Motorola RAZR ganha 'Oscar' do design com fórmula nostálgica

O "novo V3" foi o primeiro do mundo com tela flexível em formato flip.

Ana MarquesEditor(a)

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

O Motorola RAZR, primeiro celular dobrável da Motorola, ganhou o prêmio Red Dot, considerado o Oscar do design mundial. O smartphone venceu na categoria "Desenho de Produtos" com sua fórmula inovadora e, ao mesmo tempo, nostálgica – já que resgata elementos do icônico V3, telefone da companhia que foi febre no início dos anos 2000. Outro detalhe interessante é que todo esse projeto teve início no Brasil.

A premiação contou com desenhistas e empresas de 60 países, além de mais de 6.500 produtos. O Motorola RAZR foi anunciado no final de 2019, no mercado internacional, mas o lançamento no Brasil aconteceu em fevereiro de 2020, pelo preço de R$ 8.999.

Leia também: Motorola RAZR 2019: as primeiras impressões sobre o sucessor do V3

Motorola RAZR tem tela flexível em formato de flip. (Imagem: Ana Marques/Zoom)

O novo Moto RAZR fez bastante sucesso por ser uma espécie de "versão do futuro" do V3. A proposta, vale ressaltar, tem maior apelo estético do que voltado ao desempenho – isso porque o celular tem hardware intermediário, ao contrário do seu concorrente direto, o Samsung Galaxy Z Flip, que traz processador top de linha e um conjunto melhor de câmeras.

"O RAZR resgata uma conexão emocional e identificação que tantos consumidores têm com o seu desenho em formato flip"

"Ao desenhar o RAZR, nosso time quis criar uma solução inovadora e fluida que rompesse o status quo no que diz respeito ao desenho contemporâneo de smartphones. O razr resgata uma conexão emocional e identificação que tantos consumidores têm com o seu desenho em formato flip," explica Ruben Castano, Chefe de Design da Motorola.

O smartphone também se propõe a resolver um dos problemas mais relatados por consumidores: a necessidade de maior portabilidade. Com telas cada vez maiores, os celulares deixaram de caber nos bolsos há um tempo – muitos não entram nem em bolsas menores. O design do Motorola RAZR pretende deixar esse impasse para trás.

Motorola V3 e e novo Motorola RAZR lado a lado exibem semelhanças em design. (Imagem: Ana Marques/Zoom)

Outras premiações

A Motorola já ganhou prêmios em outras edições do Red Dot. No último ano, o Moto Z4 (lançado apenas nos Estados Unidos) ganhou na categoria de Design de Produto. Em 2018, os acessórios modulares da linha Moto Z, Moto Snap 360, Stereo Speaker e Gamed, foram premiados na mesma categoria. E, em 2017, o Moto Z e os Moto Snaps venceram em "Best of the Best".