Logo Buscapé
Logo Buscapé

Para uma fabricante de celulares estar sempre no topo é preciso inovar. E com a Samsung não é diferente. Em 2014, a empresa sofreu queda no número de vendas de smartphones, e dados bem recentes indicaram que, lá na China, a empresa Xiaomi superou a Samsung, se tornando, em 2014, a maior vendedora de smartphones naquele país.

É um momento de atenção para Samsung? Sim, é. Mas a realidade é que a fabricante ainda tem grande peso, seja no mercado de celulares ou mesmo outros produtos, como TVs, notebooks e tablets.

Mas, voltando a falar sobre celulares, não há dúvidas de que os seus smartphones, com a sua linha Samsung Galaxy, é uma das mais conhecidas no Brasil. Aqui no Buscapé, aliás, os smartphones Samsung Galaxy estão há tempos entre os mais buscados.

Hoje, o assunto do momento é o Galaxy S6. Enquanto o lançamento do novo top de linha da Samsung não chega, muitas notícias surgem sobre configuração, preço, data oficial do lançamento...

E quando está todo mundo comentando sobre um smartphone poderoso, não é que a Samsung divulga uma notícia que pode agradar muitos consumidores? Rumores indicam que a empresa vem com recursos inovadores nos seus próximos celulares: um deles pode ser o carregamento wireless para smartphones, inclusive os aparelhos de entrada.

Mas como funciona o carregamento wireless?

Para que o carregamento seja feito, sem a necessidade de fios, há um fenômeno da física que explica isso: é a indução, capaz de transformar a corrente elétrica em um campo magnético.

Mas, para que o seu celular seja carregado nesse campo magnético, tanto o carregador quanto o aparelho celular precisam ter um indutor, para funcionarem na mesma frequência e, claro, o carregamento acontecer.

Ano passado, por exemplo, a Samsung lançou para o Galaxy S5 uma capa capaz de carregar via wireless o smartphone. Na época, a capa foi bastante divulgada, mas muitos consumidores também questionaram a eficiência do produto, se era tão veloz para carregar o aparelho como o carregador tradicional.

Se até agora o carregamento sem fio é limitado a smartphones mais modernos, parece que a Samsung está se esforçando para mudar este cenário. Na verdade, não apenas a Samsung. Para que o carregamento wireless chegue também a smartphones intermediários e de entrada, é necessário que outras empresas também colaborem, mas isso já está sendo feito. Há duas companhias que atuam com normas para o carregamento sem fio em smartphones que se uniram, na tentativa de diminuir os custos e fazer que a nova forma de carregamento chegue mais rápido aos celulares.

Outra novidade é que, dias atrás, a companhia Wireless Power Consortium divulgou uma nova tecnologia: mais barata, ela será capaz de criar carregadores que carregam tablets e smartphones ao mesmo tempo.

Por outro lado, estabelecimentos também começam a fazer a sua parte. Você consegue imaginar restaurantes, hotéis e shoppings oferecendo o carregamento sem fio? Lá nos Estados Unidos já é possível encontrar cafeterias, por exemplo, que disponibilizam o carregamento wireless para smartphones compatíveis.

A gente sabe que essa realidade parece estar meio distante do nosso dia a dia, já que ainda é restrito a celulares mais modernos. No entanto, a Samsung promete inovar. E vamos combinar: garantir melhorias logo no carregamento parece ser uma boa maneira de conquistar consumidores. Carregamento eficiente do smartphone e, o melhor, sem deixar ninguém na mão.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!