Produtos e novidades em Celular e Smartphone

Sistema operacional da Huawei alternativo ao Android já está pronto

Plataforma estaria pronta “desde janeiro de 2018”, segundo vice-presidente da Huawei no Oriente Médio.

crise huawei
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Huawei vem recebendo uma série de suspensões após entrar para a lista negra do Departamento de Comércio dos Estados Unidos. E uma das principais foi por parte da Google: em breve a gigante chinesa poderá perder o direito de uso do sistema operacional Android e também de outros serviços.

No entanto, a fabricante parece já ter uma carta na manga para se manter no mercado de dispositivos móveis – em informações vazadas, o nome do sistema operacional já havia sido divulgado, mas até então havia uma data de lançamento. Agora, algumas especulações nos aproximam da alternativa chinesa ao Android, o HongMeng.

Leia também: Huawei volta ao Brasil com P30 Pro e P30 Lite; preço começa em R$ 2.499

Huawei P30 Pro

Huawei P30 Pro é o atual carro-chefe da marca chinesa e roda Android 9 Pie - Foto: Ana Marques/Zoom

Com exclusividade ao site Tech Radar, Alaa Elshimy, diretor administrativo e vice-presidente da Huawei no Oriente Médio confirmou que o novo sistema operacional já está pronto.

Segundo Elshimy, "a Huawei sabia que isso estava chegando e estava se preparando”. Ele afirma também que o sistema operacional estava pronto em janeiro de 2018, como “Plano B” da empresa.

"Nós não queríamos trazer o sistema operacional para o mercado, pois tínhamos um forte relacionamento com o Google e com outros e não queríamos estragar o relacionamento", explica Elshimy.

A Huawei tem permissão para utilizar o Android até o final de agosto, o que indica que o novo OS deve chegar ainda este ano para os dispostivos da empresa.

A expectativa é que o sistema seja compatível com telefones celulares, computadores, tablets, TVs, carros conectados, smartwatch e smart wearables.

Leia também: Lançamento Xiaomi no Brasil: chinesa anuncia Mi 9, Redmi Note 7 e 'centenas' de outros produtos

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone