Samsung quer investir no carregador sem fio para seus smartphones

Carregamento wireless para um smartphone Samsung não deixar você na mão!

Samsung quer investir no carregador sem fio para seus smartphones
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Para uma fabricante de celulares estar sempre no topo é preciso inovar. E com a Samsung não é diferente. Em 2014, a empresa sofreu queda no número de vendas de smartphones, e dados bem recentes indicaram que, lá na China, a empresa Xiaomi superou a Samsung, se tornando, em 2014, a maior vendedora de smartphones naquele país.

É um momento de atenção para Samsung? Sim, é. Mas a realidade é que a fabricante ainda tem grande peso, seja no mercado de celulares ou mesmo outros produtos, como TVs, notebooks e tablets.

Mas, voltando a falar sobre celulares, não há dúvidas de que os seus smartphones, com a sua linha Samsung Galaxy, é uma das mais conhecidas no Brasil. Aqui no Zoom, aliás, os smartphones Samsung Galaxy estão há tempos entre os mais buscados.

Hoje, o assunto do momento é o Galaxy S6. Enquanto o lançamento do novo top de linha da Samsung não chega, muitas notícias surgem sobre configuração, preço, data oficial do lançamento...

E quando está todo mundo comentando sobre um smartphone poderoso, não é que a Samsung divulga uma notícia que pode agradar muitos consumidores? Rumores indicam que a empresa vem com recursos inovadores nos seus próximos celulares: um deles pode ser o carregamento wireless para smartphones, inclusive os aparelhos de entrada.

Mas como funciona o carregamento wireless?

Para que o carregamento seja feito, sem a necessidade de fios, há um fenômeno da física que explica isso: é a indução, capaz de transformar a corrente elétrica em um campo magnético.

Mas, para que o seu celular seja carregado nesse campo magnético, tanto o carregador quanto o aparelho celular precisam ter um indutor, para funcionarem na mesma frequência e, claro, o carregamento acontecer.

Ano passado, por exemplo, a Samsung lançou para o Galaxy S5 uma capa capaz de carregar via wireless o smartphone. Na época, a capa foi bastante divulgada, mas muitos consumidores também questionaram a eficiência do produto, se era tão veloz para carregar o aparelho como o carregador tradicional.

Se até agora o carregamento sem fio é limitado a smartphones mais modernos, parece que a Samsung está se esforçando para mudar este cenário. Na verdade, não apenas a Samsung. Para que o carregamento wireless chegue também a smartphones intermediários e de entrada, é necessário que outras empresas também colaborem, mas isso já está sendo feito. Há duas companhias que atuam com normas para o carregamento sem fio em smartphones que se uniram, na tentativa de diminuir os custos e fazer que a nova forma de carregamento chegue mais rápido aos celulares.

Outra novidade é que, dias atrás, a companhia Wireless Power Consortium divulgou uma nova tecnologia: mais barata, ela será capaz de criar carregadores que carregam tablets e smartphones ao mesmo tempo.

Por outro lado, estabelecimentos também começam a fazer a sua parte. Você consegue imaginar restaurantes, hotéis e shoppings oferecendo o carregamento sem fio? Lá nos Estados Unidos já é possível encontrar cafeterias, por exemplo, que disponibilizam o carregamento wireless para smartphones compatíveis.

A gente sabe que essa realidade parece estar meio distante do nosso dia a dia, já que ainda é restrito a celulares mais modernos. No entanto, a Samsung promete inovar. E vamos combinar: garantir melhorias logo no carregamento parece ser uma boa maneira de conquistar consumidores. Carregamento eficiente do smartphone e, o melhor, sem deixar ninguém na mão.