Zoom indica em Celular e Smartphone

Review Huawei P30 Lite: vale a pena comprar o celular chinês?

Huawei P30 Lite tem design marcante, boa tela e hardware interessante, mas é difícil de recomendar.

Huawei P30 Lite
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Huawei P30 Lite e o Huawei P30 Pro foram os smartphones selecionados pela gigante chinesa para seu o retorno ao Brasil. Apesar de semelhantes no visual, os dois aparelhos estão muito distantes em performance, câmeras e especialmente no preço. Com um conjunto mais modesto nas câmeras, na tela e na performance, o Huawei P30 Lite, que é o alvo deste review, se coloca no segmento “intermediário premium” diferente do top de linha Huawei P30 Pro.

Mas e aí, o Huawei P30 Lite é bom? Depois de duas semanas de testes, posso afirmar que ele agrada em muitos quesitos, mas é preciso prestar atenção em detalhes antes de decidir se esse é o smartphone certo para você. Confira a análise completa abaixo.

Leia também: Review Galaxy A50: o melhor custo-benefício entre os intermediários Samsung

Huawei P30 Lite DesignFoto: Design é um dos pontos positivos do Huawei P30 Lite. Créditos: Leandro Ortolan/Zoom

Avaliação do Zoom:

Avaliação do Zoom


Prós:

  • Design atrativo
  • Bom desempenho em jogos
  • Modo Retrato eficiente
  • Tela apresenta cores agradáveis e bom nível de brilho

Contras:

  • Muitas modificações no Android
  • Processamento de imagem da câmera frontal
  • Alto consumo de bateria

O Huawei P30 Lite tem design diferenciado

Com um visual que chama atenção, o design é um dos pontos fortes do Huawei P30 Lite. A tela de 6,15 polegadas ocupa praticamente toda a frente do aparelho, que tem bordas bem pequenas e um notch discreto, em forma de gota, na parte superior da tela, e pode ser disfarçado com um truque na interface.

A moldura e a traseira do aparelho são de plástico de ótima qualidade, que simula metal, o que assegura uma boa pegada, mas deixa marcas muitas de dedo. O Huawei P30 Lite está disponível na cor preta e em um degradê de azul e roxo, que rouba a cena.

Huawei P30 Lite entrada fone de ouvidoFoto: Falante e entrada para fones de ouvido do Huawei P30 Lite. Créditos: Leandro Ortolan/Zoom

Para completar, o aparelho tem um leitor de digitais bem veloz na traseira, além de entrada para fone de ouvido, o que é uma boa notícia, já que o único falante do aparelho é um pouco baixo. Vale mencionar que ele não é à prova d’água, como seu “irmão maior”.

Tela Full HD+ que não se diferencia muito da concorrência

Como mencionado, o Huawei P30 Lite tem uma painel LCD de 6,15” com resolução Full HD+ (2312 x 1080 pixels) e densidade de pixels de 415 ppi, ficando na média em relação a outros celulares da categoria “intermediário premium”.

Huawei P30 Lite TelaFoto: Tela de 6,15 polegadas com resolução Full HD+. Créditos: Leandro Ortolan/Zoom

 

O brilho do aparelho é bom, suficiente para usá-lo sob a luz do sol, e as cores não ficam muito distante de smartphones com tela Super AMOLED, com exceção dos pretos, que são um pouco lavados. Feita essa ressalva, o Huawei P30 Lite se mostrou uma boa opção para assistir vídeos e visualizar conteúdo.

Com hardware intermediário, o Huawei P30 Lite é um celular bom para jogos

O processador do Huawei P30 Lite é o Kirin 710, com oito núcleos e velocidade de clock de até 2,2 GHz, com performance similar à do Snapdragon 660, da Qualcomm. O aparelho conta ainda com 4 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento, expansíveis via cartão microSD.

Com essa configuração, o Huawei P30 Lite manda bem nas tarefas do dia a dia, e é capaz de manter vários aplicativos abertos em segundo plano sem engasgar. Nos games, ele tem poder de fogo suficiente para rodar títulos recentes como Call of Duty Mobile, Asphalt 9 e PUBG Mobile, com gráficos no médio ou baixo, para garantir uma boa taxa de quadros.

Um ponto fraco do aparelho é que o processador e a tela do P30 Lite não são muito econômicos em energia, e a bateria de 3.340 mAh vai exigir o carregador se você quiser jogar um game mais pesado no final do dia. Nos nossos testes, a bateria durou uma média de 11 horas, com uso misto entre redes sociais, apps de música e jogos.

Huawei P30 Lite bateriaFoto: Huawei P30 Lite tem bateria de 3.340 mAh e carregador USB tipo-C. Créditos: Leandro Ortolan/Zoom

Android 9 com EmUI: interface tem muitas modificações da fabricante

O Huawei P30 Lite vem de fábrica com Android 9 Pie, com a interface customizada EmUI 9.0.1, da fabricante chinesa, que tem muitas mudanças estéticas e customizações no sistema operacional original.

Essa interface mantém algumas funções comuns, como o Google Notícias que pode ser acessada deslizando a tela para a esquerda, e traz outros recursos interessantes, como a tela de bloqueio que troca os papéis de parede a cada vez que você desbloqueia o celular.

No entanto, a EmUI exige paciência na hora de configurar e ainda vem com muitos aplicativos pré-instalados, como o “Modo Festa”, “Modo Direção”, uma loja de aplicativos própria e outros apps totalmente dispensáveis.

emui 9

A Galeria de Fotos da EmUI também merece atenção, já que ela não organiza automaticamente as fotos em álbuns, uma função presente há bastante tempo no Android. Outra função que fez falta foi o Modo Noturno, que permite trocar a cor de menus e aplicativos por preto, para economizar bateria e tornar a leitura mais confortável à noite.

Por último, não podemos deixar de mencionar que a Huawei se envolveu em uma controvérsia devido à acusações de violação de privacidade feitas pelo governo dos EUA. Em resumo: houve ameaças de suspensão dos serviços do Google, incluindo o Android. Você pode ler mais sobre isso no nosso artigo sobre o tema.

Câmeras são boas para um intermediário, mas estão longe do Huawei P30 Pro

A linha Huawei P30 é muito associada à fotografia, mas é importante dizer que as câmeras do P30 Lite são muito mais próximas de outros modelos do segmento intermediário do que de seu irmão mais velho – uma comparação aqui seria injusta, já que o P30 Pro conta com lentes Leica e custa mais que o dobro do preço.

Huawei P30 Lite câmera principalFoto: Câmera principal do Huawei P30 Lite. Créditos: Leandro Ortolan/Zoom

 

Na traseira, o P30 Lite conta com um câmera principal de 24 MP e lente com abertura de f/1.8, que entrega fotos muito boas quando há bastante iluminação, com bom contraste e nitidez e detalhes dignos de câmeras de celulares mais caros, o que se deve em parte à inteligência artificial da Huawei, capaz de compreender diferentes tipos de cenas e regula a imagem em tempo real. Em uma foto de cachorro, por exemplo, a velocidade do obturador fica mais rápida, e a foto recebe um filtro extra de nitidez para destacar os pêlos. O resultado final é bom:

Huawei P30 Lite inteligência artificialFoto: Inteligência artificial reconhece animais, pessoas e paisagens. Créditos: Leandro Ortolan/Zoom

 

Em condições de iluminação menos ideais, como em espaços mais escuros ou ambientes, a câmera sofre com perda de detalhes e ruído excessivo. Para compensar essa deficiência, estão disponíveis o modo Pro, que permite fazer ajustes finos no ISO, velocidade do obturador e balanço de branco.

Além disso, está presente também o modo Noite, que combina várias fotos para tentar aumentar a exposição. É preciso ter a mão firme porque a foto final leva alguns segundos para ficar pronta, e o resultado da foto pode variar bastante, e algumas vezes peca pelo excesso de nitidez, característica do pós processamento. Ainda assim, considerando o Modo Noturno como um recurso extra, ele realmente consegue salvar algumas imagens em situações que seriam impossíveis.

A segunda câmera é uma ultra-wide de 8MP e f/2.4, que ajuda na hora de capturar imagens com ângulos mais abertos, e já aplica um filtro anti-distorção nas bordas, que não ficam com tanto efeito Fish Eye. Como essa lente é mais escura que a da câmera principal, o conselho é só usá-la quando a iluminação estiver realmente boa.

Huawei P30 Lite camera principal
Foto: Câmera principal do Huawei P30 Lite. Créditos: Leandro Ortolan/Zoom

 

Huawei P30 Lite lente ultrawideFoto: Imagem capturada no mesmo lugar, com a lente ultrawide do P30 Lite. Créditos: Leandro Ortolan/Zoom

 

Por último, há também um sensor de profundidade de 2MP, que serve apenas para fotos com Modo Retrato, com o fundo desfocado. Nos nossos testes, elas ficaram muito boas, com recortes naturais nos fios de cabelo e pouca confusão com objetos próximos.

Huawei P30 Lite modo retratoFoto: Modo Retrato com a câmera principal. Créditos: Leandro Ortolan/Zoom

 

A câmera frontal, por outro lado, tem características comuns a celulares chineses com um modo de embelezamento que vem ativado por padrão e deixa a pele muito embranquecida e por vezes até mesmo meio azulada nas selfies. O Modo Retrato, feito aqui apenas por reconhecimento de software, também não tem resultados tão bons quanto a câmera principal.

Huawei P30 Lite câmera frontalFoto: Câmera frontal tem excesso de suavização de pele e embranquecimento. Créditos: Leandro Ortolan/Zoom

 

Por fim, o celular grava vídeos com resolução de 1080p (Full HD), a uma taxa de 30 FPS com estabilização eletrônica ou a 60 FPS, sem estabilização.

O veredito: o Huawei P30 Lite vale a pena?

O Huawei P30 Lite é um smartphone com muitos acertos, e a primeira impressão que ele passa é muito positiva, especialmente graças ao design bonito, boa tela e hardware interessante, especialmente porque ele já pode ser encontrado na faixa de R$ 1.500, um preço muito mais razoável do que os R$ 2.499 cobrados pela fabricante na data de lançamento, no começo do ano.

No entanto, em uma análise mais detalhista, algumas desvantagens ficam mais evidentes, especialmente em relação à bateria com duração abaixo do ideal e às câmeras, que não se diferenciam muito do que é oferecido pela concorrência na mesma faixa de preço, alguns exemplos são o Samsung Galaxy A50 e o Motorola One Vision.

Somando isso às polêmicas sobre privacidade e a estremecida relação entre o Google e a Huawei que lança incertezas em relação a futuras atualizações do aparelho, e temos aqui um celular que pode agradar a muitas pessoas, mas é difícil de recomendar para todos.

Ficha técnica do Huawei P30 Lite:

  • Tela IPS LCD de 6,15 polegadas Full HD+ (2312 x 1080 pixels)
  • Processador Huawei Kirin 710 (octa-core de até 2,2 GHz)
  • Memória RAM de 4 GB
  • Armazenamento de 128 GB (expansível via microSD de até 512 GB)
  • Câmera tripla traseira:
    • Sensor principal de 24 MP (f/1.8)
    • Sensor de 8 MP (ultrawide)
    • Sensor de 2 MP (profundidade)
  • Câmera frontal de 32 MP (f/2.0)
  • Bateria de 3.340 mAh
  • Android 9 Pie (EMUI)
  • Cores: preto e azul-pavão

Compare preços e encontre as melhores ofertas para o Huawei P30 Lite no Zoom:

Vale a pena comprar celular chinês no Brasil? Veja o nosso vídeo e inscreva-se no nosso canal do YouTube!


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone