Zoom indica em Celular e Smartphone

Smartphones com GPS

Escolha seu celular com GPS e não se perca mais pelo caminho.

Smartphone com GPS
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Vamos combinar: é muito normal, principalmente se você mora em uma grande cidade, ter dificuldade de vez em quando para localizar algum endereço. Mas, esse problema poderia ser facilmente resolvido com um celular em mãos, isso mesmo!

Você sabia que existem muitos modelos de smartphone com GPS? Aqui no Zoom você sabe como esse recurso trabalha no celular e ainda conhece alguns modelos. Assim você pode escolher seu novo aparelho e, claro, sem se perder no meio do caminho.

Mas você sabe como o GPS do celular funciona?

Os sistemas de GPS nos smartphones funcionam através dos sinais enviados via satélite. Esses sinais transmitem informações e indicações precisas, que são captadas pelos receptores posicionados aqui mesmo, em terra firme.

Assim, um receptor precisa obter sinais de pelo menos três satélites para fornecer a você um cálculo exato do seu trajeto e localização (latitude e longitude). E para ter noção da altitude, geralmente o cálculo é feito com base nas informações de quatro satélites. É assim que o smartphone com GPS atua, oferecendo recursos para que você tenha uma visualização das ruas e acessos em 3D.

A-GPS e Glonass: outras tecnologias de localização

Alguns celulares com GPS oferecem ainda outras tecnologias para uma localização mais eficiente, como o A-GPS e o Glonass. No caso do A-GPS, o endereço é encontrado com a ajuda de antenas de comunicação da sua operadora, que por sua vez se comunicam com satélites e armazenam as informações. Dessa maneira, a localização é dada de forma mais rápida.

Mas, apesar dessa vantagem, o A-GPS acaba consumindo mais bateria que o GPS, além de não funcionar muito bem em locais em que o celular esteja com pouco sinal da operadora.

Já o Glonass foi desenvolvido pela extinta União Soviética, ainda na década de 1970. O projeto ficou esquecido durante anos, mas o governo Russo revolveu retomá-lo e lançou mais satélites para melhorar o serviço de localização.

A vantagem do Glonass sobre os celulares com GPS comum é que é mais rápido. Porém, sua precisão é bem menor que a do GPS, e ele também conta com menos satélites em órbita.

Usando os dois ao mesmo tempo a localização é mais precisa, já que o smartphone consultará mais satélites. Mas a desvantagem de usar o GPS e o Glonass juntos é o gasto de energia, que em smartphones pode ser significativo.

Diversas funcionalidades de um smartphone com GPS

Além das já conhecidas informações que um celular com GPS pode fornecer, entre a disponibilização de mapas para que você saiba como chegar a um local e o tempo de cada percurso, esse sistema ainda possui outras utilidades.

Entre elas, pode ser de grande ajuda em casos de acidentes, auxiliando parentes e amigos a encontrarem a pessoa acidentada mesmo que ela esteja incomunicável. O mesmo vale para situações de sequestros relâmpagos ou roubos. Se você procura por um bom smartphone com GPS, fique de olho nos seguintes aparelhos:

Smartphone Samsung Galaxy S4 Mini Duos

Entre as opções de localização, o Samsung Galaxy S4 Mini Duos conta com GPS e A-GPS. E como esse celular Samsung vem com o sistema operacional Android 4.2, você pode baixar aplicativos pagos ou gratuitos que fazem muito mais do que simplesmente te ajudar a encontrar um endereço. Alguns dizem como está o trânsito, criam gráficos com o consumo de combustível de automóveis e até lembram quando estiver na hora de fazer a revisão do carro. Há ainda aplicativos para Android que funcionam sem a necessidade de conexão do smartphone com GPS à internet e vão rodar muito bem com o processador dual core de 1,7GHz do S4 Mini Duos.

Smartphone Nokia Lumia 630

Mais uma opção de celular com GPS é o Lumia 630. Apesar de o seu sistema operacional Windows Phone não contar com tantos aplicativos quanto o Android, esse modelo de celular Nokia oferece alguns diferenciais. Usando o aplicativo Here Maps, você terá à disposição um serviço de mapas e navegação. E quer saber mais sobre a sua configuração? Ele tem processador quad core, de 1.2 GHz, é dual chip e ainda vem com TV Digital, para você assistir a seus programas favoritos, mesmo longe de casa.

Smartphone Motorola Moto G

Esse celular da Motorola conta com GPS, A-GPS e Glonass. O sistema operacional do Moto G é o Android 4.3, o que quer dizer que você também vai poder aproveitar os aplicativos de localização disponíveis para download no Google Play. E, com a tela de 4,5 polegadas, você consegue visualizar os mapas em um bom tamanho nesse smartphone com GPS. Também não vai ser preciso se preocupar com travamentos, já que o Moto G tem processador quad core de 1,2GHz, além de 1GB de memória RAM.

 

Agora que você já sabe tudo sobre celulares com GPS, que tal dar um Zoom, encontrar outros produtos e comparar os preços? Não se esqueça de que aqui sempre temos descontos, e você ainda pode acompanhar tudo sobre a Black Friday para aproveitar superofertas durante o evento!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone