Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

O que é abertura de lente da câmera do celular?

Descubra o que é abertura de lente do celular e como ela afeta as suas fotografias.

Celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A abertura de lente da câmera do celular é um dos fatores que mais influenciam para conseguir boas fotos em qualquer ambiente. Por mais que uma câmera com muitos megapixels chame atenção, o comportamento das lentes tem bastante impacto no resultado das capturas e, nem sempre, o consumidor tem informações o suficiente para entender o que siglas como f/2.0 e f/1.7 querem dizer.

Neste artigo, nós explicamos o que um fabricante quer dizer ao mencionar a abertura de lente do celular e como isso interfere nos seus registros. Dá só uma olhada!

  • Os Melhores Celulares para Fotos
  • Quer comprar celular barato? Compare preços no Zoom e economize!

O que é abertura de lente da câmera do celular?

As lentes se distinguem por abertura, que é o que determina quanta luz penetrará até o sensor da câmera e que tipo de imagem o equipamento conseguirá captar. Aberturas são descritas por siglas que começam com a letra f, de distância focal. Elas são sempre uma fração, o que quer dizer que se tratam de grandezas inversamente proporcionais.

Além de dizer respeito à quantidade de luz que penetra pela lente, essa característica tem impacto em várias outros aspectos das fotos, como a profundidade.

Lentes com aberturas menores captam uma profundidade de campo maior. Uma foto capturada em um mesmo local pode ser, portanto, bastante diferente de acordo com a escolha de lente do fotógrafo.

Na fotografia, o principal objetivo é destacar um assunto, por isso as câmeras de telefone geralmente nos permitem escolher onde focar com um toque na tela. É a abertura que torna isso possível e quanto mais luminosidade e menos profundidade de campo, mais fácil é focar.

Quais são as aberturas de lente de câmera mais comuns?

Nos smartphones, é possível achar lentes com abertura f/2.4, f/2.2, f/2.0, f/1.9, f/1.8, f/1.7 e até f/1.5, sendo essa última a que tem maior taxa de entrada de luz.

Atualmente, o Galaxy S9 é o celular com a maior abertura de lente do mercado. No caso desse aparelho, a lente tem abertura variável: você pode optar entre o f/1.5 para registros melhores em ambientes escuros, ou f/2.4, para uma maior nível de detalhes quando as condições de luz forem favoráveis.

Abertura de Lente

Como escolher a câmera ideal para mim?

Na hora de escolher a abertura da lente da câmera do telefone que deseja adquirir, o ideal é sempre pensar na situação de uso.

Se a maioria das suas fotografias são tiradas em ambientes internos, com luz artificial e fácil de se controlar, uma abertura de câmera menor vai permitir que você controle o foco e a luminosidade das capturas sem problemas. Os resultados terão alta qualidade e densidade de pixels.

Se as condições de iluminação em que tira fotos quase nunca são as ideais e gosta de capturar imagens e vídeos em shows e baladas, as câmeras com abertura maior são perfeitas para você. A lente errada sempre fará com que as fotos aparentem ter menos qualidade em pixels.

Escolher um celular com sistema de câmera dupla aliado a um bom software é a melhor alternativa. Essa câmera detectará automaticamente as condições de iluminação do ambiente e fará as adaptações necessárias antes do clique e é o melhor dos dois mundos, já que permite ótimos resultados para fotos diurnas e noturnas.

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone