Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

3G, 4G e GSM: Saiba tudo sobre as frequências dos celulares

Entenda como a frequência do celular é muito importante para o seu desempenho.

Frequência do celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Para começar, é preciso entender que para realizar ligações, enviar mensagens e até entrar na internet em um smartphone 3G ou 4G, todos os celulares e smartphones operam em determinadas frequências que permitem o recebimento dos sinais das operadoras.

E qual é a diferença entre as frequências 3G e 4G?

Inicialmente, o smartphone 4G funciona na faixa de frequência de 2,5 GHz, a mesma usada em vários países da Europa, Ásia e Oriente Médio, enquanto a frequência dos celulares 3G fica entre 850 MHz e 2100 MHz, dependendo da região do país.

Escolha seu smartphone com 4G

Essa variação é o que exige atenção na hora de comprar um celular 4G fabricado no exterior, já que a tecnologia opera em diferentes frequências mundo afora. Os Estados Unidos, por exemplo, usam faixas de 700 MHz a 2100 MHz. Isso significa que um aparelho 4G comprado lá não vai acessar essa conexão aqui, mas pode ser compatível com a rede 3G local.

A incompatibilidade também ocorre na mão inversa. Um smartphone 4G comprado no Brasil não necessariamente funcionará na rede 4G no exterior.

Ah, e vale destacar que um smartphone 4G opera normalmente nas redes 2G (GSM) e 3G, assim como o celular 3G pode operar na rede 2G.

Dual, tri ou quadriband: qual celular comprar?

Provavelmente você já ouviu falar em celulares dual band, triband ou quadriband, certo? Mas o que isso significa na prática? Bem, isso indica, basicamente, com quantas e quais operadoras o seu celular é compatível.

Os celulares no Brasil funcionam com o modelo de transmissão GSM (Sistema Global de Comunicação Móvel) e cada operadora tem licença para operar em uma determinada frequência de emissão de sinal.

Esse sistema é usado em diversos outros países, inclusive nos Estados Unidos e em países da Europa, e tem 4 faixas disponíveis: 850MHz; 900MHz; 1800MHz e 1900MHz. Cada operadora brasileira de celular pode operar em uma, ou mais, dessas frequências, o que pode variar até mesmo entre os estados.

Agora, vamos para o significado disso no seu telefone. Os celulares quadriband, que representam a maior parte dos aparelhos celulares disponíveis no mercado, trabalham com todas as 4 faixas GSM e podem ser usados em qualquer um dos 200 países e com qualquer operadora que siga esse sistema.

Já os celulares tri band trabalham com 3 faixas de frequência, o que aumenta o número de operadoras brasileiras compatíveis, mas pode não funcionar em alguns países.

Mas fique atento: antes de comprar, confira se o aparelho celular escolhido trabalha com a mesma frequência da sua operadora. Caso contrário, seu telefone pode ficar sem serviço mesmo dentro do Brasil.

Finalmente, os modelos mais simples, os celulares dual band são compatíveis com duas faixas, ou seja, ele pode não trabalhar com alguma operadora ou não pegar em determinado estado.

Ou seja, se você quer um celular que não vá te deixar na mão em quase nenhum lugar do mundo, os aparelhos quadribands são as melhores escolhas.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone