Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Samsung Galaxy J4 em detalhes: vale a pena comprar o celular?

Smartphone de entrada é indicado para quem busca o básico.

Samsung Galaxy J4
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Lançado no começo de 2018 pela Samsung, o J4 deixou bem claro para que veio: um celular básico, para quem precisa de um smartphone para atividades comuns mas não abre mão de uma tela grande e com qualidade.

Mas será que seu preço baixo compensa a sua ficha técnica básica? Para responder a essa pergunta, nós, do Zoom, preparamos uma análise bem detalhada para você. Confira a seguir!

 

 

 Galaxy J4 Design

Galaxy J4 tem design em plástico - Foto: Divulgação/Samsung

Design ultrapassado com muitas bordas

O visual do J4 é bem antigo, e lembra outros modelos da Samsung. Ele mantém o botão de home não capacitivo e também não tem leitor de digital. Além disso, apresenta um corpo em plástico, o que acaba passando uma sensação maior de fragilidade.

A parte traseira do aparelho também é uma características de celulares antigos. Sua tampa é removível e dá acesso a bateria, chips e entrada de cartão microSD.

Tela grande e econômica

Apesar de ter uma resolução HD (1280 x 720 pixels), a tela do J4 surpreende pelo tamanho (5,5 polegadas, uma das maiores vistas em celulares de entrada). Além disso, o smartphone usa um display Super AMOLED, que apresenta cores bem vivas e contrastes intensos, além de ser bastante econômica.

Um ponto negativo é o formato que ainda é o tradicional 16:9. A maioria dos novos smartphones já conta com tela mais alongada em 18:9 ou 19:9. O benefício do formato mais esticado é a maior imersão para assistir conteúdo audiovisual no celular.

Galaxy J4 Tela Tela do Galaxy J4 tem 5,5 polegadas - Foto: Divulgação/Samsung

Desempenho básico

O Galaxy J4 conta com um processador antigo e básico, o Exynos 7570 quad-core de até 1.4 GHz. Sua memória RAM é de 2 GB, e mesmo com jogos mais antigos na configuração mínima, deve ser possível notar travamentos e lentidão.

Dessa forma, o smartphone é indicado apenas para quem desejar usar funções leves, como troca de mensagens no WhatsApp, streaming de música e checagem de e-mails.

Espaço limitado

Armazenamento é um grande problema no Galaxy J4. Levando em conta os dias atuais onde baixamos vários aplicativos, recebemos vídeos diários no Whatsapp e também queremos registrar nossos momentos, tanto a versão de 16 GB quanto a de 32 GB não darão conta.

Logo logo a memória interna estará cheia e você se verá tendo que desinstalar apps ou excluir arquivos para abrir espaço. Portanto, talvez seja ideal ter esse smartphone como um aparelho secundário.

Sistema operacional recente

O J4 traz o Android 8.0 Oreo de fábrica, que é considerado ainda um sistema atual e com boa usabilidade, tanto de navegação quanto em otimização. Esse é um ponto muito positivo. Não há, porém, previsão de atualização para o Android 9.0 Pie.

Galaxy J4 Câmera 

 Câmera traseira única do Galaxy J4 - Foto: Divulgação/Samsung

Câmeras não são o forte do Galaxy J4, mas dão para o gasto

Na câmera traseira, o J4 vem com sensor de 13 MP e abertura de lente (f/1.9), consideravelmente boa para um telefone barato, mas inferior ao que é visto no Galaxy J5 Pro, por exemplo.

 Na gravação ele também deixa um pouco a desejar. Apesar de filmar em Full HD, não tem nenhuma estabilização interna, o que faz com que seus vídeos fiquem bem tremidos com o mínimo de movimento.

Já na câmera frontal, são 8 MP com abertura f/2.2. Persiste aqui o mesmo problema de definição, logo, não espere tirar grandes selfies para bombar nas redes sociais.

Bateria para durar o dia todo

Esse é o grande diferencial do J4. Sua bateria de 3.000 mAh aliados a um software não tão potente e uma baixa resolução de tela Super AMOLED fazem com que o consumo de energia do aparelho seja bem baixo. Sendo assim, você poderá sair tranquilamente de casa e se preocupar em carregá-lo somente à noite.

Mas vale ressaltar que o carregamento do J4 é bem lento, e o carregador que vem na embalagem é de apenas 5 W de potência.

Ficha técnica do Samsung Galaxy J4:

  • Tela Full HD de 5,5''
  • Processador quad-core (1,4 GHz)
  • Memória RAM de 2 GB
  • 16 GB ou 32 GB de armazenamento
  • 4G, 3G e Wi-Fi
  • Dual chip
  • Câmera frontal de 8 MP e traseira de 13 MP
  • Bateria de 3.000 mAh
  • Android 8.0 Oreo

Afinal, vale a pena comprar o celular da Samsung?

O J4 é um celular de entrada bem básico e com processamento fraco. A nossa conclusão é de que para um uso mais convencional, que seria para jogos e consumo de conteúdo multimídia ele não é o smartphone adequado, mesmo com uma tela muito boa.

Porém, uma funcionalidade interessante abre caminho para um outro tipo de uso. No smartphone é possível criar alguns aplicativos em paralelo. Ou seja, ter duas versões do mesmo App. O recurso é muito útil para torná-lo um bom celular para trabalho, já que seria possível por exemplo, ter um WhatsApp para cada chip.

Dê um Zoom e encontre as melhores ofertas para o Samsung Galaxy J4:

 

Conheça o nosso canal no YouTube, o /deumzoom:

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone