhada do zero para trazer uma experiência completamente nova aos usuários de seus celulares.

Ao contrário de empresas como Motorola, a sul-coreana é conhecida por inserir modificações no sistema Android. Os aparelhos das linhas Galaxy já contaram com a TouchWiz e, mais recentemente, com a Samsung Experience.

Agora, é a vez da One UI trazer um visual mais limpo e uma navegação mais fluida aos telefones da marca.

Lançamento da Samsung One UI

Ao que parece, a Samsung acertou no caminho que começou a traçar com o Samsung Experience, já que muitas de suas tendências seguiram para a nova interface Samsung One UI, que deve chegar em fevereiro acompanhando o Android 9 (Pie) no Galaxy S10.

Segundo alguns rumores, é possível que a atualização para o novo sistema da Samsung fique disponível para download em modelos um pouco mais antigos, como o Galaxy S8 e os lançamentos premium de 2018.

A evolução das interfaces Samsung

Antes de falar sobre as novidades, vale lembrar que a própria TouchWiz não chegou a ser uma unanimidade nem mesmo entre os fãs da marca. A interface, que ficou presente por alguns anos nos celulares Samsung, foi criticada pelo excesso de aplicativos extras e visual confuso e cheio de informações desnecessárias.

Com o tempo, a fabricante foi implementando algumas mudanças, até chegar à Samsung Experience, interface que acabou de vez com a TouchWiz. Entre as mudanças mais consideráveis, está o visual mais limpo, com cores e desenhos mais sutis, menus mais organizados e menor quantidade de aplicativos pré-instalados.

Samsung One UI favorece a navegação em telas maiores

Samsung One UI favorece navegação em telas maiores

A fabricante coreana levou em conta a tendência dos celulares de tela grande, que vêm tomando conta do mercado. Por um lado, é bem legal poder ver filmes e séries on demand com mais conforto. Por outro, nem sempre é fácil digitar ou navegar em telas tão grandes, como a do próprio Galaxy Note 9, de 6,4 polegadas.

Pensando nisso, a Samsung One UI dividiu a tela grande para facilitar a navegação. Na parte superior, são exibidas informações essenciais e conteúdos de leitura, enquanto as tarefas tangíveis e de interação, como mensagens ou comandos das guias e ações, se concentram na parte inferior da tela.

Dessa forma, a digitação e a navegação com uma só mão ficam bem mais fáceis, mesmo para quem tem mãos menores. Pelas primeiras exibições, o objetivo parece bem cumprido pela Samsung.

Foco nas ações e visual agradável

Outra preocupação da fabricante foi oferecer um visual que fosse prático e agradável ao mesmo tempo, principalmente em relação ao gerenciamento de tarefas. Segundo a marca, a Samsung One UI quer que, ao navegar em seu sistema, você consiga se concentrar em uma tarefa por vez, sem excesso de distrações.

Para isso, cada aplicativo exibe apenas funções e informações importantes para aquela tarefa, sem exibir ações que não são úteis naquele momento. Por exemplo, ao digitar um número da tela de discagem, você pode ver opções para salvar o número na agenda ou iniciar uma conversa por vídeo, e nada mais.

O novo visual da Samsung One UI também ajuda a manter o foco visual. As notificações e tarefas são divididas pelo que a marca chama de focus blocks, ou “blocos de foco”, em tradução livre. São, literalmente, blocos de textos e ícones separados por bordas arredondadas que, segundo a Samsung, direcionam o olhar para as informações mais importantes do seu dia a dia, sem te sobrecarregar com excesso de textos e notificações.

Finalmente: smartphones Samsung ganham um Modo Noturno funcional

Modo Noturno na Samsung One UI

Dessa vez, parece que a Samsung conseguiu oferecer um Modo Noturno que realmente trabalha bem em qualquer aplicativo e função de tela. É possível ajustar configurações de tom, brilho e contraste de acordo com as suas preferências e até definir um horário para seu funcionamento.

Seus comandos, bem fáceis e intuitivos, podem ser acessados a partir de qualquer tarefa em que você esteja navegando.

Visual limpo deve ser a marca da Samsung One UI

Além das novas funcionalidades, a Samsung One UI chama atenção pelo design geral do sistema, que dá um passo além do que já foi visto na Samsung Experience. Toda a interface ganhou tons mais claros.

Os blocos de textos, notificações e aplicativos com bordas arredondadas também deixam a navegação mais agradável, enquanto o maior espaço entre atalhos e até fontes e ícones de visual mais sutil ajudam a evitar o cansaço visual.

Esse efeito é proposital, já que a própria Samsung afirma que o desenvolvimento da Samsung One UI levou em consideração a forma de interação cada vez mais intensa do público com seus smartphones.

 

Leia também:

 

Mais sobre o /deumzoom:

 

 

Conheça as melhores ofertas de celulares Samsung no Zoom:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone