Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto X Force ou Galaxy S6: qual smartphone top escolher?

Se é alto desempenho que você procura, vale a pena conferir o Galaxy S6 e o Moto X Force.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Você está pensando em comprar um smartphone com configuração avançada? Se a resposta é "sim", temos, aqui, dois aparelhos poderosos para você: o Moto X Force e o Galaxy S6. Olha só esta comparação:

 

Moto X Force

 

Galaxy S6

 

Tela

5.4" com resolução Quad HD 5.1” com resolução Quad HD 

Processador

Qualcomm Snapdragon 810 octa core Exynos 7420 octa core

Memória RAM

3GB 3GB

Armazenamento

64GB 32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 2TB) Não

Conectividade

4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim Não

Câmera traseira

21MP 13MP

Filma em

4K 4K

Câmera frontal

5MP 5MP

Bateria

3.760mAh 2.550mAh 

Tela "inquebrável" é destaque no Moto X Force

A gente sabe que há muitos smartphones com configuração potente. Sendo assim, na hora da compra, você também deve procurar outros fatores, como uma marca de celular que você gosta ou se o aparelho conta com um grande diferencial, como é o caso do Moto X Force.

A Motorola fabricou, com o Moto X Force, um smartphone com tela inquebrável. Isso se tornou possível porque o aparelho ganhou a tecnologia Moto ShatterShield, que faz a tela ser à prova de trincas e estilhaços. Essa tecnologia conseguiu unir cinco camadas, com materiais especiais, que absorvem o choque. Se você levar em consideração o cuidado que precisamos ter no dia a dia com a tela (evitando arranhões e quebras), a Motorola acertou em cheio com esse display inovador.

O Moto X Force tem, ainda, tela de 5.4 polegadas com tecnologia AMOLED e resolução Quad HD (2560 x 1440), resultando em 540ppi, o que garante imagens com bastante qualidade.

Outra vantagem do smartphone da Motorola é o fato de ter proteção contra água. Mas atenção: isso não quer dizer que ele é à prova d'água, tá? Ele é resistente, por exemplo, à chuva fraca. No entanto, não pode ficar submerso.

Chegamos, agora, à tela do Galaxy S6. Esse smartphone da Samsung (que, vamos combinar, tem um design bem sofisticado), conta com tela um pouco menor, de 5.1 polegadas, com tecnologia Super AMOLED. No entanto, a resolução é a mesma do Moto X Force (a resolução Quad HD), fazendo a densidade ser de 577ppi, acima da densidade do Moto X Force. A diferença é pouca, é verdade, mas isso mostra o quanto a qualidade de imagem do Galaxy S6 surpreende.

Com o Galaxy S6 e com o Galaxy S6 Edge, a Samsung realmente mandou bem no design. E a versão Edge ainda vem com o diferencial da tela curva. Além disso, a fabricante ainda inseriu no Galaxy S6 (e na versão Edge) alguns recursos bem úteis, como o leitor de impressões digitais, que deixa os seus dados mais seguros.

Vale lembrar que o Galaxy S6 ganhou o vidro Gorilla Glass 4, que oferece proteção à tela. Apesar de ser uma vantagem, não chega a ser tão resistente quanto a tecnologia presente no Moto X Force. E se um dos diferenciais da versão anterior, o Galaxy S5, foi ter recebido proteção contra água e poeira, no Galaxy S6 essa proteção foi deixada de lado pela Samsung.

No desempenho, Galaxy S6 é um pouco melhor

Já avisamos que os dois smartphones são top de linha, ótimo para quem realmente realiza no dia a dia tarefas mais pesadas. O Moto X Force conta com processador Qualcomm Snapdragon 810 (quad core 2.0GHz + quad core 1.5GHz). Para completar, o smartphone da Motorola tem 3GB de memória RAM. Sendo assim, o Moto X Force está preparado para realizar multitarefas ou mesmo para rodar apps mais pesados, e sem travar.

Mas, no desempenho, o Galaxy S6 não fica atrás. Ele também tem 3GB de memória RAM, além de processador octa core. O smartphone recebeu o processador Exynos 7420, da própria Samsung (são quatro núcleos de 1.5 GHz + quatro núcleos de 2.1GHz). A vantagem é que, em testes de benchmarks, em que analisam a performance de smartphones, o Galaxy S6 conseguiu se sair um pouco melhor, em relação ao desempenho do Moto X Force.

No armazenamento, ponto para o Moto X Force! O smartphone tem memória interna de 64GB, mas se você quiser uma capacidade ainda maior, ele aceita cartão de memória de até 2TB (mesmo que cartões com essa grande capacidade ainda não estejam disponíveis).

Já o Samsung Galaxy S6 conta com armazenamento de 32GB. O espaço é bom, é verdade, contudo bem menor do que o oferecido no smartphone da Motorola. E vale lembrar que o Galaxy S6 não aceita cartão de memória.

Agora vamos falar sobre o sistema operacional. Como já é de se esperar, aqui temos dois modelos de smartphones com Android. No caso do Moto X Force, ele conta com a versão Android 5.1.1 Lollipop. A Motorola entrega um sistema quase puro, sem grandes alterações.

Já a Samsung é uma marca conhecida por realizar várias modificações no sistema. Acontece que, com o Galaxy S6, as mudanças foram mais sutis, e aqui a gente explica melhor para você. O Galaxy S6 tem a versão do Android 5.0 Lollipop e, aqui, a Samsung se preocupou em entregar a interface TouchWiz mais intuitiva. E acertou. As modificações aconteceram, claro, mas você pode perceber, por exemplo, uma diminuição na quantidade de apps pré-instalados, que muitas vezes a gente nem usa e acabam ocupando um espaço no armazenamento sem necessidade.

Os dois smartphones têm 4G. E Moto X Force é ainda dual chip

Para completar, e isso já é esperado, tanto o Galaxy S6 quanto o Moto X Force são smartphones com 4G (além do 3G e do Wi-Fi). Nesses aparelhos você também encontra a tecnologia NFC - que permite a troca de informações com outros aparelhos compatíveis, por meio de uma aproximação, e sem precisar usar fios.

Se você gosta da ideia de ter um celular dual chip para aproveitar promoções de diferentes operadoras, então quem sai ganhando é o Moto X Force, já que permite usar até dois chips. Já o Galaxy S6 aceita apenas um chip.

Câmera do Galaxy S6 é boa até para fotos noturnas

A câmera do Galaxy S6 tem sensor de 16MP, estabilização óptica de imagens e abertura f/1.9 na câmera traseira. Para a hora do click, o smartphone é capaz de entregar ótima qualidade, até mesmo para ambientes com baixa luminosidade, sabia?

Em fotos noturnas, o Galaxy S6 pode surpreender. Ele vem com um recurso que une várias imagens, tudo para aumentar a qualidade da foto tirada em um local com pouca luz. E vale lembrar que é possível acionar a câmera de um jeito bem rápido (em apenas 0,7 segundos): é só apertar o botão Home duas vezes. Na hora de filmar, o smartphone ainda grava vídeos em 4K.

Para fazer selfies, a câmera frontal do Galaxy S6 tem resolução de 5MP. Para que a foto saia com qualidade, com a quantidade de luz ideal, a abertura f/1.9 também está presente na câmera frontal.

O Moto X Force é outro modelo que oferece muita qualidade para suas fotos. Aliás, quando o assunto é resolução, a câmera traseira conta com 21MP e um autofoco bem potente.

Além disso, essa câmera vem com flash que, além do LED duplo, tem equilíbrio de cores que equilibra automaticamente as cores do ambiente para que a foto tenha qualidade em diferentes condições de luz. Com esse smartphone da Motorola, você também pode filmar em 4K.

Para quem curte smartphones para selfies, a câmera frontal do Moto X Force tem 5MP e abertura de f/2.0, garantindo boas fotos - seja você sozinho ou com os amigos, por exemplo.

Ponto para a bateria do Moto X Force

O Moto X Force chegou como sucessor do Moto Maxx, smartphone conhecido pela boa duração da bateria. O Moto X Force conta com capacidade da bateria de 3.760mAh. Não chega a ter a capacidade do Moto Maxx (de 3.900mAh), mas, de acordo com a Motorola, a bateria do Moto X Force pode durar até 36 horas e, com o carregamento Turbo, é possível, com apenas 15 minutos na tomada, garantir mais 10 horas de uso.

Já o Galaxy S6 tem menor capacidade, de 2.550mAh. De acordo com a Samsung, essa capacidade suporta até 11 horas de uso da internet 4G.

Mas aqui vai uma dica, e isso serve para os dois smartphones: o tempo indicado é uma estimativa, tá? A duração real depende do uso que você faz do aparelho no dia a dia, além de outros fatores, como a intensidade do sinal.

E agora: escolher Galaxy S6 ou Moto X Force?

Disputa boa essa, né? Afinal, os dois aparelhos contam com várias vantagens. Mas como estamos falando sobre smartphones top de linha, vence quem tem melhor desempenho, certo? E, nesse quesito, o Galaxy S6 vence.

O Galaxy S6 também merece atenção no design, onde a Samsung apostou em um visual bem sofisticado... e acertou.

Mas, agora, vamos pensar no seu dia a dia: se você já arranhou (ou mesmo quebrou) a tela de celulares, se você às vezes deixa o smartphone acidentalmente cair no chão... então a resistência do Moto X Force pode ser um grande atrativo. E também pode ser uma escolha interessante se você curte esportes radicais, por exemplo, e precisa ter em mãos um aparelho mais robusto.

 

Leia também: iPhone 6S ou Galaxy S6: um comparativo entre gigantes

 

Para ver mais produtos e comparar os preços, vale a pena continuar aqui no Zoom!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone