Moto G8 Play: Análise, ficha técnica e melhores preços do “basicão”

Confira a análise da ficha técnica e os melhores preços do Moto G8 Play, "basicão" da linha G8.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

A Motorola trouxe toda a linha Moto G8 para o Brasil com modelos para todos os gostos e necessidades. Para os consumidores que buscam um celular mais básico, a empresa tem o Moto G8 Play, que tem uma ficha técnica “modesta”, mas aposta em características modernas para atrair os consumidores. Aqui no Brasil, ele pode ser encontrado a partir de R$ 1.122.

O aparelho conta com câmera tripla, processador com bom desempenho para o uso no dia a dia, tela com resolução HD+ e uma bateria que dura um dia em uso moderado. Quer saber mais sobre o Moto G8 Play? Veja abaixo a análise completa que o Zoom montou, além da ficha técnica do aparelho e melhores preços do mercado.

Ficha técnica do Moto G8 Play:

  • Tela: 6,2 polegadas com tecnologia IPS e resolução HD+ (720 x 1520 pixels)
  • Processador: Helio P70 octa-core
  • Memória RAM: 2 GB
  • Armazenamento interno: 32 GB (expansível)
  • Câmeras traseiras: 13 MP (f/2.0) com foco automático por detecção de fase + 8 MP (f/2.2) ultra-wide + 2 MP sensor de profundidade
  • Câmera frontal: 8 MP
  • Filma em: Full HD a 30 FPS
  • Bateria: 4.000 mAh
  • Reconhecimento facial: Não
  • Proteção contra água: Não
  • Cores: Preto Ônix e Vermelho Magenta

Leia também: Família Moto G8: conheça as diferenças entre 'Play', 'Power' e 'Plus'

Design

Design simples e direto

Design do Moto G8 Play (Foto: Divulgação/Motorola)
Design do Moto G8 Play (Foto: Divulgação/Motorola)

O Moto G8 Play tem design simples, sem muitos detalhes que chamem a atenção em seu visual. Sua traseira é totalmente lisa, com pintura brilhante e câmeras alocadas verticalmente. A Motorola colocou um módulo para os sensores secundários e flash, com a câmera principal separada delas. A logo da fabricante fica ao centro da parte traseira, dando uma leve “camuflada” no sensor biométrico.

Esse celular tem a construção toda feita em plástico, como é de se esperar em um modelo de entrada. Na parte frontal, a tela se aproveita das bordas finas para ocupar um bom espaço no corpo. A câmera de selfies é alocada em um pequeno notch no formato de gota, que a deixa bem discreta.

O Moto G8 Play tem entrada USB-C 2.0 e conexão para fones de ouvido. Ele conta com uma gaveta para dois chips que é compartilhada com o cartão de memória, então o usuário precisa escolher entre dois números diferentes ou aumentar o espaço de armazenamento. Aqui no Brasil ele é vendido em duas cores diferentes: vermelho magenta e preto ônix.

Tela

Tela com resolução HD+

O aparelho tem tela de 6,2" com resolução HD+ (Foto: Divulgação/Motorola)
O aparelho tem tela de 6,2" com resolução HD+ (Foto: Divulgação/Motorola)

Comparado ao modelo anterior, a tela do Moto G8 Play está maior e agora tem 6,2 polegadas. Ela tem painel IPS LCD e continua adotando a resolução HD+, que é o convencional nos aparelhos básicos. A fabricante destaca o formato “Max Vision”, com proporção 19:9 para entregar uma visão mais ampla do conteúdo mostrado.

Desempenho

Bom desempenho em tarefas básicas e jogos leves

O Moto G8 Play é um celular básico com bom rendimento em tarefas simples (Foto: Divulgação/Motorola)
O Moto G8 Play é um celular básico com bom rendimento em tarefas simples (Foto: Divulgação/Motorola)

O Moto G8 Play usa o processador Helio P70, feito pela MediaTek. É um modelo octa-core que alcança até 2,1 GHz e é indicado para o uso do dia a dia. Aplicativos leves como o WhatsApp, Facebook, Youtube, navegadores de internet, entre outros, rodam com um bom desempenho, mas, se o usuário optar por tarefas pesadas, poderá ter problemas com travamento.

Ele conta com apenas 2 GB de memória RAM, quantidade que está abaixo do que os concorrentes entregam. Com isso, é necessário ter cautela ao usar o celular, evitando aplicativos pesados ou abrir muitas aplicações simultaneamente. Para armazenamento interno ele possui 32 GB de memória, que pode ser aumentada via cartão microSD, caso o usuário ache necessário.

Esse celular chega com Android 9 (Pie) de fábrica, sendo o único da linha G8 a não receber a versão mais recente do sistema operacional do Google. A empresa destaca os comandos “Moto ações”, que são alguns pequenos atalhos para acessar algumas funções. Por exemplo, o usuário pode agitar o celular para ligar a lanterna ou girar o pulso duas vezes para abrir a câmera instantaneamente, entre outras possibilidades.

Câmeras

Conjunto triplo de câmeras com lente ultra-wide

A câmera tripla é um diferencial do Moto G8 Play (Foto: Divulgação/Motorola)
A câmera tripla é um diferencial do Moto G8 Play (Foto: Divulgação/Motorola)

O Moto G8 Play faz parte de um conjunto pequeno (por enquanto) de celulares de entrada que possuem câmera tripla. Seu sensor principal tem 13 MP, foco automático por detecção de fase e conta com inteligência artificial para ajudar na hora de tirar as fotos. A tecnologia é responsável por reconhecer o cenário em questão e adaptar as configurações da câmera para ele.

Ele também possui uma câmera de 8 MP, com lente ultra-wide de 117°. A Motorola destaca que ela consegue um enquadramento até quatro vezes maior, o que é ótimo para fotos em grupo ou de paisagens. Sua terceira câmera tem sensor de profundidade, que é responsável por realizar o desfoque automático do fundo das fotos no modo retrato.

A câmera frontal tem 8 MP e recurso HDR, que melhora a cor das selfies e não deixa que o fundo das fotos tenha uma “explosão” de luz. O Moto G8 Play consegue fazer gravações em Full HD a 30 FPS, mas sem nenhum tipo de estabilização.

Bateria

Autonomia para um dia completo de uso

O Moto G8 Play tem bateria de 4.000 mAh de capacidade, cuja autonomia pode durar um dia completo em uso moderado. De acordo com a Motorola, ela oferece até 14 horas ininterruptas de filmes ou 63 horas de streaming de música. A fabricante também destaca o carregamento rápido, mas não informa com detalhes quais são os carregadores suportados pelo aparelho.

Custo-benefício

O Moto G8 Play pode ser encontrado a partir de R$ 1.122 nas lojas varejistas eletrônicas, preço que muitos consumidores consideram um pouco salgado por se tratar de um aparelho de entrada. O celular se destaca por ter câmera tripla, bateria para um dia completo e processador que oferece um bom desempenho em tarefas básicas.

Esse celular é uma boa opção de aparelho de entrada, mas se você pode acrescentar um pouco mais no seu orçamento final, recomendamos a compra do Moto G8 convencional. Ele possui processador mais potente, câmeras melhores, mais memória RAM e mais espaço de armazenamento interno.

*Alerta de flutuação de preços: os preços desta matéria foram coletados em 31/08/2020. Esses valores estão sujeitos à alteração mediante disponibilidade no mercado. Compare as ofertas no Zoom e use nosso histórico de preços para saber qual é a melhor hora de comprar seu novo celular.

Você pode conferir as melhores ofertas do Moto G8 Play aqui no Zoom.