ROG Phone 5 vs Lenovo Legion Phone Duel 2: qual é o melhor? Os jogos para celulares estão cada vez mais populares e, por isso, as fabricantes de smartphones estão investindo bastante nos modelos para gamers. Os mais potentes do momento são o celular Asus e o celular Lenovo, verdadeiras máquinas no quesito desempenho.

Eles usam o processador mais potente do mercado, o Snapdragon 888 (saiba mais sobre isso), possuem telas com taxa de atualização de 144 Hz, baterias grandes e recursos exclusivos para os jogadores, como refrigeração aprimorada e botões adicionais.

Leia mais - Qual o melhor processador para celular?

ROG Phone 5 vs Lenovo Legion Phone Duel 2: quem vence nessa disputa? Se você quer saber mais sobre os dois celulares gamer, veja abaixo o comparativo completo que o Zoom montou.

ROG Phone 5 vs Lenovo Legion Phone Duel 2: ficha técnica

Veja abaixo as especificações do celular Asus e do celular Lenovo

ROG Phone 5      Legion Phone Duel 2
Lançamento
março de 2021abril de 2021
Linha
Rog Phone Legion Phone
Tamanho da tela
6,78 polegadas AMOLED6,92 polegadas AMOLED
Resolução da tela
Full HD+ com 144 Hz de taxa de atualizaçãoFull HD+ com 144 Hz de taxa de atualização
Processador
Snapdragon 888 (octa-core de até 2,8 GHz)Snapdragon 888 (octa-core de até 2,8 GHz)
Memória RAM
12 GB e 16 GB12 GB e 16 GB
Armazenamento
128 GB e 256 GB256 GB e 512 GB
Memória expansível
NãoNão
Câmera traseira

Quádrupla:

  • 64 MP com foco automático por detecção de fase e quad-pixel
  • 13 MP ultra-wide (f/2.4)
  • 5 MP macro (f/2.0)

Quádrupla:

  • 64 MP com foco automático por detecção de fase e quad-pixel
  • 16 MP ultra-wide (f/2.2)
Câmera frontal
24 MP com HDR44 MP pop up com HDR
Filma em
8K8K
Resistência à água e poeira
NãoSim
Sistema operacional de fábrica
Android 11Android 11
Leitor de digitais
SimSim
Reconhecimento facial
SimSim
Dual chip
SimSim
Bateria
6.000 mAh com carregamento turbo5.500 mAh com carregamento turbo
Acesso à internet
4G e 5G4G e 5G
Bluetooth
5.25.2
TV Digital
NãoNão
Dimensões
172.8 x 77.3 x 10.3 mm176 x 78.5 x 9.9 mm

Rog Phone 5 vs Legion Phone Duel 2: Design

Os dois celulares gamer possuem LED RGB na traseira

Design do Rog Phone 5 (Foto: Shutterstock)
Design do Rog Phone 5 (Foto: Shutterstock)

Os dois celulares fazem jus à categoria de aparelho gamer e chamam a atenção pelos seus designs. O Rog Phone 5 possui acabamento em vidro em uma traseira que possui vários pequenos LEDs para poderem iluminar (em cores RGB) a logo da fabricante. As câmeras ficam em uma moldura horizontal com linhas agressivas. Esse módulo até lembra o farol de um carro.

Design do Lenovo Legion Phone Duel 2. (Foto: Shutterstock)
Design do Lenovo Legion Phone Duel 2. (Foto: Shutterstock)

O Lenovo Legion Phone Duel 2 também conta com acabamento em vidro, sendo que a logo ao centro possui um “caroço” para alocar a câmera frontal pop up e logo da fabricante, essa que também brilha em RGB. As câmeras também ficam neste módulo central, bem como uma das saídas de áudio.

Justamente por ter câmera frontal pop up, o celular Lenovo tem um melhor aproveitamento das bordas, enquanto o celular Asus tem uma pequena faixa na parte superior da tela para a câmera e outros sensores.

Ambos possuem duas entradas USB-C e alto-falantes estéreos, sendo que neste caso o Rog Phone 3 se destaca por ter a tecnologia DTS:X em ambos, para deixar o som ainda mais real e imersivo.

Rog Phone 5 vs Legion Phone Duel 2: Tela

Celular Lenovo possui tela com mais fidelidade de cores

A tela do Rog Phone 5 tem mais fidelidade de cores. (Foto: Divulgação/Asus)
A tela do Rog Phone 5 tem mais fidelidade de cores. (Foto: Divulgação/Asus)

Os celulares gamer são celulares com tela grande, para que possam oferecer boas experiências na hora da jogatina. O Rog Phone 3 possui um painel de 6,78 polegadas, com tecnologia AMOLED, cobre 1 bilhão de cores, tem HDR10+, leitor biométrico integrado e resolução Full HDm, com proteção Glass Victus contra arranhões.

Já o Lenovo Legion Phone Duel 2 tem uma tela um pouco maior, de 6,92 polegadas e que também usa tecnologia AMOLED, HDR10+, resolução Full HD, leitor biométrico integrado e proteção Gorilla Glass. Apesar de ser uma tela excelente, o aparelho da Asus possui uma fidelidade de cores maior.

Ambos os celulares possuem taxas de atualização de 144 Hz, que faz com que as imagens atualizem mais rápido. Isso melhora a experiência ao jogar, deixando o tempo de resposta do usuário ainda mais rápido. Os aparelhos também possuem taxas de atualização do touchscreen maiores que modelos convencionais, o que significa que a tela responde mais rápido aos comandos de toque.

Rog Phone 5 vs Legion Phone Duel 2: Desempenho

Ambos os celulares gamer usam o mesmo processador

O Snapdragon 888 é o processador mais potente do mundo. (Foto: Divulgação / Rog Phone)
O Snapdragon 888 é o processador mais potente do mundo. (Foto: Divulgação / Rog Phone)

Aqui temos um empate técnico, pois os dois celulares usam o mesmo processador, o Snapdragon 888. É um chip octa-core com 5G que é considerado o mais potente do mercado no momento que estamos publicando esse comparativo. Dito isso, os dois celulares conseguem rodar qualquer jogo ou app da Play Store com máximo desempenho, e provavelmente vão continuar com esse feito nos próximos anos.

O Rog Phone 5 será vendido em três versões: 8 GB de memória RAM e 128 de armazenamento interno; 12 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno; 16 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno. Já o Lenovo Legion Phone Duel 2 foi lançado em duas versões: 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno ou 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno.

Os dois celulares usam a mesma tecnologia UFS 3.1 para transmissão de dados, que é mais rápida que o convencional. Eles já chegam de fábrica com Android 11 instalado (veja outros aparelhos que poderão atualizar) e não possuem suporte para cartões de memória.

Configurações do modo otimizado para jogos do Rog Phone 6. (Foto: Divulgação/Asus)
Configurações do modo otimizado para jogos do Rog Phone 6. (Foto: Divulgação/Asus)

Além disso, tanto o Rog Phone 5 quanto o Lenovo Legion Phone Duel 2 possuem sistemas de refrigeração aprimorados, sendo que para o aparelho da Asus é possível comprar um acessório Cooler separado. Os celulares também possuem modos de otimização do sistema operacional para jogos.

Rog Phone 5 vs Legion Phone Duel 2: Botões adicionais para jogar

O celular Lenovo possui mais botões adicionais

Ao todo são 8 botões adicionais para o Lenovo Legion Phone Duel 2. (Foto: Divulgação/Lenovo)
Ao todo são 8 botões adicionais para o Lenovo Legion Phone Duel 2. (Foto: Divulgação/Lenovo)

A Asus foi quem popularizou os gatilhos na lateral dos smartphones gamers, esses que servem como botões adicionais na hora de jogar. A empresa ressalta que é possível dividi-los em dois botões (totalizando quatro), apertar e segurar para múltiplos cliques ou mesmo fazer movimentos de “deslizar”. O Rog Phone 5 também possui pequenas partes touch na traseira, que servem para serem ativadas com os dedos anelares.

A Lenovo não só implementou esse recurso também como adicionou mais botões no Lenovo Legion Phone Duel 2. Ao todo, são oito botões dedicados para os jogos, sendo quatro ultra-sônicos nas laterais, dois de pressão na tela e dois capacitivos na parte traseira.

Rog Phone 5 vs Legion Phone Duel 2: Câmeras

O celular Lenovo possui câmera frontal pop up que grava em 4K

Conjunto de câmeras do Lenovo Legion Phone Duel 2. (Fonte: Shutterstock)
Conjunto de câmeras do Lenovo Legion Phone Duel 2. (Fonte: Shutterstock)

Apesar de não ser o foco dos celulares, eles oferecem conjuntos excelentes de câmeras. O Rog Phone 5 tem três sensores: 64 MP com foco automático por estabilização de fase; 13 MP com lente ultras-wide; 5 MP com lente macro. Já o Lenovo Legion Phone Duel 2 tem a câmera principal de 64 MP e foco automático por detecção de fase e uma secundária de 16 MP com lente ultra-wide.

Os dois celulares fazem vídeos em até 8K e possuem estabilização eletrônica. Eles usam a tecnologia quad-pixel para que os sensores consigam captar quatro vezes mais luz e assim melhorar as fotos, principalmente em ambientes de baixa iluminação.

Câmera frontal do Lenovo Legion Phone Duel 2. (Foto: Divulgação/Lenovo)
Câmera frontal do Lenovo Legion Phone Duel 2. (Foto: Divulgação/Lenovo)

Na parte frontal o Lenovo Legion Phone Duel 2 se destaca por ter uma câmera de 44 MP pop up que fica localizada na lateral do dispositivo. A ideia desse design é facilitar transmissões ao vivo direto pelo celular, já que quando o usuário está jogando o aparelho fica na horizontal. Essa câmera faz filmagens em até 4K e tem foco automático. O Rog Phone 5 tem uma câmera de 24 MP com HDR integrado, mas só faz filmagens em Full HD!

Rog Phone 5 vs Lenovo Legion Phone Duel 2: acessórios adicionais

O celular Asus possui vários acessórios adicionais que o destacam da concorrência

Acessórios do Rog Phone 5. (Foto: Divulgação/Asus)
Acessórios do Rog Phone 5. (Foto: Divulgação/Asus)

Já citamos aqui que o Rog Phone 5 possui um cooler para que o usuário possa manter o aparelho em temperaturas baixas. No entanto, esse não é o único acessório adicional que o aparelho possui. Os consumidores também podem comprar separadamente capas de alta proteção, Joysticks (parecidos com do Nintendo Switch) e um dock que o transforma em um computador, podendo ligar monitores 4K, mouse e teclado ao smartphone. O celular Lenovo não oferece esses adicionais.

Rog Phone 5 vs Legion Phone Duel 2: Bateria

O celular Asus tem bateria de 6.000 mAh

O Rog Phone 5 tem 6.000 mAh de bateria. (Foto: Divulgação/Asus)
O Rog Phone 5 tem 6.000 mAh de bateria. (Foto: Divulgação/Asus)

Os dois aparelhos possuem baterias grandes, com destaque para o Rog Phone 5, que ganha a batalha de números. Ele tem duas baterias de 3.000 mAh, o que totaliza 6.000 mAh com suporte ao carregamento turbo de 65W, que carrega 100% em apenas 52 minutos.

Já o Lenovo Legion Phone Duel 2 tem uma bateria de 5.500 mAh, essa que é dividida em dois módulos de 2.750 mAh cada. O usuário pode escolher entre usar o carregamento turbo de 65W ou de 90W, usando duas portas USB ao mesmo tempo. No segundo caso, o celular carrega 100% da sua capacidade em apenas 30 minutos.

Rog Phone 5 vs Legion Phone Duel 2: qual vale a pena comprar?

Os dois celulares gamer são verdadeiros “monstros” no quesito desempenho, por isso a escolha de qual comprar dependerá de outros fatores. O Legion Phone Duel 2 possui mais botões e uma câmera frontal melhor, o que facilita na hora de fazer streams. Por outro lado, o Rog Phone 5 possui mais bateria e uma tela de melhor qualidade, para aqueles que prezam pela imagem na hora de jogar.

Independentemente da sua escolha, será necessário esperar que os celulares sejam vendidos no Brasil. As fabricantes ainda não informaram quando irão trazer os aparelhos. No entanto, você pode investir nos seus antecessores, que ainda possuem hardwares super potentes e já são vendidos no país.

Veja as melhores ofertas para o Rog Phone 3 e Lenovo Legion Duel. Se você não quer gastar uma fortuna nestes aparelhos, confira quais são as melhores opções de celulares baratos para jogar.

Alerta de preço no Zoom

Você sabia que podemos te ajudar ainda mais a comprar um celular no melhor preço? Basta você criar um alerta do produto escolhido no nosso site, que vamos te avisar quando ele estiver em promoção para você fazer sua melhor compra. Confira aqui o vídeo do nosso canal para saber como:

Leia também: