Dia do Consumidor: Samsung Galaxy A20 é um bom negócio em 2020?

Celular de entrada da Samsung tem câmera dupla e preço baixo. Descubra se vale a pena comprar

Dia do Consumidor: Samsung Galaxy A20 é um bom negócio em 2020?
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

O Samsung Galaxy A20 é um dos celulares mais buscados no Zoom atualmente. O smartphone, que chama a atenção por unir preço baixo a características interessantes de ficha técnica, é um forte candidato a receber promoções e ofertas durante o Dia do Consumidor 2020, que acontecerá em 15 de março.

Mas a pergunta que fica é: comprar o Galaxy A20 vale a pena, mesmo após o lançamento de seu sucessor, o Galaxy A20s? Descubra, a seguir, todos os detalhes sobre o celular da Samsung e veja se ele atende às suas necessidades.

Leia também: Melhor celular Samsung em 2020: 11 modelos para comprar no Brasil

Imagem: Galaxy A20 tem câmera dupla traseira e notch em formato de gota. Créditos: Divulgação/Samsung
Imagem: Galaxy A20 tem câmera dupla traseira e notch em formato de gota. Créditos: Divulgação/Samsung
Pegue um atalho – tópicos analisados:
Tela: 6,4 polegadas e resolução HD+
Design: notch em forma de gota
Câmera dupla: tire fotos com Modo Retrato
Sistema operacional: Android 9 com personalização da Samsung
Bateria de 4.000 mAh: autonomia para um dia inteiro
Custo-benefício: vale a pena comprar o Galaxy A20?

Tela: 6,4 polegadas e resolução HD+

O Galaxy A20 é um celular com tela grande. Seu display mede 6,4 polegadas, o que deve agradar boa parcela de usuários. O único “porém” fica pela resolução apenas HD+, o que pode comprometer a definição das imagens em alguns momentos – exibindo letras serrilhadas ou fotos menos nítidas, por exemplo.

O smartphone conta também com painel Super AMOLED, presente em modelos mais avançados da Samsung, Motorola e Xiaomi, por exemplo. Dessa forma, espera-se que o display reproduza imagens com cores vivas e contraste intenso.

Design: notch em forma de gota

Apesar de ser um dos modelos mais baratos do portfólio da Samsung, o Galaxy A20 tem design moderno, com bordas reduzidas ao redor da tela. Além disso, o recorte para abrigar a câmera frontal é bem discreto, posicionado ao centro do display em forma de gota.

O smartphone segue o padrão visual da linha Galaxy A apresentada em 2019. Suas câmeras traseiras estão dispostas na lateral superior esquerda. O telefone está disponível em três cores: preto, azul e vermelho.

Imagem: Galaxy A20 na cor preta. Créditos: Divulgação/Samsung
Imagem: Galaxy A20 na cor preta. Créditos: Divulgação/Samsung

Câmera dupla: tire fotos com Modo Retrato

O sistema de câmera dupla marca presença no Galaxy A20. São dois sensores de 13 e 5 megapixels, com abertura de lente de f/1.9 e f/2.2, respectivamente – bons números para o segmento de entrada, que devem fazer registros bacanas durante o dia, entregando resultados mais comprometidos, em termos de ruídos, à noite ou em ambientes pouco iluminados.

O conjunto faz fotos com o popular Modo Retrato, que desfoca o fundo das imagens.

Para selfies, são 8 MP que irão fazer os registros básicos do dia a dia sem problemas – mas não espere nada muito além disso.

Desempenho: ficha técnica de entrada

O Galaxy A20 é um celular de baixo custo. Dessa forma, é de se esperar especificações mais simples no smartphone da Samsung.

Entre as especificações estão um processador octa-core de até 1,6 GHz e memória RAM de 3 GB, conjunto que deve ser suficiente para rodar os principais apps do dia a dia, como WhatsApp, Facebook e Netflix.

Já o armazenamento é de 32 GB, o que é considerado pouco para os padrões atuais. Caso opte por esse telefone, você poderá utilizar um cartão microSD como memória expansível.

Sistema operacional: Android 9 com personalização da Samsung

O Galaxy A20 traz a interface própria da Samsung para o Android 9, com alguns recursos próprios da marca – a possibilidade de utilizar duas contas de WhatsApp simultaneamente (Dual Messenger) e o Samsung Pay (carteira digital da fabricante), são exemplos.

O telefone está na lista dos aparelhos da empresa que receberão atualização para o Android 10 em 2020.

Bateria: capacidade de 4.000 mAh

A bateria é um dos destaques do Galaxy A20, graças à capacidade de 4.000 mAh. A expectativa é de que o smartphone passe um dia inteiro longe das tomadas sem dificuldades.

Custo-benefício: vale a pena comprar o Galaxy A20?

O baixo custo define o Galaxy A20. Apresentado no Brasil no primeiro semestre de 2019, o smartphone já é visto no comércio nacional por cerca de R$ 839,90 – a depender da oferta do dia. Trata-se, portanto, de uma opção mais simples, especial para aqueles que querem um celular para usar com menos intensidade ou deseja economizar.

Ainda assim, vale a pena considerar outras opções antes de adquiri-lo em 2020. E aqui, falamos do Galaxy A20s, seu sucessor apresentado no fim do ano passado, que traz melhorias na câmera e pouca diferença no preço. Atualmente, o smartphone é visto nas lojas brasileiras por volta de R$ 864 – a depender da oferta do dia.

Portanto, compare as ofertas disponíveis e fique de olho no nosso histórico de preços, antes de fechar negócio.

Ficha técnica do Samsung Galaxy A20:

  • Tamanho da tela: 6,4 polegadas
  • Resolução da tela: HD+ (1560 x 720 pixels)
  • Painel da tela: Super AMOLED
  • Câmera principal: dupla, 13 MP (f/1.9) + 5 MP (f/2.2)
  • Câmera frontal (selfie): 8 megapixels
  • Sistema: Android 9
  • Processador: octa-core de até 1,6 GHz
  • Memória RAM: 3 GB
  • Armazenamento (memória interna): 32 GB
  • Cartão de memória: microSD de até 512 GB
  • Capacidade da bateria: 4.000 mAh
  • Dual SIM: sim
  • Peso: 169 gramas
  • Cores: preto, azul e vermelho

Sobre o Dia do Consumidor 2020

O Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março, e tem como objetivo lembrar a todos sobre os Direitos do Consumidor. A data também é uma das melhores oportunidades para encontrar descontos no primeiro semestre — meses antes da Black Friday. Uma pesquisa do Google indica que, em 2020, 28% dos consumidores planejam esperar para comprar smartphones nesta época.

Só em 2019, as visitas nos sites das principais lojas brasileiras na semana do consumidor cresceram 13 milhões. Em um ano as buscas por promoções do Dia do Consumidor aumentaram 92%, e as vendas, só no dia 15, foram 82% maiores que os anos anteriores.

Compare os preços do Galaxy A20 e Galaxy A20s no Zoom:

Leia também: