O que significa 'megapixels' na câmera do celular?

12, 48, 64 e até 108 megapixels. Entenda como a resolução do sensor influencia na qualidade das suas fotos.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Você sabe o que significa o termo "megapixels" na câmera do celular? Muitas pessoas acabam utilizando essa informação de forma equivocada para medir a capacidade da câmera em entregar fotos com boa qualidade. Mas, na prática, um sensor com mais megapixels não faz, necessariamente a melhor imagem, já que esse não é o único fator determinante.

Para explicar o que é megapixel, como ele impacta no resultado final das suas fotos e por que existem smartphones com sensores de alta resolução (como 108 MP, por exemplo), o Zoom montou este artigo explicativo que trata o tema de uma forma completa e fácil de entender. Acompanhe nas linhas abaixo.

Leia também: Melhor câmera de celular em 2020: veja 15 smartphones para foto e vídeo

Huawei P40 Pro tem sensor de 50 megapixels. (Imagem: Mr.Mikla/Shutterstock)
Huawei P40 Pro tem sensor de 50 megapixels. (Imagem: Mr.Mikla/Shutterstock)

O que é megapixel?

O termo “megapixel” nada mais é que a medida usada para determinar 1 milhão de pixels, ou seja, se alguém te fala que uma câmera tem 12 megapixels, significa que seu sensor consegue capturar 12 milhões de pixels.

Mas você sabe o que é pixel?

Toda imagem digital é composta por milhões de pontos luminosos, pequenos quadradinhos que ficam um do lado do outro, esses são os famosos pixels.

Pixels são pontos luminosos que compõe a imagem. (Titima Ongkantong/Shutterstock)
Pixels são pontos luminosos que compõe a imagem. (Titima Ongkantong/Shutterstock)

Ao aproximar uma imagem o máximo possível, você consegue vê-los, mas, dependendo da resolução, eles não são vistos a olho nu sem nenhum tipo de zoom. Por exemplo, uma imagem com a resolução Full HD é composta de 1.080 linhas de 1.920 pixels, totalizando 2.073.600 pixels na imagem, aproximadamente 2.1 MP, então se você tiver uma câmera com essa quantidade de megapixels, já consegue capturar uma imagem em Full HD.

O que determina a qualidade de uma foto?

Apesar de muitas pessoas julgarem uma câmera pela sua quantidade de megapixels, esse não é o fator determinante para uma foto de qualidade. Uma câmera com pouco mais de 2 MP já é suficiente para se ter uma imagem em Full HD, e mesmo considerando a maior resolução que temos hoje que é acessível para o consumidor, o 4K, ela tem 8.294.400 pixels, ou seja, uma câmera com 9 MP já seria suficiente para tirar uma foto deste tamanho.

É claro que estamos falando de imagens que serão exibidas em meios convencionais, se você é um fotógrafo que precisa tirar fotos para serem impressas em um outdoor, por exemplo, irá precisar de um sensor que capta mais megapixels, para que a imagem fique absurdamente grande e continue com qualidade.

Câmeras do iPhone 11 têm sensores de "apenas" 12 megapixels. (Imagem: Hadrian/Shutterstock)
Câmeras do iPhone 11 têm sensores de "apenas" 12 megapixels. (Imagem: Hadrian/Shutterstock)

Um dos principais fatores que determinam a qualidade de uma imagem é o tamanho do seu sensor: quanto maior ele for, maior é a quantidade de luz que cada pixel será capaz de absorver, o que influencia diretamente na nitidez das fotos. Por isso, um celular intermediário com um sensor de 13 MP não faz fotos melhores do que um iPhone 11 com câmera principal de 12 MP, por exemplo. O sensor presente no smartphone da Apple é maior e consegue captar mais luz, entregando imagens com melhor definição.

Outro ponto importante a se considerar é o pós-processamento das fotos, que é todo o trabalho que o software do aparelho faz na imagem antes de te entregá-la. Não adianta você conseguir imagens grandes, com muitos detalhes e luz, se não conseguir fazer um pós-processamento bom com todas as correções necessárias. Mas o contrário, às vezes, é válido, é possível fazer verdadeiros milagres com um bom software.

108 MP é exagero?

A prova de que megapixels não são o fator mais importante em uma câmera é que muitos celulares avançados de última geração têm sensores de 12 MP e conseguem fotos excelentes, como o iPhone 11 Pro, o Galaxy S20+, entre outros. Essa quantidade já é mais que suficiente para fotos e vídeos em 4K, por isso as empresas apostam em criar bons softwares de pós-processamento e sensores que conseguem captar mais luz, gerando fotos melhores.

Galaxy S20 Ultra tem câmera de 108 megapixels. (Imagem: Framesira/Shutterstock)
Galaxy S20 Ultra tem câmera de 108 megapixels. (Imagem: Framesira/Shutterstock)

Mas se 12 MP já é suficiente, então, um celular com sensor de 108 MP é um exagero? Não necessariamente. É claro que vai depender do seu uso, mas um dos trunfos do Galaxy S20 Ultra, por exemplo, é poder fazer recortes de partes específicas da foto sem grande impacto em qualidade. Além disso, existem celulares que agrupam esses pixels em apenas um para captar mais luz, entregando uma imagem menor, mas com mais detalhes.

O Motorola One Vision, por exemplo, surpreendeu ao trazer para o segmento intermediário uma câmera de 48 megapixels capaz de fazer fotos com ótima definição. Isso se deve ao sensor de 48 megapixels que usa a tecnologia Quad Pixel para oferecer maior sensibilidade à luz.

Ou seja, no fim das contas, muitas empresas só estão usando caminhos diferentes para chegar em um mesmo tamanho de foto, buscando entregar a melhor qualidade possível.