Galaxy M10 vale a pena? Analisamos preço e ficha técnica do celular Samsung
Com design atrativo, novo celular intermediário da Samsung tem preço baixo.

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.
O Galaxy M10 é um celular intermediário da Samsung, parte da linha Galaxy M – lançada com o intuito de substituir modelos da linha Galaxy J no mercado nacional. Indicado para quem quer design atraente e moderno, mas não pode pagar muito em um smartphone mais avançado, esse modelo é o lançamento mais barato da família, o que desperta a atenção, mas também a curiosidade: será que o Galaxy M10 vale a pena?
Para tirar todas as suas dúvidas, a gente, aqui no Zoom, analisou a ficha técnica do Galaxy M10, e o resultado você confere nos mínimos detalhes, nas linhas a seguir.
Leia também: Os Melhores Celulares Samsung em 2019

Ficha técnica do Galaxy M10
- Tela TFT de 6,2 polegadas HD+ (1520 x 720 pixels) com notch em forma de gota
- Processador octa-core de até 1,6 GHz (Exynos 7870)
- Memória RAM de 3 GB
- Armazenamento de 32 GB (expansível com microSD de até 512 GB)
- Câmera dupla traseira de 13 MP (f/1.9) grande-angular + 5 MP (f/2.2) ultra wide
- Câmera frontal de 5 MP (f/2.0)
- Bateria de 3.400 mAh
- Sistema operacional de fábrica: Android 8.1 Oreo
- Dual chip
- Internet: 4G, 3G e Wi-Fi
- Sem leitor de impressão digital
- Reconhecimento facial
- Dimensões: 155,6 x 75,6 x 7,7 mm
- Peso: 163 g
Tela e design
Como o Galaxy M10 chega com a missão de ser um smartphone barato e com bom custo-benefício, a Samsung precisou economizar tanto no design quanto na tela. O visual do M10 se adequa aos padrões mais modernos, com bordas finas e notch (aquele recorte na parte superior da tela), porém você encontrará um corpo de plástico brilhante, em vez de metal ou vidro, que são materiais mais sofisticados.

Já o display deixa a desejar em relação a outros modelos da linha por não trazer tecnologia Super AMOLED. O painel, neste caso, é PLS TFT, que consome mais energia e não tem cores tão vivas quanto as telas Super AMOLED.
O tamanho agrada os usuários que consome vídeos ou jogos no smartphone: são 6,2 polegadas, o que garante conforto para visualizar as informações. No entanto, a resolução HD+ pode fazer com que as imagens apareçam com serrilhados.
Vale a pena notar que a Samsung resolveu incluir a saída de som do Galaxy M10 na parte traseira, coisa que fazia anos atrás e que pode ser um problema para quem gosta de ouvir música com o smartphone deitado na mesa, por exemplo. Para economizar, a companhia também usou uma porta micro USB no lugar do USB-C, que está cada vez mais popular.
Câmeras

Apesar de ser um smartphone de baixo custo, a Samsung oferece duas câmeras traseiras no Galaxy M10. A principal tem sensor 13 MP com abertura de lente f/1.9, enquanto a secundária usa um sensor de 5 MP e abertura de f/2.2.
A principal é a que você usará no dia a dia, já que oferece imagens com maior nível de nitidez e cores balanceadas. Já o sensor secundário é ultra grande-angular e será perfeito para aqueles momentos que você quiser fazer uma foto em grupo ou apenas incluir mais de uma paisagem em uma foto, mas não deve entregar bons resultados à noite.
Já na parte frontal encontramos uma câmera de selfies de 5 MP com abertura f/2.0. Ela consegue oferecer boas fotos em condições de luz favoráveis, mas nada que vai chamar muito a atenção. Principalmente quando o Modo Retrato está ativo, as imagens ficam menos nítidas e o recorte do recurso não é muito preciso. Dessa forma, em alguns casos é possível que você termine com uma orelha borrada ou parte do casaco, por exemplo.
Desempenho
O desempenho desse smartphone não é ruim para a faixa de preço. Ele conta com um processador Exynos 7870 com oito núcleos de processamento e 3 GB de memória RAM. Com isso, ele é uma boa opção para quem precisa de um smartphone um pouco mais poderoso e que não vai travar em tarefas básicas ou multitarefa com poucos aplicativos abertos.

Se você gosta de jogos, conseguirá rodar alguns dos títulos mais famosos. Porém lembre-se de reduzir a qualidade quando for jogar jogos mais pesados, como Asphalt 8 ou PUBG Mobile. Em títulos mais leves, você não encontrará problemas e conseguirá rodá-los sem qualquer engasgo ou travamento.
O Galaxy M10 tem 32 GB de armazenamento, quantidade que atualmente não parece muito. De qualquer maneira, é possível expandir a memória com um cartão microSD de até 512 GB para guardar fotos, vídeos e outros documentos.
Bateria e recursos extras
Esse novo smartphone baratinho da companhia conta com uma bateria de 3.400 mAh, que é mais do que suficiente para oferecer uma longa autonomia. Principalmente por contar com uma tela com resolução HD+, o smartphone promete ficar ligado durante muitas horas e ultrapassar até mesmo a marca de um dia de uso moderado.
O Galaxy M10 peca por não trazer leitor de digital, tecnologia presente na maioria dos aparelhos concorrentes e que possibilita praticidade no desbloqueio de tela e de apps. Para compensar, a fabricante aposta no reconhecimento facial (vale lembrar que esse método não é tão seguro quanto o usado em celulares mais caros, como o Galaxy S10)
Preço e custo-benefício: o Galaxy M10 é bom?
Com preço sugerido de R$ 899, o Galaxy M10 já é encontrado por ofertas melhores aqui no Zoom. Ele é uma opção interessante para quem não quer gastar muito em um smartphone, mas curte o visual dos celulares Samsung.
Porém, se você procura a melhor câmera, desempenho e bateria em aparelhos de baixo custo, esse modelo pode te decepcionar.
Se ainda não estiver convencido, na mesma faixa de preço, você encontra boas opções da Motorola, como o Moto G7 Power, que oferece até dois dias de bateria. A campeã em custo-benefício, Xiaomi, também tem aparelhos interessantes no segmento, como o Redmi 7.
Curtiu o Galaxy M10? Encontre o menor preço para esse smartphone aqui, no Zoom:
Leia também: Review Samsung Galaxy A7 2018: câmera tripla e bom custo/benefício em 2019