Zoom indica em Celular e Smartphone

Novo Moto G ou Novo Moto E? Escolha o seu smartphone da Motorola!

Na disputa entre o Novo Moto G 3ª Geração e o Novo Moto E 2ª Geração, encontre o melhor para você.

Novo Moto G ou Novo Moto E
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Os smartphones da Motorola realmente caíram no gosto dos consumidores. Desde modelos mais robustos, como o Moto Maxx, até aparelhos com configuração mais básica, como o Moto E da 1ª Geração, a fabricante tem celulares para todos os gostos – e bolsos.

Para você ficar ainda por dentro desses smartphones, apresentamos aqui uma comparação entre o Novo Moto G 3ª Geração e o Novo Moto E 2ª Geração.

O que você precisa ficar de olho é que há várias versões tanto do Moto G 3ª Geração quanto do Moto E 2ª Geração. Mas, para facilitar você, selecionamos a versão Colors de cada aparelho – aquela versão que vem com capinha colorida extra, para você dar uma cara nova ao smartphone.

 

Moto G 3ª Geração

Moto G 3ª Geração

Moto E 2ª Geração

Moto E 2ª Geração

Tamanho da tela

5 polegadas

4.5 polegadas

Resolução da tela

720x1280 pixels 

540x960 pixels

Processador

Qualcomm Snapdragon 410 quad core 1.4GHz

Qualcomm Snapdragon 410 quad core 1.2GHz

Memória RAM

1GB

1GB

Armazenamento

16GB

16GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 32GB)

Sim (até 32GB)

Conectividade

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Câmera traseira

13MP

5MP

Filma em

Full HD

HD

Câmera frontal

5MP

VGA

Bateria

2.470mAh

2.390mAh

Moto G 3ª Geração tem tela maior. E com maior resolução

Se você não é fã de smartphones com tela tão grande, o display de 4.5 polegadas do Novo Moto E 2ª Geração pode agradar. Afinal, vai ser mais prático de usar o aparelho com apenas uma das mãos e também na hora de guardar no bolso, sem ocupar tanto espaço.

Acontece que não é só o tamanho que precisamos levar em consideração, mas também a resolução. Quanto melhor a resolução, mais confortável será sua experiência visual para ver vídeos, jogar alguns games... e, nesse ponto, o Novo Moto G 3ª Geração leva a melhor.

Com tela de 5 polegadas, o Moto G 3ª Geração tem resolução de 720x1280 pixels. Já a resolução do Moto E 2ª Geração é de 540x960 pixels.

Uma vantagem, presente nos dois aparelhos, é que eles contam com o vidro Gorilla Glass 3, capaz de proteger contra riscos.

E por falar em proteção, o Moto G 3ª Geração ainda ganhou uma tecnologia que o protege contra água doce. Isso pode ser bastante útil caso você derrube acidentalmente um copo d'água sobre o aparelho, por exemplo.

No desempenho, Moto G 3ª Geração tem uma leve vantagem

Os dois smartphones contam com memória RAM de 1GB e processador Qualcomm Snapdragon 410 quad core. Com essas especificações, podemos ver aqui dois modelos intermediários.

Sendo assim, é claro que não estamos falando de modelos top de linha. Isso quer dizer que não são smartphones indicados para abrir vários apps de uma só vez, jogar games mais pesados. Até dá para realizar algumas atividades que exigem maior desempenho, claro, mas pode ser que os smartphones não entreguem tanta fluidez durante determinadas tarefas.

No entanto, quem saiu (um pouco) na frente foi o Moto G 3ª Geração, e isso por conta da velocidade do processador. Enquanto o Moto E 2ª Geração tem processador quad core de 1.2GHz, o Moto G 3ª Geração também tem processador de 4 núcleos, porém com velocidade de 1.4GHz.

Já no armazenamento, tudo igual: 16GB para os dois smartphones. E se você acha que essa capacidade não é suficiente, tudo bem. Os aparelhos têm entrada para cartão de memória, de até 32GB.

Lembra que no início deste artigo a gente citou que existem outras versões do Moto G 3ª Geração e também do Moto E 2ª Geração? Então, você também pode encontrar para o Moto G 3ª Geração modelos com memória RAM de 2GB ou armazenamento de 8GB. Também é possível encontrar versão com TV Digital.

Já as versões do Moto E 2ª Geração podem variar com acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi ou apenas 3G e Wi-Fi. O armazenamento pode variar entre 8GB e 16GB. Para o modelo sem 4G, o processador é mais básico (1.2 GHz quad-core Qualcomm Snapdragon 200). E sim: o Moto E 2ª Geração também tem versão com TV.

Mas aqui tem 4G. E nos dois smartphones da Motorola!

O que os modelos deste comparativo têm em comum é que eles são smartphones com 4G. Além disso, são também smartphones com Android – o Moto E 2ª Geração tem a versão Android 5.0 Lollipop e o Moto G 3ª Geração, Android 5.1 Lollipop. Com isso, você pode aproveitar vários aplicativos desse sistema operacional.

E quer mais especificações em comum? Os aparelhos da Motorola também são celulares dual chip, assim dá para economizar com as vantagens de diferentes operadoras.

Mas não tem nada para os smartphones se diferenciarem de verdade? Tem sim: a câmera! E esse é o próximo assunto que contamos para você.

A câmera do Moto G 3ª Geração dispara na frente

Vamos ser diretos: a câmera do Moto G 3ª Geração realmente é bem melhor. Isso porque a Motorola investiu, nesse novo Moto G, em uma câmera traseira de 13MP com flash LED duplo e foco automático. Na hora de criar vídeos, o smartphone ainda é capaz de filmar em Full HD. E é até possível fazer vídeo em slow motion.

Se a câmera traseira já promete vários recursos legais, a fabricante não se esqueceu de oferecer uma câmera frontal eficiente também. Com 5MP de resolução, faz o Moto G 3ª Geração ser um smartphone bom para selfies.

Mais modesta, a câmera traseira do Moto E 2ª Geração tem 5MP de resolução com foco automático, mas sem flash. Para filmar, o smartphone faz vídeos em HD. A boa notícia é que você vai encontrar alguns recursos aqui também, como a possibilidade de criar vídeos em slow motion.

A câmera frontal tem resolução VGA, ou seja, é básica mesmo. Mas se você lembrar que o Moto E 1ª Geração foi desenvolvido sem a câmera frontal, a 2ª Geração do aparelho foi lançada com esse diferencial.

E Moto G 3ª Geração ainda tem maior capacidade da bateria

Se o Moto G 3ª Geração tem tela maior, câmera mais potente e até o desempenho mais eficiente, é esperado que ele venha com maior capacidade de bateria (em relação ao Moto E 2ª Geração). E isso realmente aconteceu: o Moto G 3ª Geração tem bateria de 2.470mAh. Enquanto isso, a bateria do Moto E 2ª Geração é de 2.390mAh.

Porém, vale lembrar que a duração da bateria é algo bem relativo, pois tudo vai depender das atividades realizadas no celular.

De acordo com a Motorola, os dois smartphones podem funcionar um dia inteiro, sem precisar parar para recarregar. Mas é claro que isso depende de cada tarefa e também de outros fatores, como a intensidade do sinal.

Enfim, qual smartphone da Motorola é o melhor para você?

Os principais destaques do Moto G 3ª Geração ficam na câmera e na tela. O aparelho também levou vantagem no desempenho, além de ser um modelo mais atual, ou seja: foi lançado depois do Moto E 2ª Geração.

Vale lembrar que o Moto G agradou muitos consumidores, desde o seu primeiro lançamento (o Moto G 1ª Geração). E isso não está sendo diferente com a 3ª Geração, o modelo apresentado neste comparativo. Para quem busca um modelo intermediário – e com câmeras eficientes – pode apostar no Moto G 3ª Geração.

O Moto E 2ª Geração é mais básico. Mas como você viu aqui, ele não fica tão atrás no desempenho. Tem câmera mais simples e tela com tamanho e resolução menores. Só que ele tem um preço bastante atrativo. E se você leva em consideração o preço na hora da compra, o smartphone da Motorola conta com essa vantagem.

 

Aqui no Zoom você pode comparar os preços de muitos outros produtos, sabia? Aproveite!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone