Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G 3ª Geração vs Lumia 640 XL: qual o melhor celular dual chip para você?

Comparamos o Lumia 640 XL com o Moto G 3ª Geração. Na disputa Android x Windows Phone, veja qual saiu melhor.

Moto G 3ª Geração vs Lumia 640 XL
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Muitos consumidores gostam de um smartphone intermediário, e você? A verdade é que várias pessoas não precisam investir em um modelo top de linha para realizar as tarefas mais comuns do dia a dia, como acessar redes sociais, jogar games não tão pesados, fotografar... e tudo isso com fluidez, sem se preocupar com travamentos.

Entre os vários aparelhos intermediários, dois que fazem bastante sucesso são estes: o Moto G 3ª Geração, da Motorola, e o Lumia 640 XL, da Microsoft. Ambos são celulares dual chip, permitindo que você aproveite as vantagens de diferentes operadoras. Para você descobrir qual o melhor smartphone para você, preparamos um comparativo entre os dois modelos. Confira:

 

 

Moto G 3ª Geração

Moto G 3ª Geração

Microsoft Lumia 640 XL

Lumia 640 XL

Tela

5 polegadas HD

5.7 polegadas HD

Processador

Qualcomm Snapdragon 410

quad core 1.4GHz

Qualcomm Snapdragon 400

quad core 1.2 GHz

Memória RAM

 1GB

1GB

Armazenamento

 8GB (expansível até 32GB)

8GB (expansível até 128GB)

Sistema operacional

Android 5.1 Lollipop

Windows Phone 8.1

Conectividade

Wi-Fi, 3G e 4G

Wi-Fi e 3G

NFC

Não

Sim

Dual chip

Sim

Sim

Câmera traseira

13MP

13MP

Filma em

Full HD

Full HD

Câmera frontal

5MP

5MP

Bateria

2.470mAh

3.000mAH

 

Moto G 3ª Geração tem a vantagem de ser resistente à água

Se você curte a ideia de ter um celular com tela grande, então o Moto G 3ª Geração e o Lumia 640 XL são boas opções.

Vamos começar a falar do celular da Microsoft: o Lumia 640 XL tem um display bem grande, de 5.7 polegadas, com resolução HD. É bom lembrar que esse tamanho pode agradar bastante para assistir a vídeos, jogar e ler textos mais longos, por exemplo. Mas, se você nunca teve um smartphone com tela nessas proporções, pode estranhar um pouco segurar o aparelho com apenas uma das mãos. Se você tem costume de guardar o smartphone no bolso da calça, pode ser que parte dele fique sobrando, aparecendo fora do bolso. Tudo é questão de adaptação, mas vale levar em conta esses detalhes.

Já o Moto G 3ª Geração conta com tela de 5 polegadas, também com resolução HD. Apesar de menor, ainda assim é um tamanho satisfatório para visualizar as imagens com qualidade.

A vantagem do Moto G é que a Motorola produziu um aparelho com revestimento repelente à água. Isso vai proteger o Moto G 3ª Geração caso você derrube acidentalmente um copo d'água em cima do aparelho. Mas atenção: isso não quer dizer que é um smartphone à prova d'água, tá? E, de acordo com a Motorola, a tampa traseira deve estar fechada corretamente.

Processador do Moto G 3ª Geração sai na frente

Se a gente for comparar o desempenho do Moto G 3ª Geração e do Lumia 640 XL, vamos ver que eles contam com algumas especificações semelhantes. Por isso a gente precisa ficar de olho em certos detalhes, que eles é que vão fazer a diferença na hora de você escolher o melhor celular.

Os dois smartphones contam com processador quad core. Acontece que o Moto G 3ª Geração ganhou o processador Qualcomm Snapdragon 410, com velocidade de 1.4GHz. Esse processador sai na frente do Qualcomm Snapdragon 400, com velocidade de 1.2GHz, presente no Microsoft Lumia 640 XL.

 

Há várias versões do Moto G 3ª Geração para você conferir. A versão que escolhemos para este comparativo (que é o modelo mais buscado aqui no Zoom) tem memória RAM de 1GB e armazenamento interno de 8GB. É possível expandir esse armazenamento, via micro SD, para até 32GB. Mas também é possível encontrar, nas outras versões, aparelhos com 2GB de RAM e 16GB de armazenamento.

O Microsoft Lumia 640 XL também tem 1GB de RAM e armazenamento de 8GB. Mas se você quiser muito espaço, vai dar para usar um cartão de memória e expandir para até 128GB.

Quando o assunto é sistema operacional, aí os smartphones apresentam uma boa diferença. O Moto G 3ª Geração é um smartphone com Android, na versão 5.1 Lollipop puro, ou seja, não sofreu modificações da fabricante.

Como já era de se esperar de um celular da Microsoft, o Lumia 640 XL é um smartphone com Windows Phone, na versão 8.1, com Lumia Denim – um pacote de atualizações da Microsoft que aprimora, por exemplo, a qualidade da câmera e organiza seus aplicativos na tela inicial do aparelho. Além disso, o Windows Phone é conhecido por ser um sistema mais leve do que o Android ou o iOS.

E o Moto G 3ª Geração ainda conta com 4G

A Motorola mandou bem desta vez, já que todas as versões do Moto G 3ª Geração são de smartphones com 4G, além do 3G e Wi-Fi, claro.

O Lumia 640 XL ficou devendo nesse quesito, pois nesse smartphone você só vai encontrar acesso à internet por meio do 3G e Wi-Fi.

Mas o Lumia 640 XL tem NFC!

É claro que você vai encontrar diferenciais no Lumia 640 XL, e um dos seus destaques é a presença da tecnologia NFC, que permite compartilhar conteúdos com outros aparelhos compatíveis, e sem a necessidade de fios. Já o Moto G 3ª Geração não oferece essa tecnologia. No entanto, como era de se esperar, os dois smartphones contam com Bluetooth 4.0.

Celulares eficientes para você mandar bem na hora do click

Boas notícias: tanto o Moto G 3ª Geração quanto o Lumia 640 XL contam com câmera traseira de 13MP. As câmeras dos smartphones também oferecem alguns recursos em comum, como o zoom digital de 4x e HDR, que oferece qualidade às fotos, mesmo em ambientes com baixa luminosidade.

E você também pode encontrar outros recursos bem legais nos smartphones, como a possibilidade de criar vídeos em câmera lenta com o Moto G 3ª Geração.

Ah, e sobre os vídeos, vale lembrar que os dois smartphones ainda gravam em Full HD, garantindo boa qualidade para suas filmagens.

Chegou a hora de falar sobre a câmera frontal. Você gosta de um eficiente smartphone para selfies? Então olha só que interessante: o Lumia 640 XL e o Moto G 3ª Geração oferecem câmera frontal de 5MP.

Fique de olho na bateria do Lumia 640 XL

Para finalizar, chegamos agora no quesito bateria. Aqui, quem leva a melhor é o Lumia 640 XL, com capacidade da bateria de 3.000mAh. É claro que falar de bateria é algo mais complexo, já que a duração real vai depender das atividades que você realiza com o celular, além de outros fatores, como a intensidade do sinal.

Mas vale lembrar que o Moto G 3ª Geração não fica tão atrás. Com capacidade da bateria de 2.470mAh, a fabricante afirma que o smartphone pode durar o dia todo. Porém, a própria Motorola lembra que essa duração varia de acordo com as tarefas realizadas no smartphone.

Já decidiu qual smartphone investir?

E aí, qual pode ser o melhor smartphone dual chip para você? Esses smartphones têm várias especificações em comum, e ainda oferecem um bom custo/benefício.

O Moto G 3ª Geração saiu na frente em vários quesitos, é verdade. Tem um processador mais eficiente e o diferencial da conectividade 4G.

Mas o Lumia 640 XL pode agradar vários consumidores, principalmente aqueles que já estão acostumados com o sistema Windows Phone e querem comprar um aparelho com boa configuração – e preço atrativo.

 

E não se esqueça: aqui no Zoom tem mais celulares e muitos outros produtos para você comparar os preços.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone