Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

O que é Roaming?

Descubra a importância desse serviço para quem vai viajar.

o que é roaming
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Roaming é um serviço que permite receber e fazer ligações em regiões fora de cobertura da operadora contratada, ou seja, utilizando-se da operadora local.

Quando você tem uma operadora no Brasil e vai viajar para o Canadá, o roaming precisa ser ativado para o seu aparelho funcionar por lá (se você quiser continuar usando o seu chip durante a viagem).

Depois de ativar o roaming, as ligações realizadas nesse outro país poderão ser recebidas ou efetuadas através de um sistema diferenciado, que se utiliza de operadoras intermediárias para o envio e recebimento dessas ligações.

Cada operadora nacional tem uma parceria com operadoras internacionais para esse tipo de situação. Dessa forma, o celular funciona normalmente no país/estado de destino e não é necessário trocar o chip.

Vou viajar, e agora?

Se você for viajar para fora do Brasil e não comprar um chip internacional, precisará ativar o roaming e usar seu celular normalmente. Porém, para utilizar o seu celular (com seu número nacional) são cobradas tarifas diferenciadas, denominadas DSL – deslocamento – e AD – valor adicional de deslocamento, fora o valor da ligação convencional.

Mas lembre-se que isso também ocorre em viagens nacionais. Se você mora no Rio de Janeiro e vai viajar para Fortaleza, as ligações realizadas serão cobradas de maneira diferente (serão mais caras).

Fale com sua operadora de telefonia antes de viajar

Antes de viajar, ligue para a sua operadora e veja qual o seu plano de dados e o que está incluso. Fazendo isso, você evita um futuro problema relacionado ao valor da fatura. Pois toda ligação realizada e mensagem enviada fora do plano de cobertura costuma ser bastante cara.

Além disso, se você não deseja usar o celular para fazer ligações ou mandar mensagens – apenas para filmar e tirar fotos –, deixe-o sempre em modo avião para não ser cobrado por nada.

Como ativar/desativar o Roaming no Android

Para ativar ou desativar o Roaming no seu Android, toque em “Configurações” e, em seguida, vá em “Redes Móveis”. O recurso estará ativado quando a chave estiver verde. Para desativá-lo, ela deve estar na cor cinza.

Como ativar o roaming no Android

Como ativar/desativar o Roaming no iPhone

Para ativar ou desativar o Roaming no seu iPhone, toque em “Ajustes” e vá na opção “Celular”. Em seguida, toque em “Opções de Dados Celulares” e, depois, em “Roaming de Dados”.

Para ativá-lo, toque no botão ao lado para ficar verde. Para desativá-lo, confira se a chave está na cor branca.

 Como ativar o roaming no iPhone

 

Leia também: Como configurar o roteador pelo celular?

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone