Moto G9 Play; ficha técnica e preço do intermediário da Motorola

Veja a análise, ficha técnica e melhores preços do Moto G9 Play

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O Moto G9 Play foi um dos primeiros celulares que a Motorola lançou na linha Moto G9. A série Play é voltada para aqueles usuários que buscam um celular básico e com preço mais acessível, e o G9 Play mantém essas características e adiciona alguns recursos bem interessantes. Ele pode ser encontrado a partir de R$ 1.169.

Apesar de ser um modelo de entrada, o Moto G9 Play chega com câmera de 48 MP e recurso quad-pixel, que a deixa mais sensível à luz e melhora fotos em ambientes noturnos, por exemplo. Outro ponto importante em sua ficha técnica é a bateria, que tem incríveis 5.000 mAh e autonomia para até dois dias!

Leia também: Celular Motorola 2020: os melhores das linhas Moto G, E, Edge e One

Veja abaixo a ficha técnica e análise completa do Moto G9 Play:

  • Tela: 6,5 polegadas IPS LCD com resolução HD+ (720 x 1600 pixels)
  • Processador: Snapdragon 662 octa-core
  • Memória RAM: 4 GB
  • Memória interna: 64 GB expansível
  • Câmeras traseiras: 48 MP (f/1.7) + 2 MP macro (f/2.4) + 2 MP sensor de profundidade
  • Câmera frontal: 8 MP (f/2.2)
  • Bateria: 5.000 mAH com carregamento turbo de 20W
  • Leitor biométrico na traseira

Design

Design do Moto G9 Play (Foto: Divulgação/Motorola)
Design do Moto G9 Play (Foto: Divulgação/Motorola)

Na linha G9, a Motorola novamente resolveu dar uma repaginada no visual dos celulares. O Moto G9 Play tem construção toda em plástico e usa cores lisas em sua traseira, sem nenhum detalhe, pintura holográfica ou algo parecido.

As câmeras foram colocadas em um módulo quadrado ao centro, com o leitor biométrico logo abaixo, deixando de lado os módulos verticais adotados nos modelos da linha G8. A empresa segue a tendência do mercado, já que outras marcas também estão adotando visuais parecidos.

É possível ver que o celular tem um formato mais “esticado”, graças à proporção da tela que será comentada no próximo tópico. Na parte frontal, o Moto G9 Play possui painel com bordas finas, com um pequeno notch em formato de gota para a câmera de selfies.

Aqui no Brasil, o celular é vendido em três cores diferentes: azul safira, verde turquesa e rosa quartzo. É válido destacar que o Moto G9 Play não possui proteção contra água.

Tela

Tela do Moto G9 Play (Foto: Divulgação/Motorola)
Tela do Moto G9 Play (Foto: Divulgação/Motorola)

A tela do Moto G9 Play tem 6,5 polegadas e resolução HD+, que é o esperado para celulares de entrada. A qualidade de imagem é boa dentro das limitações técnicas, mas usuários que forem mais exigentes quanto a isso deverão investir um pouco mais em modelos com painel Full HD.

A proporção da tela é 20:9, que se aproxima da famosa “proporção de cinema”. Ela deixa a tela mais esticada e melhora a experiência do usuário ao assistir vídeos no aparelho e, consequentemente, o celular também fica mais confortável de se segurar.

Desempenho

O Moto G9 Play tem bom desempenho no uso do dia a dia. (Foto: Divulgação/Motorola)
O Moto G9 Play tem bom desempenho no uso do dia a dia. (Foto: Divulgação/Motorola)

O Moto G9 Play usa o processador Snapdragon 662, modelo octa-core que alcança até 2 GHz. Ele é voltado para o uso “básico” e oferece um bom desempenho para isso, então aplicativos do cotidiano como WhatsApp, redes sociais e até alguns jogos leves, devem rodar sem problemas de desempenho.

São 4 GB de memória RAM para evitar travamentos ao abrir aplicativos simultaneamente. A memória interna é de 64 GB, o que também deverá ser suficiente para grande parte dos usuários. É possível aumentar esse espaço usando um cartão de memória microSD.

Gestos do sistema Motorola. (Foto: Divulgação/Motorola)
Gestos do sistema Motorola. (Foto: Divulgação/Motorola)

O Moto G9 Play chega com Android 10 instalado de fábrica, por isso, dispõe de todas as ferramentas do sistema do Google. Ele também possui algumas ações controladas por gestos, essas que são exclusivas de aparelhos da Motorola. Por exemplo, basta girar o pulso duas vezes para abrir a câmera ou sacudir o celular para ligar sua lanterna.

Câmeras

Conjunto de câmeras do Moto G9 Play. (Foto: Divulgação/Motorola)
Conjunto de câmeras do Moto G9 Play. (Foto: Divulgação/Motorola)

Um dos principais destaques do Moto G9 Play é o seu conjunto de câmeras, que deu um grande salto quando comparado à geração anterior. Agora o celular conta com um sensor principal de 48 MP, com direito à tecnologia quad-pixel, que o deixa quatro vezes mais sensível à luz.

Com isso, o modo noturno também é melhorado e o usuário pode ter fotos ricas em detalhes mesmo em ambientes com pouca luz. Além da principal, o celular tem outras duas câmeras de 2 MP, sendo uma com lente macro e a outra que funciona como sensor de profundidade.

Diferenças das três câmeras do Moto G9 Play (Foto: Divulgação/Motorola)
Diferenças das três câmeras do Moto G9 Play (Foto: Divulgação/Motorola)

Na parte frontal, o Moto G9 Play tem uma câmera de 8 MP com suporte ao recurso de HDR, que melhora as selfies. O celular faz filmagens em Full HD tanto com a câmera traseira quanto com a câmera frontal.

Bateria

O Moto G9 Play tem bateria para até dois dias. (Foto: Divulgação/Motorola)
O Moto G9 Play tem bateria para até dois dias. (Foto: Divulgação/Motorola)

Para completar o conjunto, o Moto G9 Play possui uma bateria grande, de 5.000 mAh. De acordo com a empresa, ele consegue oferecer autonomia para até dois dias de uso moderado. O suporte a carregadores turbo também está presente, então é mais bateria e menos tempo na tomada para recarregar.

Custo-benefício

O Moto G9 Play está custando cerca de R$ 1.169, valor que é justo por tudo que o celular oferece. Ele é um aparelho de entrada com algumas características em sua ficha técnica que se sobressaem perante aos concorrentes do mesmo preço, como é o caso da câmera principal e o tamanho da bateria.

Se você está procurando por um celular bom e barato, o Moto G9 consegue atender bem às suas necessidades e é uma das melhores opções nessa faixa de preço. No entanto, é interessante ressaltar que ele é um modelo de entrada, voltado para o uso no dia a dia.

*Alerta de flutuação de preços: os preços desta matéria foram coletados em 03/12/2020. Esses valores estão sujeitos à alteração mediante disponibilidade no mercado. Compare as ofertas no Zoom e use nosso histórico de preços para saber qual é a melhor hora de comprar seu novo celular.

Veja as melhores ofertas para o Moto G9 Play aqui no Zoom:

Leia também: Melhor celular custo-benefício em 2020: qual modelo comprar?