Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

O que é root?

Quer saber o que é root? Descubra o que significa, veja as vantagens e desvantagens e se vale a pena fazer.

O que é root
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A palavra inglesa root significa raiz. E no mundo tecnológico, o termo root é usado para caracterizar o processo que permite o uso de um sistema operacional baseado no Unix/Linux como superadministrador.

E como o sistema operacional Android é baseado no Linux, dá para fazer root e administrar todas as funções do smartphone, com acesso à sua "raiz", o que pode trazer diversos benefícios.

Para que serve o root?

Por segurança, os celulares Android vêm com uma proteção, que limita o acesso do usuário comum a alguns dados, como pastas importantes do sistema, por exemplo. Assim, você não corre o risco de excluir ou modificar algo acidentalmente, podendo até fazer com que o smartphone não funcione mais. Mas, fazendo root, o usuário passa a ter controle total de todas as funções do sistema.

Veja preços de celulares Android

Quais as vantagens de fazer root?

Fazer root tem lá as suas vantagens. Por exemplo, é possível até excluir aqueles aplicativos que já vêm instalados e não dá para deletar (bloatwares), ou mesmo ter acesso a certas funções de alguns apps, que só aparecem depois que você faz root.

Outros benefícios são a customização do sistema operacional com a instalação de ROMs, ou ainda fazer overclock do processador, ou seja, modificar o hardware para melhorar o desempenho do aparelho.

Muita gente opta ainda pelo root para poder baixar aplicativos que não são permitidos com o aparelho "bloqueado", como os usados para burlar jogos, dando vidas ou dinheiro infinito, por exemplo.

E quais as desvantagens de fazer root?

Há diversas maneiras de se fazer root em um celular Android, e aí pode morar o perigo. Inclusive, em alguns aparelhos, pode não ser tão fácil assim encontrar a opção, justamente para proteger o usuário de remover essa "proteção" do sistema sem querer. No geral, é preciso usar um programa para fazer root.

Mas é preciso lembrar que também há desvantagens no root. E a principal delas é a possibilidade de acontecer algum problema durante o root, deixando o celular totalmente inutilizável. E mesmo se o root for realizado com sucesso, você pode ter prejuízos baixando aplicativos não seguros, e que deixem o celular com vírus e malwares. Também é bom ressaltar que, ao fazer root, o smartphone perde a garantia de fábrica.

Vale a pena fazer root no Android?

E então, você deve estar se perguntando: devo fazer root no meu smartphone Android? Bem, fazer root definitivamente não é para todos. Para um usuário comum, os riscos não compensam. Mas, para quem é desenvolvedor ou entende muito de tecnologia, e sabe bem o que está fazendo, os benefícios podem compensar.

 

Leia também: O que é um celular Android?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone