Melhores jogos para Android: confira as opções para jogar em 2021

Gosta de jogos de tiro, sobrevivência ou corrida? Então, conheça os melhores jogos grátis para celular Android em 2021.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 13 min. de leitura.

Compartilhe:

Entre os melhores jogos para Android é possível encontrar opções de diversos gêneros, desde os clássicos RPG até os Battle Royale, que viraram sucesso nos últimos anos. Esses games são uma boa forma de passar tempo no transporte público ou em alguma fila, por exemplo, ou mesmo para se distrair em casa, principalmente, em tempos de pandemia da Covid-19 e isolamento. Como todos funcionam online, é fundamental ter uma boa conexão com a Internet.

Para te ajudar a escolher o game que mais combina com seu estilo, selecionamos os melhores jogos Android em 2021. Embora nem todos tenham sido lançados este ano, são games que se destacam e têm feito sucesso entre os usuários. A maioria dos jogos da lista têm download gratuito, mas alguns oferecem itens para comprar no decorrer das partidas.

Se você quiser conhecer outras opções de games para celular, não deixe de dar uma olhada na nossa lista de jogos online para se divertir com os amigos. Confira também os melhores games de tiro para Android. A seguir, veja os melhores jogos para Android em 2021.

Melhores jogos para Android: lista traz as melhores opções para baixar (Foto: Shutterstock)
Melhores jogos para Android: lista traz as melhores opções para baixar (Foto: Shutterstock)

Melhores jogos para Android no estilo Battle Royale

Battle Royale é um genêro que se tornou um fenômeno nos últimos anos. Os jogos desse estilo misturam elementos de sobrevivência e exploração. Geralmente, dezenas ou centenas de jogadores participam da partida ao mesmo tempo, e eles devem lutar pela sobrevivência enquanto tentam eliminar os inimigos.

Melhores jogos para celular: PUBG Mobile

Um Battle Royale que está entre os jogos para celular de maior sucesso é PUBG Mobile, que já foi baixado mais de um bilhão de vezes. Inclusive, ele é considerado o primeiro jogo do gênero.

No game, 100 jogadores pousam em campo de batalha e precisam encarar uma jornada para sobreviver. Durante as partidas, eles devem procurar veículos, armas e outos itens que os ajudem a eliminar os adversários. Um dos destaques de PUBG Mobile é a variedade de mapas e mecânicas para explorar. Aproveite para conferir também algumas curiosidades e segrados sobre PUBG.

PUBG Mobile é um dos principais jogos Android Battle Royale (Foto: Shutterstock)
PUBG Mobile é um dos principais jogos Android Battle Royale (Foto: Shutterstock)

Para baixar PUBG Mobile na Play Store, é preciso ter um celular com Android 5.1.1 ou superior e, pelo menos, 2 GB de memória disponível. Por isso, a gente recomenda aparelhos com boa capacidade de armazenamento, como o Galaxy A31 e o Redmi Note 9S, que têm 128 GB e ainda aceitam cartão de memória.

Para quem tem um smartphone menos potente, a dica é baixar o PUBG Mobile Lite, versão mais leve que tem gráficos e recursos visuais mais limitados.

Melhores jogos para celular: Free Fire

Free Fire é outro jogo de tiro no estilo Battle Royale que é um grande sucesso mundial. No game, você enfrenta outros 50 jogadores em uma ilha remota e seu objetivo é sobreviver. Para isso, você deve explorar o mapa, se esconder nas trincheiras ou até mesmo ficar invisível. Cada partida dura cerca de 10 minutos, mas o jogo também tem outros modos, como ranqueado, Hora do Rush e Contra Squad.

Free Fire é um dos melhores jogos para Android (Foto: Shutterstock)
Free Fire é um dos melhores jogos para Android (Foto: Shutterstock)

O Galaxy M51 e o Moto G9 Power oferecem bastante bateria para você jogar Free Fire por várias horas. Para baixar o game, basta fazer o download na Play Store. Se você tem dúvidas sobre como jogar, vale dar uma olhada no nosso artigo com todas as dicas para iniciantes no Free Fire.

Melhores jogos para celular: Fortnite

Fortnite também é outro fenômeno entre os jogos Android no estilo Battle Royale. O game reúne até 100 jogadores simultâneos na mesma partida. Para se tornar o último sobrevivente e vencer o jogo, você precisa procurar armas e recursos que te ajudem a continuar vivo, além de atacar outros jogadores.

Apesar de estar entre os melhores jogos para Android, Fortnite não está disponível na loja oficial do Google. Em agosto de 2020, o app foi envolvido em uma polêmica relacionada às diretrizes de pagamento da Play Store e App Store e, por isso, foi removido das lojas. Nesse caso, é preciso fazer o download via APK pelo site da Epic Games. O game é gratuito, mas tem alguns itens pagos.

Fortnite é um dos jogos Android mais populares (Foto: Aline Batista/Zoom)
Fortnite é um dos jogos Android mais populares (Foto: Aline Batista/Zoom)

Se você está em busca de um celular para jogar Fortnite, o Galaxy S20 e o LG Velvet têm tela de ótima qualidade, além de boa ficha técnica. Antes de comprar, vale dar uma olhada nos requisitos mínimos para rodar o game.

Melhores jogos para Android no estilo RPG

Os jogos para celular de RPG têm origem nos chamados "RPGs de mesa", que são jogos de tabuleiro em que é preciso interpretar o papel de um personagem e criar uma narrativa colaborativa. Nesses games, você vai desenvolver seu personagem e viver diversas aventuras com ele.

Melhores jogos para celular: Genshin Impact

Genshin Impact é RPG de ação gratuito que também se passa em um mundo aberto de fantasia. O jogador começa a aventura como um viajante em busca de um irmão perdido, mas pode controlar diversos outros personagens no decorrer do game. No decorrer dessa jornada, você vai explorar algumas regiões repletas de enigmas e realizar missões para conseguir dinheiro.

Genshin Impact não podia ficar fora da lista de melhores jogos Android (Foto: Shutterstock)
Genshin Impact não podia ficar fora da lista de melhores jogos Android (Foto: Shutterstock)

Para jogar Genshin Impact, basta baixar o jogo na Google Play Store em um celular com Android 5.0 ou superior. O download ocupa 462 MB, mas esse número tende a ficar bem maior conforme você for jogando. Por isso, é interessante ter um celular com bastante memória interna, como o Redmi Note 8 Pro e o LG K61, que têm 128 GB.

Melhores jogos para celular: Harry Potter: Wizards Unite

Harry Potter: Wizards Unite é um jogo de RPG para celular que utiliza realidade aumentada. Com inspiração em Pokémon Go, o game traz o universo dos filmes de Harry Potter para o smartphone. Na história, artefatos, criaturas e outros elementos do mundo dos bruxos começam a aparecer no mundo Trouxa.

Harry Potter usa realidade aumentada e está entre os melhores jogos para celular (Foto: Shutterstock)
Harry Potter usa realidade aumentada e está entre os melhores jogos para celular (Foto: Shutterstock)

O jogador, então, deve evitar que os segredos mágicos sejam revelados. Para isso, é preciso escolher um personagem e andar pelo mundo real para encontrar esses itens usando a câmera do próprio celular.O jogo de Harry Potter para smartphones é leve e o download ocupa 78,56 MB. Por isso, deve rodar em smartphones mais básicos, como o Galaxy A11 e o Redmi 9.

Melhores jogos para celular: Saint Seiya Awakening: Os Cavaleiros do Zodíaco

Saint Seiya Awakening é um dos melhores jogos para Android para os fãs da série japonesa de mangá e anime Os Cavaleiros do Zodíaco. Esse RPG revive a saga com paisagens incríveis e gráficos em 3D, além de trazer a trilha sonora original. O game reúne todos os vilões e heróis de Os Cavaleiros do Zodíaco, que devem ser invocados pelo jogador para a luta.

Os fãs do anime vão gostar de reviver os personagens nesse jogo gratuito. O download de Saint Seiya Awakening: Os Cavaleiros do Zodíaco ocupa apenas 99 MB no smartphone, mas a gente recomenda que você tenha um aparelho com tela de boa qualidade para aproveitar melhor os gráficos, como o Poco X3 NFC, que tem display Full HD+ com taxa de atualização de 120 Hz.

Melhores jogos para celular: Roblox

O Roblox não é bem um jogo, mas sim uma plataforma de games 3D. Ele é considerado um MMORPG, porque utiliza elementos dos jogos RPG, mas tem diversos jogadores simultâneos.

Roblox é baseado em mundo aberto e permite que os usuários desenvolvam seus próprios jogos Android. Por isso, depois de fazer um cadastro, você pode escolher se vai se aventurar em um dos milhares de mundos já disponíveis no aplicativo ou se vai criar a sua própria produção. Independente da escolha, o jogo oferece várias possibilidades de personalização do avatar e promete muita diversão.

Roblox é considerado um grande hit (Foto: Shutterstock)
Roblox é considerado um grande hit (Foto: Shutterstock)

Para baixar o Roblox no celular Android, basta acessar a Google Play Store. O game roda em celulares com Android 4.4 ou superior e o download ocupa apenas 94 MB. Vale ressaltar que ele vai ocupar mais espaço conforme você for jogando. De qualquer forma, o game deve funcionar bem até mesmo em celulares mais baratos, como Moto G8 Power e Galaxy A30s.

Melhores jogos para Android de ação

Os jogos para celular de ação reúnem vários clássicos que já fazem sucesso há tempos nos videogames. Nesses games, você precisa pensar e agir rapidamente para passar pelos desafios impostos. Geralmente, os jogadores fazem uso de armas e lutas, mas também precisam resolver alguns conflitos estratégicos.

Melhores jogos para celular: Call of Duty: Mobile

Call of Duty: Mobile é a adaptação do tradicional jogo de tiro Call of Duty em versão gratuita para celulares. O game oferece diversos modos de jogo, como Battler Royale, Multijogador e Mapas Clássicos, além de trazer personagens icônicos do Call of Duty: Black Ops e do Modern Warfare. Por isso, é um dos jogos Android de maior sucesso atualmente.

CoD Mobile leva o universo do game de tiro para os jogos para Android (Foto: Shutterstock) 
CoD Mobile leva o universo do game de tiro para os jogos para Android (Foto: Shutterstock) 

Para jogar CoD: Mobile, é preciso ter um celular com Android 4.3 ou superior e pelo menos 2 GB disponíveis. Nossa dica é investir em um modelo com display de alta qualidade, para aproveitar bem todos os gráficos e ter maior sensação de imersão. O Galaxy S21 e o Motorola Edge Plus são exemplos de modelos com tela de boa resolução.

Melhores jogos para celular: Brawl Stars

Nesta lista de melhores jogos para Android, não poderia faltar Brawl Stars. O jogo de ação coloca dois times de três jogadores em uma grande arena. De maneira cooperativa, eles disputam por pedras preciosas que aparecem no cenário. Para isso, é preciso criar uma estratégia e atacar o time adversário. O game oferece diversos modos de jogo e vai liberando novas habilidades com o decorrer das partidas.

Brawl Stars também está disponível para baixar na Google Play Store. Entre os requisitos, é preciso ter Android 4.3 e pelo menos 150 MB disponíveis para o download. O Galaxy A71 e o Zenfone Max Pro (M2) têm boas especificações para rodar o game sem travamentos.

Melhores jogos para celular: GTA: San Andreas

Outra opção de um tradicional game de tiro e que está entre os melhores jogos para Android é GTA: San Andreas. Essa é uma resmasterização do jogo original, que fez sucesso nos anos 2000. Na história, o personagem Carl Johnson tenta salvar sua família e tomar o controle das ruas de San Andreas, uma cidade que vem sendo destriúda por diversos problemas, como drogas e corrupção.

GTA: San Andreas está entre os melhores jogos para celular de ação (Foto: Shutterstock)
GTA: San Andreas está entre os melhores jogos para celular de ação (Foto: Shutterstock)

GTA: San Andreas para Android é um jogo pago. Você pode ver todos os detalhes de como baixar GTA no celular neste outro artigo. A gente recomenda um celular com bastante bateria, como o Galaxy M31 e o Moto G30, para você aproveitar essa aventura por bastante tempo.

Melhores jogos para Android de sobrevivência

Como o nome já sugere, nesses jogos de celular, você precisa sobreviver. Normalmente, o jogador tem poucos recursos e precisa enfrentar uma série de desafios. Uma característica interessante é que nem sempre eles têm um fim ou objetivo definido.

Melhores jogos para celular: Among Us

Among Us está entre os jogos Android que viraram fenômeno no último ano e não poderia ficar de fora desta lista. O game dE sobrevivência é do estilo multiplayer e reúne entre 4 e 10 jogadores que ser reúnem em uma nave para decolar. No entanto, uma dessas pessoas é um impostor que tem a missão de matar todos os outros. Os jogadores devem se defender ou acusar os demais para não serem expulsos da nave.

Among Us é sucesso entre os jogos Android (Foto: Shutterstock)
Among Us é sucesso entre os jogos Android (Foto: Shutterstock)

O requisito para jogar Among Us é ter um celular Android com versão 4.4 ou superior. Por isso, ele deve rodar com tranquilidade até mesmo em intermediários mais simples, como LG K52 e Moto G9 Play. Veja nesta lista outros modelos de smartphones baratos para baixar Among Us.

Melhores jogos para celular: Minecraft

Além de ser sucesso nos computadores e videogames, Minecraft também está entre os melhores jogos Android. No game, os jogadores exploram um mundo aberto que é formado por blocos em 3D. As possibilidades são infinitas: você pode construir casas, castelos, criar armas para lutar contra os inimigos, explorar o mundo e sobreviver ou cooperar e competir contra outros jogadores.

Minecraft também está disponível na Play Store, mas os requisitos variam conforme o dispositivo. Vale ressaltar que esse é um jogo para celular pago. Veja como baixar e instalar Minecraft no seu smartphone.

Se você quiser um bom celular, para garantir que o jogo vai rodar bem, vale dar uma olhada em modelos como o Galaxy A51 e o Redmi Note 9. Ambos têm tela grande, memória RAM de 4 GB e armazenamento de 128 GB.

Melhores jogos para Android de corrida

Em jogos de corrida, você pode competir contra o tempo ou contra outros jogadores. Esses games oferecem os mais variados tipos de corridas, sejam de carros ou até de barcos. Normalmente, os controles são mais simples, mas é preciso ter concentração para evitar batidas.

Melhores jogos para celular: Asphalt 9: Legends

Asphalt 9: Legends faz parte da famosa franquia de games de corrida e é um dos melhores jogos Android para quem gosta desse estilo. O jogo é do tipo arcade e promete uma experiência de corrida super-realista, com carros detalhados e visual em 3D. Um de seus destaques é variedade de veículos disponíveis, que podem ser personalizados de acordo com o gosto do jogador.

Asphalt 9 é um dos melhores jogos para Android de corrida (Foto: Shutterstock)
Asphalt 9 é um dos melhores jogos para Android de corrida (Foto: Shutterstock)

Para aproveitar melhor os excelentes gráficos de Asphalt 9: Legends, vale apostar em um celular que tenha tela com taxa de atualização acima de 90 Hz, como o Moto G 5G Plus e o Galaxy Note 20.

Melhores jogos para celular: Mario Kart Tour

Mario Kart Tour é um dos melhores jogos para Android para os fãs da tradicional franquia Mario Kart. O game de corrida tens pistas inspiradas em locais reais e nas favoritas da série. Além disso, oferece um modo multijogador, que permite desafiar os amigos, e tem itens colecionáveis, colo pilotos, veículos e planadores, que ajudam a melhorar seu desempenho no jogo.

Mario Kart Tour está disponível para baixar gratuitamente na Google Play Store. O download ocupa 140 MB. Por se tratar de um jogo leve, deve rodar bem na maioria dos intermediários, desde o Moto G20, que é mais barato, até o Galaxy A52, mais potente.

Melhores jogos para Android de esportes

Os jogos de esporte para baixar no celular costumam simular os jogos esportivos tradicionais. Embora as competições de futebol sejam as mais populares, é possível encontrar games de diversas outras modalidades, como basquete, golfe, tênis, entre outros.

FIFA Futebol é um dos melhores jogos para Android de esporte (Foto: Shutterstock)
FIFA Futebol é um dos melhores jogos para Android de esporte (Foto: Shutterstock)

Melhores jogos para celular: FIFA Futebol

Para os fãs de esportes, FIFA Futebol é um dos melhores jogos para celular grátis. O game traz elementos da tradicional franquia de futebol para o smartphone. Você pode montar seu Ultimate Team ou jogar com seu time favorito.

Além disso, o jogo tem ligas famosas, como UEFA Champions League e a UEFA Europa League, e ídolos do futebol, como Pelé e Maradona. Você ainda pode desafiar seus amigos em partidas em tempo real.

O download de FIFA Futebol ocupa apenas 92 MB no smartphone, mas vale investir em um aparelho com boa tela, mesmo sendo intermediário. É o caso do Galaxy S20 FE, que tem painel Super AMOLED com resolução Full HD+.

Melhores jogos para celular: eFootball PES 2021

Outro jogo esportivo que está entre os melhores jogos para Android é PES 2021, que traz sua essência dos videogames para o celular. O game tem diversos clubes grandes da Europa licenciados, como Barcelona, Manchester United e Juventus, permitindo que você jogue com diversos craques.

Além disso, ele conta com partidas online em tempo real e recebe atualizações ao vivo semanais, que prometem criar uma experiência mais autêntica.

PES 2021 é um jogo bastante pesado e seu download ocupa 1,9 GB. Por isso, a gente recomenda que você tenha um celular com bastante quantidade de memória RAM e armazenamento, como o Moto G100.

Melhores jogos para Android de estratégia

Os games de estratégia não poderiam ficar de fora desta lista de melhores jogos para Android. Eles exigem muita habilidade dos jogadores para planejar sua vitória e tomar decisões.

Melhores jogos para celular: Hearthstone

Hearthstone é um jogo de cartas em que o jogador precisa colecionar diferentes cards, que oferecem habilidades extraordiárias. Então, eles devem construir decks de cards a partir dos herois do universo de Warcraft. O game conta com diversos modos de jogo, como Duelo, para enfrentar amigos, Arena, que oferece diversas recompensas, e Aventura, que libera novas cartas, entre outros.

Hearthstone é um jogo com download gratuito que ocupa 241 MB no celular Android. Para aproveitar bem o game, recomendamos celulares intermediários como o Galaxy A32 e o Redmi Note 10, que vão oferecer bom desempenho.

Melhores jogos para celular: League of Legends: Wild Rift

League of Legends, conhecido como LoL, é um dos jogos de estratégia mais famosos no mundo e também ganhou uma versão para celulares. League of Legends: Wild Rift oferece uma jogabilidade parecida com o game para PC. Os jogadores controlam um personagem e têm como objetivo destruir o Nexus da equipe rival.

Wild Rift leva o universo de LoL para os jogos para Android (Foto: Shutterstock)
Wild Rift leva o universo de LoL para os jogos para Android (Foto: Shutterstock)

League of Legends tem download gratuito na Play Store. O tamanho do game varia conforme o dispositivo, mas vale investir em um aparelho com bastante memória RAM para conseguir um bom desempenho. É o caso do Moto G60 e do Galaxy A72, que contam com 6GB. Antes de começar a jogar, veja as principais dicas para se dar bem em LoL Mobile.

Se você estiver em busca de um celular novo para aproveitar os jogos Android desta lista, vale dar uma olhada na nossa seleção com os melhores celulares de 2021, que inclui modelos de diversas marcas e preços. Para quem quer economizar, a dica é conferir essa lista com aparelhos baratos que rodam bem games. Já quem usa muito o telefone para jogar, pode investir em um modelo gamer, que oferece mais potência. Veja os melhores celulares gamers da atualidade.