O que é APK e quais são os riscos de fazer download

Entenda tudo sobre APK e veja quais são os seus riscos ao celular

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você possui um celular Android, com certeza já ouviu falar sobre os APKs, mas você sabe o que é APK? Quais são os benefícios e riscos de fazer a instalação de um no celular? O Zoom preparou uma matéria completa para te explicar o que significa a sigla e quais os seus riscos de se instalar um.

O que é APK?

APK é a sigla para Android Application Pack, ou seja, é um pacote de aplicações que pode ser descompactado e instalado no Android. Ele segue o mesmo propósito de arquivos“.exe”, por exemplo, que podem ser instalados no Windows.

Dessa forma, todos os aplicativos que você instala baixando no Google Play, por exemplo, são APKs, mas o termo acabou se popularizando para apps que não estão em lojas oficiais de aplicativos, e precisam ser instalados por fora.

Quais os riscos de se instalar um APK?

O que é APK e quais são os riscos de instalar? (Foto: PixieMe/Shutterstock)
O que é APK e quais são os riscos de instalar? (Foto: PixieMe/Shutterstock)

Agora que já sabemos o que é um APK, é hora de falar sobre os seus riscos. Todos os aplicativos disponíveis em lojas confiáveis como a Google Play, Samsung Store, Huawei App Store, entre outras, passam por algumas verificações de integridade, garantindo que eles não tenham algum tipo de vírus ou mesmo sejam maliciosos ao ponto de roubar informações do seu celular e usá-las de forma indevida.

Ao instalar um APK que não passou por essa verificação, o usuário está sujeito a esses riscos, e é por isso que o próprio Android possui um sistema de autorização de fontes desconhecidas. Por padrão, ele chega de fábrica para reconhecer e instalar normalmente os aplicativos dessas lojas, mas quando você vai instalar um APK “por fora”, é necessário assinalar uma opção de autorização daquela fonte em específica, assim qualquer problema será de sua responsabilidade.

Geralmente, as pessoas que instalam APKs buscam aplicativos que não estão na Google Play, por exemplo, ou que estão lá e são pagos, entretanto, mesmo você instalando um app famoso, ele pode ter sido modificado por alguém para estar com algum vírus. Enquanto a instalação de APKs dá mais liberdade e conhecimento sobre apps independentes, ela também pode trazer problemas ao seu celular, caso você instale algo de origem desconhecida.

Como instalar um APK

Android pedindo autorização para instalar aplicativos do Google Chrome (Foto: Reprodução/Zoom)
Android pedindo autorização para instalar aplicativos do Google Chrome (Foto: Reprodução/Zoom)

Agora que você já aprendeu o que é APK e quais são os riscos de usá-lo, veja como é feita a instalação de um. É um processo simples e pode ser feito em poucos segundos. Nós, do Zoom, não recomendamos fazer esse processo pelos riscos que apresentamos acima. Mas, se você decidir prosseguir, após você ter feito o download do arquivo, basta encontrá-lo no celular (geralmente usando um gerenciador de pastas) e clicar em cima para instalar. Geralmente, o próprio aparelho já irá dar um aviso falando ser necessário a permissão de fontes desconhecidas, com o botão para você ir até essa configuração e instalar.

Feito isso a instalação é rápida e em poucos segundos o programa já está pronto para ser usado, com um atalho na sua tela de aplicativos. Assim como outros apps, os APKs também pedem permissão de acesso a diferentes “partes” do seu celular, como câmera, armazenamento interno, contatos, entre outros.

Leia também:

Confira ofertas de celulares Android com bom custo-benefício:

Alerta de preço no Zoom

Você sabia que podemos te ajudar ainda mais a comprar um celular no melhor preço? Basta você criar um alerta do produto escolhido no nosso site, que vamos te avisar quando ele estiver em promoção para você fazer sua melhor compra. Confira aqui o vídeo do nosso canal para saber como: