Marcas de celulares: qual é a melhor?

Veja a história das principais marcas de celulares do mundo.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 14 min. de leitura.

Compartilhe:

Na hora de comprar um smartphone novo, muitos usuários se perguntam: qual a melhor marca de celular? Usar como critério de escolha o histórico positivo das fabricantes é uma estratégia dos consumidores e, para te ajudar, o Zoom preparou um post para te contar um pouco mais sobre as principais marcas de celulares.

Vamos falar da Apple, Samsung, Xiaomi, Motorola, Huawei, Realme, Google, OnePlus, Nokia, Sony, Asus e LG, mostrando um pouco de suas histórias e principais características. Além de apresentar as melhores marcas de celulares, também vamos indicar algumas opções de smartphones que vendem seus aparelhos aqui no Brasil.

Melhores marcas de celular: conheça as principais fabricantes atualmente (Foto: Shutterstock)
Melhores marcas de celular: conheça as principais fabricantes atualmente (Foto: Shutterstock)

Abaixo, listamos as marcas de celulares citadas nesse artigo. Ao clicar no nome de cada uma delas, você é levado para o texto que fala de sua história e diferencias.

Marcas de celulares preferidas dos brasileiros

No Brasil, existem quatro marcas que "dominam" a maior parte do mercado de venda de smartphones: Xiaomi, Samsung, Apple e Motorola. No nosso ranking dos celulares mais vendidos de 2020, a Xiaomi liderou com o Redmi Note 8, que continua fazendo sucesso em 2021.

A Apple apareceu logo em seguida com o iPhone 11, que foi o celular mais vendido no terceiro trimestre de 2020 em todo o mundo, de acordo com pesquisas do Canalys. Já a Samsung emplacou três modelos em sequência no top 5 no ano passado: Galaxy A51, Galaxy A71 e Galaxy A30s. A Motorola veio logo depois com o Moto G8 Play e Moto G8 Plus, seguida do Galaxy S10 Plus.

De forma geral, essas fabricantes combinam boas especificações e aparelhos em diversas faixas de preço. Por isso, aparecem como as melhores marcas de celulares no Brasil. Para continuar acompanhando os smartphones preferidos dos brasileiros, confira os celulares mais vendidos de 2021 aqui no Zoom. Essa lista é atualizada mês a mês com os modelos de maior sucesso.

Apple

Apple possui celulares bonitos e com bom desempenho e está sempre entre as melhores marcas de celular (Foto: Framesira / Shutterstock.com)
Apple possui celulares bonitos e com bom desempenho e está sempre entre as melhores marcas de celular (Foto: Framesira / Shutterstock.com)

A Apple foi fundada em 1976, mas só lançou o primeiro iPhone apenas em 2007, 14 anos atrás. Steve Jobs e companhia trabalharam 30 meses no celular e gastaram mais de 150 milhões de dólares em sua criação, valor que rapidamente se pagou, já que o primeiro iPhone chegou a 6,1 milhões de unidades vendidas.

De lá para cá, a empresa tem lançado ao menos um modelo de iPhone a cada ano, sempre atualizando seus recursos, funções e até mesmo visual. Em 2013, a fabricante adotou a estratégia de lançar mais de um iPhone por ano para que os consumidores pudessem escolher os aparelhos de acordo com necessidades específicas.

Ao todo, foram 28 iPhones produzidos até hoje, sendo a maioria deles um sucesso de vendas. O grande diferencial dos aparelhos perante a concorrência é o iOS, sistema operacional que também é da Apple e é feito "sob medida" para os celulares, o que torna a experiência única e mais fluída, já que a empresa sabe qual hardware irá rodar o SO.

Diferente de outras marcas, a Apple sempre lança celulares com as melhores configurações do ano, por isso os modelos acabam não sendo tão acessíveis, principalmente aqui no Brasil. A empresa é elogiada pelo seu excelente atendimento pós-compra, principalmente quando é para resolver problemas relacionados a mau funcionamento dos iPhones. Por isso, está entre as melhores marcas de celular no país.

Opções de iPhones para comprar em 2021:

Confira as listas com os melhores iPhones:

Samsung

Qual melhor marca de celular? A Samsung certamente está no páreo (Foto: Chikena / Shutterstock.com)
Qual melhor marca de celular? A Samsung certamente está no páreo (Foto: Chikena / Shutterstock.com)

A Samsung é uma das principais rivais da Apple no mercado de smartphones e também é referência quando se fala em melhores celulares. A fabricante sul-coreana foi fundada em 1938 e lançou o seu primeiro smartphone em 2009, o Samsung i7500. Ele tinha uma tela de 3,2 polegadas sensível ao toque, câmera de 5 MP e oferecia serviços do Google.

A Samsung não parou mais de produzir aparelhos e lança dezenas de modelos todos os anos. A empresa adotou uma estratégia de ter celulares para os mais diversos públicos, desde aqueles que buscam opções básicas e baratas, até os usuários mais exigentes que querem o que há de melhor no mercado. Por isso, é referência entre as marcas de celulares.

Para isso, a Samsung passou a dividir seus aparelhos em linhas. A linha Galaxy A é a mais diversificada, pois conta com celulares básicos, intermediários e modelos que chegam perto dos avançados. Os modelos Galaxy S são os premium da empresa e sempre chegam com uma ficha técnica potente e funções de última geração.

Já a linha Galaxy Note é indicada para quem busca modelos mais “executivos” e se diferencia das outras por ter a S Pen, caneta inteligente da Samsung. A fabricante sul-coreana também tem a família Galaxy M, que são modelos intermediários vendidos apenas de forma online, e a linha Galaxy Fold, de celulares dobráveis.

Opções de celulares Samsung para comprar em 2021:

Confira artigos sobre celulares da Samsung:

Xiaomi

Qual melhor celular? Xiaomi tem aparelhos que se credenciam na briga (Foto: 8th.creator / Shutterstock.com)
Qual melhor celular? Xiaomi tem aparelhos que se credenciam na briga (Foto: 8th.creator / Shutterstock.com)

A Xiaomi ganhou muita popularidade nos últimos anos por ser uma marca chinesa que faz celulares com um excelente custo-benefício. Eles estão no mercado desde 2010, pouco tempo se comparado as marcas anteriores. O primeiro smartphone da fabricante foi o Mi-1, lançado em 2011, mas aqui no Brasil o primeiro modelo (Redmi 2) só chegou em 2015.

Apesar de ser "nova", a Xiaomi já é uma das fabricantes de smartphones que mais vendem no mundo. Assim como a Samsung, a marca chinesa possui modelos voltados para vários públicos e sempre busca oferecer as mesmas tecnologias e qualidades que as outras marcas, porém por um preço menor. Por isso, é considerada uma das melhores marcas de celular. Aqui no Brasil, a empresa já era popular antes mesmo de atuar de forma oficial e muitos usuários já compravam via importação.

Atualmente, a Xiaomi possui três linhas principais, a Redmi Note, Mi Note e Mi, essa última que tem alguns dos melhores celulares da empresa. É válido destacar que a marca já atua oficialmente no Brasil em parceria com a DL. A propósito, nós testamos o Redmi Note 8, intermediário de sucesso da empresa. Você pode conferir nossas impressões no review do Redmi Note 8.

Opções de celulares Xiaomi para comprar em 2021:

Confira artigos sobre Xiaomi e outros celulares chineses:

Motorola

Qual a melhor marca de celular? Para muitos brasileiros, a Motorola é queridinha (Foto: N.Z.Photography / Shutterstock.com)
Qual a melhor marca de celular? Para muitos brasileiros, a Motorola é queridinha (Foto: N.Z.Photography / Shutterstock.com)

A Motorola já está no mercado de telecomunicações há 92 anos e foi a criadora do primeiro celular do mundo, o DynaTAC 8000, em 1983. De lá para cá, a marca continuou a investir neste mercado e, em 2011, foi comprada pela Google, que três anos depois vendeu a Motorola para a Lenovo, atual dona da marca.

A empresa fez muito sucesso em 2014 com o Moto G, linha de celulares que está ativa até hoje, sendo um hit entre os brasileiros. Os celulares da fabricante costumam atender melhor aqueles consumidores que buscam aparelhos intermediários de entrada e intermediários com um bom preço. Por isso, costuma ser destaque entre as marcas de celulares.

Recentemente, a Motorola lançou novidades como o Moto G100, o mais premium dessa linha. Nós testamos o modelo aqui no Zoom. Veja nossas impressões no review do Moto G100. Aproveite para conferir também os reviews do Moto G9 Power, do Moto 5G Plus e do Moto G60.

Opções de celulares da Motorola aqui no Brasil:

Veja outros artigos sobre celulares Motorola:

Realme

Qual melhor celular? O tempo dirá se a Realme vai conquistar o coração dos brasileiros (Framesira / Shutterstock.com)
Qual melhor celular? O tempo dirá se a Realme vai conquistar o coração dos brasileiros (Framesira / Shutterstock.com)

A Realme começou no mercado em 2010, como uma submarca da Oppo, fabricante de celulares muito famosa no mercado asiático. Em 2018, o ex-vice-presidente da Oppo deixou a empresa e fez da Realme uma marca independente de celulares.

Ela é a marca mais "jovem" da nossa lista e começou a ganhar holofotes em 2020 com alguns modelos de smartphones intermediários com ótimo custo-benefício. Para os brasileiros, a Realme começou a ser uma opção de compra no fim de 2020, que foi quando a empresa anunciou que estaria vindo oficialmente para o país.

Em janeiro de 2021, a Realme estreou oficialmente no mercado brasileiro e atualmente conta com um catálogo interessante de modelos, incluindo o Realme 6, Realme 7, Realme 7 Pro, Realme XT, entre outros.

Apesar de a ficha técnica dos celulares não ser muito diferente da concorrência, os celulares Realme se destacam pelo visual elegante, que os fazem parecer modelos top de linha.

Opções de smartphones da Realme para comprar no Brasil:

Confira artigos sobre celulares Realme:

Huawei

A Huawei tem modelos de celular de última geração no quesito câmera (Foto: Framesira / Shutterstock.com)
A Huawei tem modelos de celular de última geração no quesito câmera (Foto: Framesira / Shutterstock.com)

Outra fabricante chinesa que ganhou destaque e ficou entre as melhores marcas de celular nos últimos anos foi a Huawei. A empresa foi fundada em 1987 e tem o foco em equipamentos de telecomunicações, como, por exemplo, aparelhos necessários para emissão de sinal de rede para operadoras.

O primeiro celular da Huawei foi lançado em 2005, o U626. Ele é um modelo Flip que na época ganhou o prêmio de melhor smartphone 3G. A empresa continuou a lançar vários modelos e ficou muito conhecida nos últimos anos com o P30 Pro, que por muito tempo teve as melhores câmeras do mundo. A partir daí, a fabricante começou a ser referência quando o assunto é celular com boas câmeras.

Em 2019, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto de banimento da Huawei do país alegando ameaça a segurança nacional. O decreto dura até então e, com isso, a marca foi proibida de realizar negócios com empresas norte-americanas, influindo o Google.

Com isso, vários lançamentos da empresa (desde 2020) chegaram sem suporte ao Google Play, o que limitou o crescimento da gigante chinesa no mercado de smartphones global. No começo de 2020, a Huawei chegou a ser a segunda fabricante que mais vendia celulares no mundo, atrás somente da Samsung.

A marca continua fabricando smartphones de alto nível e que estão entre os melhores celulares do mundo, principalmente para fotos e vídeos. A empresa deverá lançar em breve o HarmonyOS, o seu próprio sistema operacional. É válido destacar que a Huawei atua oficialmente no Brasil.

Celulares Huawei vendidos no Brasil

Confira artigos sobre a Huawei:

Google

Qual melhor celular? Google não comercializa aparelhos no Brasil, mas se destaca com Android puro (Foto: Chikena / Shutterstock.com)
Qual melhor celular? Google não comercializa aparelhos no Brasil, mas se destaca com Android puro (Foto: Chikena / Shutterstock.com)

O primeiro celular do Google foi o Nexus One, que também estreou o sistema Android, hoje um dos mais populares do mundo. Esse aparelho foi feito em parceria com a HTC e rodava o Android 2.1, que não tinha modificações no sistema.

A gigante da tecnologia continuou a fazer parcerias para lançar celulares, com marcas como a LG, Motorola e até Samsung. Em 2016, o Google lançou o seu primeiro celular independente, o Google Pixel.

A linha Pixel é vendida até hoje e tem como destaque o sistema Android puro, atualizações mais rápidas e câmeras que estão entre as melhores do mundo, devido a excelente otimização do software do celular. No entanto, esses aparelhos ainda não são comercializados oficialmente no Brasil. Ainda assim, o Google se destaca entre as marcas de celulares no mundo.

OnePlus

Celular de última geração da One Plus, o 9 Pro (Foto: danielmarin / Shutterstock.com)
Celular de última geração da One Plus, o 9 Pro (Foto: danielmarin / Shutterstock.com)

Outra marca que ainda não vende seus celulares no Brasil é a OnePlus. A fabricante chinesa foi fundada em 2013 também por um ex-vice-presidente da Oppo. Naquele mesmo ano, eles lançaram o OnePlus One, o primeiro celular da empresa.

A OnePlus começou a crescer em 2014 quando expandiu suas operações para a Europa. De lá para cá, ela já lançou mais de 10 modelos de celulares, sendo grande parte deles aparelhos premium, que disputam mercado com os melhores smartphones do mundo.

Apesar de fazer sucesso no exterior, a OnePlus ainda não vende seus celulares no Brasil, por isso todos os modelos da fabricante que são encontrados aqui são importados. De qualquer forma, essa também é uma ótima marca de celular.

Nokia

Nokia é uma marca de celular tradicional (Foto: Shutterstock)
Nokia é uma marca de celular tradicional (Foto: Shutterstock)

Fundada em 1865, a Nokia é um dos "dinossauros" no ramo de telecomunicação, e também lançou o seu primeiro celular cedo, em 1982. A empresa ainda foi a responsável pela primeira rede de telefonia celular internacional, além de ser a primeira a permitir roaming internacional.

Em 2000, a fabricante lançou o Nokia 3310, modelo que foi sucesso e é lembrado até hoje como o "tijolão Nokia". Já em 2006, lançou o N95, celular que tinha tecnologias e funções a frente da sua época, como uma tela deslizante, câmera de 5 MP, acesso à internet e até FPS.

Após rejeitar o Android em seus celulares, a Nokia foi perdendo espaço no mercado. Em 2013, vendeu sua divisão de smartphones para a Microsoft, que aproveitou para lançar os famosos Windows Phones, uma alternativa para quem não queria usar o iOS e Android. A ideia acabou não vingando, e o tempo de vida do Windows Phone foi bem curto.

A Nokia voltou à atividade no ramo de smartphones em 2016 em parceria com a startup HMD. A marca de celular possui alguns modelos bem potentes, mas os smartphones que foram lançados oficialmente no Brasil são para os consumidores que buscam aparelhos de entrada para uso no dia a dia.

Opções de celulares da Nokia vendidos aqui:

Sony

Qual a melhor marca de celular? Sony já fez sucesso e quer voltar com a linha Xperia (Foto: iama_sing / Shutterstock.com)
Qual a melhor marca de celular? Sony já fez sucesso e quer voltar com a linha Xperia (Foto: iama_sing / Shutterstock.com)

A Sony é uma das maiores empresas do planeta e também investiu em uma divisão de celulares. Ela foi fundada em 1946. Seu primeiro celular, o CM-H333, é um verdadeiro "tijolão". Em 2001, a Sony criou uma sub-empresa chamada Sony Mobile (Sony Ericsson), que teria como foco os celulares.

Ela conseguiu o sucesso com alguns modelos, como o T610, mas em 2009 anunciou um corte de custos, já que acumulava um prejuízo de 73 milhões de euros. Em 2011, a fabricante lançou sua linha de smartphones, os Xperia, que inclusive foram vendidos oficialmente no Brasil por muito tempo.

A empresa teve prejuízos com a linha desde 2017, mas em 2021 anunciou que voltou a ter lucros com os aparelhos após ter vendido mais de 400 mil unidades no primeiro trimestre de 2021. Infelizmente, a Sony anunciou a sua saída do Brasil, e como ela já não trazia novos modelos para cá há algum tempo, agora ficará ainda mais difícil de comprar os lançamentos Xperia. Ainda assim, essa é uma das marcas de celulares mais famosas no mundo.

Asus

Asus é uma marca de celular que sempre trouxe inovações relevantes (Foto: Shutterstock)
Asus é uma marca de celular que sempre trouxe inovações relevantes (Foto: Shutterstock)

A Asus é uma empresa taiwanesa que fabrica diversos tipos de eletrônicos e tecnologias. Fundada em 1989, a marca entrou no ramo dos smartphones em 2014. O primeiro celular a ser vendido no Brasil foi o Zenfone 5, lançado nesse mesmo ano.

Ao longo de sua história, a Asus trouxe diversas inovações para o mercado de celulares. Em 2015, por exemplo, o Zenfone 2 foi o primeiro smartphone do mundo a vir com 4 GB de RAM. Já na CES de 2017, o Zenfone AR foi anunciado como o primeiro smartphone com 8 GB de RAM.

Atualmente, a marca de celular tem apostado em modelos com boa câmera, mas não tem uma variedade de modelos tão grande quanto há alguns anos. O Zenfone 7 é o top de linha à venda no Brasil que se destaca pelo conjunto de câmera tripla giratória. Dessa forma, é possível usar o mesmo conjunto para tirar fotos com a câmera traseira e com a frontal. Conheça os detalhes na análise de ficha técnica do Zenfone 7.

Celulares da Asus à venda no Brasil

LG

LG está deixando mercado de celulares (Foto: Zurijeta / Shutterstock.com)
LG está deixando mercado de celulares (Foto: Zurijeta / Shutterstock.com)

Para finalizar a nossa lista, temos a LG, uma das maiores marcas de eletroeletrônicos do mundo. A empresa foi fundada em 1997 e apostou em um catálogo imenso de produtos, incluindo os celulares. O primeiro modelo lançada pela fabricante foi o LG Prada (2006), que vendeu um milhão de unidades nos 18 primeiros meses.

De lá para cá, a LG veio tentando se estabelecer no mercado de smartphones, mas desde 2015 acumulava prejuízos ano após ano. Apenas em 2020 a fabricante teve um prejuízo de US$ 750 milhões em sua divisão de celulares.

A empresa chegou a mostrar um protótipo de celular com tela rolável na CES 2021, mas pouco tempo depois anunciou o fechamento da sua divisão de celulares devido à alta competitividade do mercado. A marca continuará dando o suporte necessário para atualizações de softwares em modelos já lançados. Recentemente, o Zoom testou o LG K52, modelo de entrada que ainda está à venda por aqui. Veja todos os detalhes no review do K51.

Aqui no Brasil, grande parte dos modelos da LG são para quem busca aparelhos básicos, como o LG K52, e com configurações simples. A marca de celulares tentou concorrer no mercado premium com o LG Velvet, mas o alto preço de lançamento fez com que o dispositivo não tivesse sucesso em vendas.

Veja algumas opções de celulares da LG para comprar no Brasil:

Como saber qual a melhor marca de celular para você?

Depois de ver tudo isso, você ainda tem dúvidas sobre qual a melhor marca de celular? Saiba que cada fabricante possui as suas vantagens e desvantagens, por isso, a melhor é aquela cujo aparelho consegue atender as suas necessidades pessoais. Uma boa dica é começar pesquisando os sistemas operacionais e entender qual é seu favorito. Se você gosta do iOS, então o iPhone, da Apple, é a melhor opção. Para te ajuda a decidir, confira este artigo e descubra qual é o melhor sistema móvel.

Se prefere usar Android, a gama de marcas que utilizam o sistema é bem maior. No Brasil, a Motorola, Samsung e Xiaomi possuem muitos modelos interessantes. Levando em conta a questão de assistências técnicas autorizadas presentes no país e custo-benefício, vale a pena dar uma olhada em seus modelos.

A Realme e a Huawei começam a aparecer por aqui com algumas opções também. A Asus atualmente não tem uma variedade tão grande, mas apresenta boas opções entre os celulares premium. Já o Google e One Plus são opções somente para quem quer importar um smartphone, pois não lançaram nada no mercado brasileiro ainda. Tradicional, a Nokia pode ser uma alternativa para quem busca um aparelho de entrada.

Já a LG comunicou o adeus ao mercado de smartphones recentemente, e a Sony anunciou sua saída no Brasil, mas, pelo histórico, mereceram a menção no artigo.

Na hora de decidir qual a melhor marca de celular, pesquise o serviço prestado pelas fabricantes no pós-compra, pois é aí que algumas empresas se destacam e ganham o amor (ou ódio) dos consumidores. Vale aproveitar e conferir este artigo com dicas para escolher o melhor celular.

A propósito, quer saber o que as marcas reservam para os próximos anos? Confira nossa reportagem especial e descubra o que esperar do celular do futuro!

Se você ainda não decidiu qual celular deve comprar, veja as nossas indicações dos melhores celulares por faixa de preço:

Veja também algumas listas de celulares que podem te ajudar a entender qual a melhor marca de celular de acordo com sua necessidade:

Quer economizar na compra de um celular novo? Crie um alerta de preço que nós te avisamos quando ele estiver mais barato!