Podcast: o que é, dicas de como criar o seu e onde escutar

Descubra o que é podcast, uma ótima forma de passar o tempo ou se informar. Saiba onde ouvir os melhores e o que você precisa para fazer o seu próprio.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

Podcast é uma palavra que se torna cada vez mais popular, principalmente nas redes sociais, e por um bom motivo. Esse conteúdo em áudio pode ser ouvido quando e onde quiser e pode abordar qualquer tema. E, é claro, você também pode produzir o seu.

Se você ainda não sabe direito o que é um podcast ou até já se interessou, mas não sabe por onde começar, o Zoom está aqui para ajudar. Aaprenda de vez tudo que precisa saber sobre o assunto, desde onde encontrar os melhores podcasts até como fazer o seu próprio!

Nesse artigo, você vai ler sobre os seguintes assuntos relacionados a podcast:

  • o que é podcast;
  • onde escutar podcasts;
  • exemplos de podcasts brasileiros;
  • como fazer um podcast;
  • produtos para ajudar você a produzir ou escutar um podcast.
A popularidade do podcast cresceu nos últimos anos (Foto: Shutterstock/LightField Studios)
A popularidade do podcast cresceu nos últimos anos (Foto: Shutterstock/LightField Studios)

O que é podcast?

Entenda o que significa podcast abaixo!

Podcast é uma forma de conteúdo em áudio que utiliza a internet como base. Apesar de ser similar a um rádio, o grande diferencial é que os programas são gravados previamente e publicados depois. Ou seja, é um conteúdo sob demanda, que você escolhe o quê, quando e onde ouvir.

Esse nome veio da união da sigla de “Personal On Demand" (que pode ser traduzido como “pessoal sob demanda”), retirado do aparelho iPod, com a palavra “broadcasting” (“transmissão” ou “radiofusão”). O termo começou a ser usado para conteúdos de áudio sob demanda no início dos anos 2000. No Brasil, o primeiro foi o "Digital Minds", de Danilo Medeiros, no ar de 2004 a 2006.

A popularização do podcast veio com o tempo, com um crescimento maior nos últimos anos. Antes, costumavam dizer que a TV e depois a internet acabariam com mídias de áudio como rádio. Mas não foi isso que aconteceu. Com as rotinas apressadas, conteúdos que não exigem que você leia um texto ou veja uma imagem são ótimos para coordenar com as tarefas rotineiras, como arrumar a casa ou dirigir a caminho do trabalho.

A diversidade do conteúdo dos podcasts também foi outro motivo de sua popularidade. É uma ferramenta que pode ser usada para tudo, desde passar notícias e transmitir conhecimento até compartilhar curiosidades simples e falar de assuntos descontraídos. Música, cinema, jogos, religião, comédia, ciências, política, economia, esportes, qualquer assunto pode render um podcast.

Onde escutar podcasts?

Veja opções de plataformas para ouvir seus podcasts

Spotify é uma das plataformas mais usadas para ouvir podcast (Foto: Reprodução/Zoom)
Spotify é uma das plataformas mais usadas para ouvir podcast (Foto: Reprodução/Zoom)

Você pode ouvir os melhores podcasts de várias formas. Alguns têm seus próprios sites e a forma de ouvir os programas é direto na página deles, precisando estar online e no site para ouvir. Outros usam plataformas de áudio como base. Plataformas de vídeo, como Youtube, também são lares de alguns podcasts, principalmente os que também filmam os participantes no estúdio.

A última opção são os aplicativos agregadores, que juntam vários podcasts em uma única plataforma preparada para este fim. Alguns ainda permitem que baixe o programa para ouvir offline depois, sendo ideal para quem não perde um episódio dos seus podcasts favoritos. Confira abaixo dicas dos maiores sites e aplicativos que você pode usar para escutá-los.

Podcasts da Globo

A Globo, gigante do ramo de mídia, entrou no mundo dos podcasts com várias produções diferentes. No G1, eles são voltados para as notícias do dia a dia. No Globo Esporte, os assuntos são as partidas esportivas e novidades sobre os atletas ou clubes específicos. No Gshow, os podcasts são mais leves para o entretenimento. Já os podcasts da Rádio Globo usam a experiência da rádio em vários programas, de notícias até esporte e música.

Spotify Podcast

O Spotify é conhecido por ser uma plataforma de música, mas nos últimos anos também passou a receber podcasts. Hoje, o Spotify Podcast tem até ferramentas que ajudam os produtores de conteúdo a começarem seu próprio programa. Já para escutá-los, você pode tanto conferir os episódios mais novos dos melhores podcasts na página principal ou buscar por podcasts específicos dentre vários temas.

Google Podcasts

O Google também não ficou de fora do crescimento dos podcasts e criou seu próprio agregador de podcast. Nele, você pode buscar programas entre diversos assuntos e adicionar os seus favoritos para acompanhar os episódios novos tanto pelo site do Google Podcasts quanto pelo aplicativo para celulares Android.

Apple Podcasts

Para quem tem dispositivos da Apple, a plataforma para ouvir os melhores podcasts é o agregador de próprio da marca. O Apple Podcasts está disponível como aplicativo para iOS ou como parte do iTunes.

Podcasts da USP

Para quem busca especificamente por podcasts educativos de várias áreas, o Jornal da Universidade de São Paulo (USP) possui um site específico para seus podcasts. Nele você pode encontrar podcasts com informações confiáveis sobre ciência, tecnologia, cultura, atualidades, entre outros.

Melhores podcasts

Flow Podcast, Café da manhã e cia. estão entre a lista de principais opções no Brasil

Com convidados novos a cada episódio, Flow Podcast está entre os podcasts brasileiros mais populares atualmente (Foto: Reprodução/Zoom)
Com convidados novos a cada episódio, Flow Podcast está entre os podcasts brasileiros mais populares atualmente (Foto: Reprodução/Zoom)

Graças à popularidade dos podcasts, não faltam opções de bons programas para ouvir. Se você não sabe por qual começar, vale a pena começar pelos maiores e melhores podcasts brasileiros. Confira a lista com dez sugestões com os melhores podcasts para você ouvir para se entreter ou até se inspirar.

Flow Podcast

Flow Podcast se define como uma conversa de bar com total liberdade de pautas e opinião. A cada episódio, os apresentadores do Flow Podcast, Bruno "Monark" Aiub e Igor "3K" Coelho, conversam com um convidado, que vão desde artistas até políticos. O Flow Podcast é transmitido ao vivo de segunda a sexta no Youtube, Twitch e Facebook.

Café da Manhã

Café da Manhã é um dos podcasts do jornal "Folha de São Paulo". Ele entrou ao ar em janeiro de 2019 com parceria com o Spotify e tem episódios matinais de segunda a sexta. Os jornalistas Magê Flores, Maurício Meireles e Bruno Boghossian apresentam o programa e falam sobre as principais notícias do dia. É um dos melhores podcasts para se informar logo cedo. O podcast está no Spotify Podcast e também no site dentro da Folha de São Paulo.

Anticast

Anticast é um podcast já tradicional que está no ar desde 2011. Começou com foco na área do design e da comunicação, mas com o tempo abriu para assunto mais amplos, principalmente com discussões políticas, sociais e culturais. Hoje em dia o podcast é formado por Marcos Beccari, Zamiliano, Rafael Ancara e Giselle Camargo. O Anticast é semanal, com episódios novos às quintas nas plataformas Spreaker, Spotify Podcast e Apple Podcasts.

Xadrez Verbal

Xadrez Verbal é um podcast que começou como blog e depois migrou para o formato de áudio, na qual conquistou mais audiência. Apresentado pelos historiadores Matias Pinto e Filipe Figueiredo, Xadrez Verbal é um dos melhores podcasts sobre história e geopolítica, sempre trazendo informações importantes para entender o mundo de hoje. Xadrez Verbal está no Spotify Podcast, no Apple Podcasts e no Central 3 com episódios semanais aos sábados.

Braincast

Braincast é o podcast da B9 que nasceu como conteúdo para profissionais de marketing, mas que se expandiu para temas mais abertos sobre criatividade, negócios, inovação e tecnologia. Cada episódio traz uma nova discussão aprofundada sobre um tema relevante e atual sob o comando do Carlos Merigo. O Braincast é semanal com episódios às quintas no Spotify Podcast, Amazon Music, Google Podcasts e Apple Podcasts.

Dragões de Garagem

O Dragões de Garagem é um dos melhores podcasts especializados em ciências. Ele foi criado em 2012 pelos biólogos Luciano Queiroz e Lucas Camargos com objetivo de falar sobre ciência de forma mais simples e informal. Com os anos a equipe cresceu e cada episódio traz aprendizado e debate sobre um assunto. Os episódios são bissemanais e estão no site do Dragões de Garagem e também no Spotify Podcast, Google Podcasts e Apple Podcasts.

Revolushow

Revolushow é um podcast de política com foco em movimentos sociais e valorização dos trabalhadores. Em cada programa, Zamiliano, João Carvalho, Larissa Coutinho, Poderoso Porco e Diego Miranda discutem sobre um assunto em questão. Novos episódios do Revolushow costumam ser lançados às quintas no Spreaker, Spotify Podcast, Google Podcasts e Apple Podcasts.

Nerdcast

O Nerdcast é um dos melhores podcasts e também um dos mais longos. No ar desde 2006, o Nerdcast é derivado do canal Jovem Nerd e apresentado por Alexandre Ottoni e Deive Pazos. Como o nome bem indica, esse é um podcast voltado para assuntos nerds, como séries, quadrinhos e jogos. Você pode ouvir aos novos episódios todas as sextas no site do Nerdcast e nas plataformas Spotify Podcast, Google Podcasts, Deezer e Apple Podcasts.

Medo e Delírio em Brasília

O podcast Medo e Delírio em Brasília fala sobre a política atual brasileira, discutindo e analisando as notícias atuais do governo. Ideal para entender o que está acontecendo no país hoje em dia. Novos episódios saem toda terça e sexta na Central 3.

Escriba Café

O Escriba Café é um dos melhores podcasts em termos de produção. No ar desde 2005 sob o comando de Christian Gurtner, o Escriba Café vai a fundo em momentos e figuras da história da humanidade. Os episódios são todos muito bem produzidos, desde a pesquisa até a sonoplastia. Por causa disso, o Escriba Café não tem uma periodicidade certa. Você pode ouvir o podcast no Spotify Podcast, Google Podcasts, Deezer e Apple Music.

Como fazer um podcast

Aprenda como fazer um podcast próprio com dicas e ferramentas importantes

É possível fazer um podcast dentro de casa com poucos recursos (foto: Shutterstock/Andrei Diachenko)
É possível fazer um podcast dentro de casa com poucos recursos (foto: Shutterstock/Andrei Diachenko)

Assim como ouvir podcast é prático, fazer um também pode ser bem simples. Por ser um conteúdo de áudio, você não precisa de câmeras, iluminação ou um bom cenário. Ainda assim, existem alguns pontos que você precisa ficar atento para criar conteúdo de áudio. Por isso, veja abaixo as dicas do Zoom para aprender como fazer um podcast.

Etapa 1: planejamento. Os melhores podcasts não surgiram do nada. Eles foram pensados e planejados antes de sair do papel. Você precisa pensar que tema quer falar e qual vai ser a abordagem do tema e o público almejado. Além disso, é bom montar um roteiro, ainda que livre, do programa, para garantir que vai abordar os pontos principais e ficar dentro do tempo proposto.

Etapa 2: gravação. Gravar o programa é o momento mais importante, não só porque é o momento da produção de fato como certos erros e falhas técnicas podem significar trabalho perdido ou de qualidade inferior. Por isso, o importante é que os participantes tenham bons microfones e que gravem em local isolado e sem barulho externo. Como ferramenta de gravação, escolha uma que sirva para gravação e edição de áudio, como Audacity, Adobe Audition, Anchor, etc.

Etapa 3: edição. De forma geral, podcasts são programas gravados e publicados posteriormente. Por isso, eles podem – e muitas vezes devem – ser editados. Na edição, você pode fazer ajustes, como aumentar ou reduzir áudio de algum participante, adicionar sonoplastia e amenizar ruídos. Em relação ao conteúdo, você pode remover uma conversa que não agregou ou tirar “silêncios”, mas cuidado para não ficar artificial ou cortado demais.

Etapa 4: publicação. O último passo é a publicação. Você deve escolher um dos aplicativos ou agregadores de podcasts, como Spotify, Sound Cloud, Deezer, entre outros. A maioria deles é totalmente gratuito, então você pode escolher o que se adapta melhor ou mesmo publicar em mais de um. Não esqueça de divulgar seu podcast para o mundo usando as redes sociais, já que somente assim ele poderá chegar em mais ouvintes.

Produtos para produzir ou escutar um podcast

Veja dicas de produtos para aproveitar os podcasts ou produzir o seu da melhor maneira

A essência de qualquer podcast é o áudio. Assim, seja para aproveitar o áudio profundamente, seja para fazer um podcast de qualidade, é fundamental ter as ferramentas certas. Por isso, confira as recomendações do Zoom de produtos para produzir e/ou escutar podcasts.

Smartphone: para ouvir podcasts quando e onde quiser

Abaixo, algumas ofertas de celulares com bom custo-benefício para ouvir podcasts:

Fones de ouvido: para ouvir bem cada palavra dos seus podcasts favoritos

Abaixo, selecionamos alguns bons fones de ouvido para escutar os seus programas preferidos:

Quer saber mais sobre esse produto? Leia nosso review completo sobre o JBL Tune 110, fone que tem design simples, som de qualidade e preço baixo.

Quer conhecer o produto em detalhes? Confira o artigo onde trazemos as nossas impressões sobre o Galaxy Buds Live, fone que tem encaixe perfeito e áudio de qualidade.

Se interessou por esse produto? Nesse artigo, trazemos tudo sobre o JBL Tune 500BT, headphone que tem graves potentes e bom custo-benefício

Notebooks: para gravar e editar podcasts sem dificuldades

Abaixo, apresentamos ofertas boas de notebooks para gravar e editar seu programa:

Microfone: para fazer podcast com áudio de qualidade

Encontrou o produto que deseja para produzir seu podcast da melhor maneira? Crie um Alerta de Preço e receba notificações quando ele chegar no valor que deseja pagar ou perto disso. Saiba como abaixo em nosso canal do Youtube!