ID Apple: o que é, como criar e para que serve

Preparamos um guia completo sobre o ID Apple para você aproveitar o máximo do seu dispositivo da fabricante.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

O ID Apple funciona como uma identificação de usuário para os dispositivos da Apple. Ele pode ser usado no iPhone, iPad, MacBook ou Apple Watch. Essa é uma conta que guarda as informações dos usuários, como configurações, e-mail, calendário, e demais aplicativos. Com ela, você terá tudo sincronizado sempre que fizer um login novo em qualquer dispositivo da marca.

Saiba todas as informações sobre o ID Apple! (Foto: Cristian Dina/Shutterstock)
Saiba todas as informações sobre o ID Apple! (Foto: Cristian Dina/Shutterstock)

Para entender mais sobre o ID Apple, saber como funciona e como criar uma conta, confira o nosso tutorial. Vamos explicar tudo para não ficar nenhuma dúvida sobre esse assunto. Confira abaixo! Neste artigo, você vai ler os tópicos abaixo. Caso queira seguir direto para um deles, basta clicar no que desejar:

O que é ID Apple?

Como dito anteriormente, o ID Apple funciona guardando as suas informações. Ele facilita a sincronização quando for feito um login em qualquer dispositivo Apple. Ou seja, quando um aparelho novo da marca é configurado, um ID Apple é solicitado para trazer as informações para aquele dispositivo.

ID Apple é como uma identidade para dispositivos da maça (Foto: Shutterstock)
ID Apple é como uma identidade para dispositivos da maça (Foto: Shutterstock)

O ID Apple fica responsável por guardar as mais diversas informações e permitir alguns acessos, como baixar aplicativos na App Store e iTunes Store, utilizar o iMessage ou FaceTime, utilizar o iCloud (serviço de nuvem da marca), utilizar o app Buscar (para rastrear o seu ou outro aparelho da marca) e o compartimento familiar (que permite dividir assinaturas, compras e fotos com membros da família).

Dá para usar iPhone, iPad e Mac sem ID Apple?

Você até consegue utilizar um aparelho sem o ID Apple. Entretanto, seu acesso fica muito restrito. Não será possível usar nenhum dos recursos listados acima. Se você tiver contatos, por exemplo, salvos na nuvem, eles serão perdidos sem o uso da ID.

A verdade é que utilizar um aparelho Apple sem o ID não traz vantagem para o usuário. Isso só torna seu uso mais complicado e restrito. Vale lembrar que, sempre que você for vender um aparelho ou se desfazer dele, é preciso finalizar a sua sessão. Assim, as informações vão deixar o dispositivo que será passado adiante.

Como criar um ID Apple?

Para usar ao máximo seus dispositivos, é preciso criar ID Apple (Reprodução / Apple)
Para usar ao máximo seus dispositivos, é preciso criar ID Apple (Reprodução / Apple)
  • Passo 2: Preencha suas informações como nome, sobrenome, e-mail, senha e celular. Vale lembrar que a senha Apple precisa ter no mínimo oito caracteres, contendo pelo menos uma letra maiúscula, uma minúscula e um número, no mínimo.
Crie seu ID Apple (Reprodução/Apple) 
Crie seu ID Apple (Reprodução/Apple) 
  • Passo 3: Ao preencher todos os campos, copie o código de segurança, marque a opção para confirmar que está de acordo com os Termos de Serviço e clique em "Criar um ID Apple".
  • Passo 4: Feito isso, você vai precisar entrar no email fornecido para criar a conta e fazer a confirmação, clicando em "confirmar agora". Uma nova guia vai ser aberta, onde você deverá fazer seu login, clicar em "verificar enfereço" e pronto, sua conta foi criada!

Apple ID para crianças

No Brasil, os menores de 16 anos não podem criar uma conta. Então os pais conseguem incluí-los no grupo familiar. Isso os ajuda a ter um maior controle sobre o que os pequenos fazem enquanto estão sozinhos, com a opção de gerenciar as compras feitas nos aplicativos com o recurso "pedir para comprar". Quando ele for ativado, a criança não consegue utilizar o método de pagamento cadastrado sem autorização dos pais.

Outra função interessante do ID Apple para crianças é a função "tempo de uso", para controlar o tempo dos pequenos nos dispositivos. Para saber como criar o ID Apple para crianças, confira o tutorial abaixo:

No iPhone, iPad ou iTouch:

  • Passo 1: Clique em "ajustes", depois no seu nome e acesse o compartilhamento familiar clicando em "adicionar membro da família".
  • Passo 2: Selecione a opção "criar uma conta para criança", clique em "seguinte" e depois informe a data de nascimento, que não pode ser alterada.
  • Passo 3: Concorde com os termos de divulgação de privacidade, preencha as informações de forma de pagamento e clique em "seguinte".
  • Passo 4: Insira o nome da criança, crie o ID Apple e cliquem em "criar". Depois, defina a senha e as perguntas de segurança.
  • Passo 5: Ative o recurso "pedir para comprar", leia os termos e condições e, por fim, clique em "aceitar".

No MacOS:

  • Passo 1: Acesse o menu e depois vá nas preferências do sistema.
  • Passo 2: Clique em "compartilhamento familiar" e em seguida clique em "adicionar familiar".
  • Passo 3: Clique em "criar um ID Apple para criança que não tenha uma conta", e depois insira a data de nascimento.
  • Passo 4: Crie o ID Apple, insira o nome e sobrenome da criança e preencha a informações de pagamento, clicando em "aceitar" no final.
  • Passo 5: Defina ua senha, as perguntas de segurança e, feito isso, um e-mail de confirmação será enviado para você. Basta confirmar e o ID Apple está criado.

Como alterar um ID Apple?

  • Passo 1: Acesse o site appleid.apple.com e inicie a sessão com os seus dados da ID Apple.
  • Passo 2: Clique na seção "conta", depois em "editar" e logo em seguida selecione "alterar ID Apple".
  • Passo 3: Insira o endereço que deseja usar agora e clique em "continuar".
  • Passo 4: Confira o e-mail inserido para obter um código de verificação e insira esse código no site paea confirmar.
  • Passo 5: Depois, o e-mail será alterado nos seus dispositivos. Caso não seja, reinicie a sessão Apple para atualizar.

Dicas importantes do ID Apple

Aqui, vamos mostrar algumas dicas para você utilizar seu ID Apple da melhor forma e não restr nenhuma dúvida. Confira:

Usando ID Apple diferentes no mesmo iPhone ou iPad

A Apple permite que o usuário tenha IDs diferentes no mesmo dispositivo, podendo com um iniciar sessão do iCloud e com o outro ter acesso a App Store. Saiba como fazer isso seguindo o passo a passo abaixo:

  • Passo 1: Abra o app "ajustes" no seu dispositivo, clique em cima do seu nome e depois em "mídias e compras".
  • Passo 2: Clique em "finalizar sessão" e confirme a opção para o ID Apple ser desvinculado do iCloud.
  • Passo 3: Toque novamente em "mídias e compras" e selecione a opção "não é (seu nome)?"
  • Passo 4: Feito isso, sta você fazer login de outro ID Apple e clicar em "seguinte" e seguir as instruções. Agora você tem um ID Apple diferente para usar em "mídias e compras" e "assinaturas".

Esqueci a senha do ID Apple e agora?

Caso você teha esquecido sua senha do ID Apple, saiba como proceder utilizando iPhone, iPad, iTouch ou Mac:

No iPhone, iPad ou iTouch:

Basta você tocar em "ajustes" e depois em seu nome. Se for o ID Apple de mídias e compras, você deve clicar em "ajustes", depois no seu nome e em seguida clicar em "mídias e compras".

No MacOS:

Selecione o menu Apple (com o símbolo da maçã) e depois clique em "preferências do sistema" e clique em ID Apple. Uma outra forma é abrindo a sua App Store e clicando em "visualizar minha conta" ou pelo FaceTime, selecionando a opção "preferências".

Proteja as informações do seu ID Apple:

Para proteger suas informações do ID Apple e não correr nenhum risco, você pode seguir alguns passos:

  • Configurar a autenticação de dois fatores para adicionar uma camada extra de segurança à sua conta.
  • Se não conseguir realizar a autenticação de dois fatores, você pode redefinir as perguntas de segurança e adicionar um e-mail de recuperação para caso você esqueça sua senha e precise redefenir.

Como alterar informações ou excluir ID Apple

Aqui, vamos te explicar como alterar informações ou excluir de vez o seu ID Apple, seguindo os passos abaixo:

Como mudar informações de um ID Apple

  • Passo 1: Faça login com o seu ID Apple em qualquer dispositivo ou no seu navegador e clique em "iniciar sessão".
  • Passo 2: Entre na sua conta, selecione o que deseja alterar, depois cliquem e "editar". É provável que a Apple envie um e-mail de confirmação para o endereço cadastrado, então basta você ver o código de segurança ou o link e seguir as instruções.

Como excluir um ID Apple definitivamente

  • Passo 1: Acesse a página appleid.apple.com ou inicie sessão no seu dispositivo.
  • Passo 2: Clique na opção "dados e privacidade" e depois selecione "gerenciar seus dados e privacidade".
  • Passo 3: Se for necessário, faça login novamente no iCloud e na página seguinte, clique em "apagar sua conta" .
  • Passo 4: A Apple vai te enviar um código de acesso exclusivo que torna possível, por um período de tempo, entrar em contato com o suporte da Apple e cancelar a solicitação com o uso desse código. Mas se você quiser continuar com a exclusão, é só aguardar o tempo de análise da Apple.

Curtiu nosso guia sobre ID Apple? Veja produtos da marca e listas que podem te ajudar abaixo!

Os iPhones 12 são a grande novidade entre os celulares da marca, mas você sabe qual é o melhor modelo? Conheça o melhor modelo da linha 12 do iPhone. Se você tem o orçamento apertado, pode ser uma boa comprar um iPhone de segunda mão. Leia nossas dicas sobre iPhone usado.

Se você está pensando em comprar um MacBook, que tal conferir os melhores modelos de MacBook de 2021? E, se você já considerou comprar um iPad, mas não sabe qual, confira aqui um review sobre o iPad 8ª geração após dias de testes e aqui análise de ficha técnica do iPad Air 4, que pode ser uma alternativa.

Agora que você já sabe tudo sobre ID Apple, dê uma olhadinha em opções para trocar seu iPhone, iPad ou MAC:

Confira outros tutoriais e artigos sobre a Apple:

Escolheu um produto da Apple? Crie um Alerta de Preço e receba notificações quando ele alcançar o valor que deseja pagar (ou chegar perto disso). Veja como abaixo!