Zoom indica em Celular e Smartphone

Os diversos modos de digitar no celular

Saiba mais sobre os tipos de teclados de celular.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Os celulares, desde que começaram a oferecer funcionalidades muito além de fazer ligações, aperfeiçoaram mais os seus teclados. Antes, nos celulares com teclados alfanuméricos, as letras eram secundárias e escrever no celular era praticamente só para enviar mensagens de texto.

Celular com teclado QWERTYAgora, com celulares que enviam e-mails, navegam na internet e oferecem jogos diferenciados, os teclados precisam ser mais fáceis de usar e ganharam mais importância no aparelho.

Assim, começaram a aparecer também os celulares QWERTY, aquele que se parece com um teclado de computador (e que tem esse nome por causa da ordem das letras na primeira fileira). Esse teclado, mais fácil de digitar, pode ser "físico" ou "virtual".

Os teclados virtuais, nada mais são que teclados que aparecem na tela sensível ao toque. Com o teclado virtual, você digita normalmente, porém, na tela, em vez de em teclas. Existem modelos com teclados numéricos e também no formato QWERTY, dependendo do aparelho. Eles também são chamados de teclado touch.

Para celulares com telas resistivas, é preciso utilizar uma "caneta" para escrever. Isso porque a sensibilidade ao toque desse tipo de tela é menor, sendo necessário não apenas tocar, mas pressionar o dedo ou uma caneta própria para tal função.

Já as telas capacitivas respondem aos toques dos dedos, sem necessidade de qualquer acessório. Essa tecnologia pode ser usada na digitação, mas também em aplicativos, jogos e em toda a utilização do celular. Por isso, os telefones celulares touchscreen não têm muitos botões.

Os celulares com telas capacitivas mais recentes permitem também múltiplos toques na tela, ou seja, são celulares multitouch. Essa tecnologia é bastante útil para jogar no celular, manusear imagens ou lidar com aplicativos mais elaborados, por exemplo.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone