Dia do Consumidor 2020: Samsung Galaxy A10 vale a pena?

Smartphone é candidato a grandes descontos na Semana do Consumidor – mas será que é um bom negócio?

Dia do Consumidor 2020: Samsung Galaxy A10 vale a pena?
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

O Galaxy A10 é um dos celulares da Samsung mais simples da atualidade. Apresentado no começo de 2019, com ficha técnica de entrada, seu preço abaixo de R$ 800 é um chamariz para aqueles que querem um smartphone simples para fazer ligações, usar o WhatsApp e utilizar apps mais leves no dia a dia.

Com a chegada do Dia do Consumidor, a expectativa é de que o telefone fique ainda mais barato. Mas fica a pergunta: o Galaxy A10 ainda vale a pena em 2020? Confira, a seguir, a nossa análise de ficha técnica e descubra todos os detalhes sobre o aparelho.

Leia também: Dia do Consumidor: Samsung Galaxy A20 é um bom negócio em 2020?

Imagem: Galaxy A10 tem design moderno, com bordas finas ao redor do display. Créditos: N.Z.Photography/Shutterstock
Imagem: Galaxy A10 tem design moderno, com bordas finas ao redor do display. Créditos: N.Z.Photography/Shutterstock

Galaxy A10 tem tela de 6,2 polegadas com resolução HD+

Ainda que um celular de entrada, o Galaxy A10 se destaca por trazer tela grande, com 6,2 polegadas. A resolução, porém, é HD+, o que pode prejudicar a qualidade de reprodução de imagens em algumas situações onde se requer mais detalhes.

Ao contrário dos demais smartphones da linha Galaxy A, o A10 não tem tela Super AMOLED, e sim uma IPS LCD. Essa é uma desvantagem, já telas Super AMOLED entregam melhores contrastes e cores mais vivas, além de consumirem menos energia.

Design moderno, com notch em forma de gota

O smartphone segue os passos do Galaxy A20, Galaxy A30 e outros mais ao adotar um notch (entalhe) em forma de gota. Dessa forma, a borda superior é menor, e a câmera fica alocada em topete discreto no centro da tela, o que aumenta aproveitamento do display.

Imagem: Galaxy A10 tem bordas finas ao redor do display. Créditos: Lukmanazis/Shutterstock
Imagem: Galaxy A10 tem bordas finas ao redor do display. Créditos: Lukmanazis/Shutterstock

Galaxy A10 não tem câmera dupla

O conjunto de câmeras do Galaxy A10 é bem simples. Na traseira, há apenas um sensor de 13 megapixels com abertura de lente f/1.9, configurações que devem fazer um trabalho satisfatório em ambientes com iluminação regular. Já na parte da frente, o sensor tem 5 MP (f/2.0) – ou seja, apenas o básico, para não ficar sem as selfies no dia a dia.

Desempenho: ficha técnica de entrada

As especificações do Galaxy A10 prometem um desempenho mais contido, uma vez que seu foco é reduzir preço e usuários que não dependam de um celular poderoso. Entre as especificações estão um processador octa-core de até 1,6 GHz e memória RAM de 2 GB, além de 32 GB para guardar arquivos.

Se você precisa de um smartphone para jogos ou tarefas mais exigentes, comece a ver modelos a partir do Galaxy A30.

Sistema operacional: Android 9 de fábrica

O Galaxy A10 chega aos usuários com Android 9 de fábrica. O sistema traz diversas modificações da fabricante, com interface e recursos próprios da Samsung, como a possibilidade de utilizar duas contas de WhatsApp simultaneamente (Dual Messenger).

Bateria: capacidade de 3.400 mAh

A bateria do Galaxy A10 tem capacidade de 3.400 mAh. A expectativa é de que o componente seja suficiente para uma jornada de trabalho, levando em consideração a ficha técnica de entrada. Aposte no sucessor, Galaxy A10s, para maior bateria.

Custo-benefício: o Galaxy A10 vale a pena?

O Galaxy A10 é um dos smartphones mais simples da atualidade, já comercializado por volta de R$ 673 no comércio eletrônico – a depender da oferta do dia. Não à toa, suas especificações são bem simples, desde a ficha técnica até o conjunto fotográfico.

De toda forma, é preciso considerar os lançamentos da Samsung mais recentes. E é aí que entra o Galaxy A10s, uma opção melhorada do celular, que traz leitor de impressões digitais, maior capacidade de bateria e câmera dupla pelo mesmo preço.

Ficha técnica do Galaxy A10:

  • Tamanho da tela: 6,2 polegadas
  • Resolução da tela: HD+ (1520 x 720 pixels)
  • Painel da tela: TFT
  • Câmera principal: 13 megapixels (f/1.9)
  • Câmera frontal (selfie): 5 megapixels (f/2)
  • Sistema: Android 9
  • Processador: octa-core de até 1,6 GHz
  • Memória RAM: 2 GB
  • Armazenamento (memória interna): 32 GB
  • Cartão de memória: microSD de até 512 GB
  • Capacidade da bateria: 3.400 mAh
  • Dual SIM: sim
  • Peso: 168 gramas
  • Cores: azul, preto e vermelho

Sobre o Dia do Consumidor 2020

O Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março, e tem como objetivo lembrar a todos sobre os Direitos do Consumidor. A data também é uma das melhores oportunidades para encontrar descontos no primeiro semestre — meses antes da Black Friday. Uma pesquisa do Google indica que, em 2020, 28% dos consumidores planejam esperar para comprar smartphones nesta época.

Só em 2019, as visitas nos sites das principais lojas brasileiras na semana do consumidor cresceram 13 milhões. Em um ano as buscas por promoções do Dia do Consumidor aumentaram 92%, e as vendas, só no dia 15, foram 82% maiores que os anos anteriores.

Leia também: