Spotify Greenroom: tudo sobre o rival do Clubhouse

A plataforma de streaming de música lançou o Spotify Greenroom. Nesse artigo, te ensinamos o que é e suas principais funcionalidades

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Anunciado em junho de 2021, o Spotify Greenroom é uma grande novidade para amantes de redes sociais. Ele rivaliza com o famoso aplicativo Clubhouse. A plataforma oferece diversos recursos para usuários que desejam interagir com outras pessoas sobre seus gêneros favoritos.

Embora seja um lançamento recente, os ouvintes brasileiros já podem conferir mais sobre o aplicativo. Vale a pena conhecer mais detalhes sobre a ferramenta, que promete inovar o segmento.

Por isso, se você se interessa por salas de bate-papo ao vivo, música e quer conhecer a mais nova plataforma de streaming, confira tudo que sabemos até agora sobre o Spotify Greenroom. Neste artigo, você vai saber:

O que é Greenroom?

O Spotify Greenroom é uma plataforma de interação por voz que possibilita a criação de salas de conversa ao vivo. A plataforma se assemelha ao famoso aplicativo Clubhouse, tornando-se o principal rival do programa.

Ao se cadastrar, os usuários poderão interagir uns com os outros por meio de áudio. As salas de chat comportam até 1000 pessoas. O sistema também apresenta outras funcionalidades interessantes, como recurso de “levantar a mão” para falar. Ele torna a interação mais organizada. E, além disso, há a possibilidade de interagir por mensagem de texto ao mesmo tempo.

As configurações de segurança também não deixam a desejar. É possível nomear mais de um administrador para a sala. O Spotify Greenroom também gravará todas as conversas para reduzir casos de hostilidade e ofensas.

O lançamento da plataforma já era esperado desde março de 2021. Naquela ocasião, o Spotify adquiriu a empresa Locker Room, especializada em salas de áudio.

Como baixar o Greenroom

Os usuários interessados em testar o Spotify Greenroom podem baixar o aplicativo gratuitamente na Play Store, caso usem o Android, e na App Store, caso tenham um dispositivo com iOS.

Basta clicar no link e prosseguir com o download para o seu aparelho. É possível localizar a plataforma diretamente na sua loja de aplicativos pesquisando por “Spotify Greenroom”. Por enquanto, o aplicativo só está disponível para dispositivos móveis.

Como usar o Spotify Greenroom

Depois de fazer o download do Spotify Greenroom no seu smartphone, será necessário fazer o login. Siga as orientações para entrar na plataforma por meio de cadastro manual, ou clicando na opção “Continue with Spotify” (para usar sua conta do Spotify).

Na tela inicial do Spotify Greenroom, é possível criar uma nova conta ou logar com conta do Spotify existente (Foto: Reprodução/Zoom)
Na tela inicial do Spotify Greenroom, é possível criar uma nova conta ou logar com conta do Spotify existente (Foto: Reprodução/Zoom)

Criando seu perfil no Greenroom

Em seguida, informe todos os dados necessários. Existem algumas exigências para prosseguir com a criação do seu perfil.

Para criar perfil no Spotify Greenroom, coloque alguns dados e a foto (Foto: Reprodução/Zoom)
Para criar perfil no Spotify Greenroom, coloque alguns dados e a foto (Foto: Reprodução/Zoom)

Nos próximos passos, escolha alguns interesses de temas e gêneros musicais, para personalizar o algoritmo. Finalmente, aceite os termos de condição e você já poderá acessar as salas de chat por voz.

Para finalizar o cadastro, selecione suas preferências e confirme os termos de condição do Spotify Greenroom (Foto: Reprodução/Zoom)
Para finalizar o cadastro, selecione suas preferências e confirme os termos de condição do Spotify Greenroom (Foto: Reprodução/Zoom)

É obrigatório ter conta no Spotify para usar o Greenroom?

Não é necessário. Você pode logar com uma conta do Spotify ou mesmo criar uma conta para o Spotify Greenroom. A plataforma é gratuita por enquanto.

Onde o Greenroom está disponível?

O lançamento do Spotify Greenroom ocorreu simultaneamente em 135 países, incluindo o Brasil. Segundo o site, a plataforma está disponível em todos os países onde o Spotify está disponível.

No entanto, a plataforma ainda não oferece versões em outras línguas, funcionando somente em inglês. Além disso, existe a possibilidade de participar de salas de conversa criadas em diversos países.

Como criar ou entrar em uma sala no Greenroom?

É bem simples participar de uma sala de bate papo por voz no Spotify Greenroom. Ao entrar no aplicativo, a tela inicial irá exibir uma série de sugestões para o usuário, de acordo com suas preferências. Para entrar, basta clicar em “Join room” e aceitar as condições.

Enquanto isso, se deseja criar sua própria sala, clique na opção “New room”. Em seguida, defina o nome, o tópico e as configurações.

Criando ou entrando em uma sala no Spotify Greenroom (Foto: Reprodução/Zoom)
Criando ou entrando em uma sala no Spotify Greenroom (Foto: Reprodução/Zoom)

Ao entrar na sala do Spotify Greenroom, vem um aviso de que não serão toleradas ofensas (Foto: Reprodução/Zoom)
Ao entrar na sala do Spotify Greenroom, vem um aviso de que não serão toleradas ofensas (Foto: Reprodução/Zoom)
Crie sua própria sala no Spotify Greenroom e interaja com outros usuários (Foto: Reprodução/Zoom)
Crie sua própria sala no Spotify Greenroom e interaja com outros usuários (Foto: Reprodução/Zoom)

Lembre-se de habilitar as permissões de gravação de voz e acesso ao microfone do seu dispositivo. De forma geral, a ferramenta é bastante intuitiva e simples de mexer, permitindo que os usuários interajam com facilidade.

Como bloquear usuários no Greenroom?

Para bloquear um usuário no Spotify Greenroom é bem simples:

  1. Entre no perfil que deseja bloquear clicando no icon da foto;
  2. Acesse o menu pelo ícone de bandeira no canto superior;
  3. Selecione “Block”;
  4. Confirme.

Pronto, você não poderá mais acessar os conteúdos do usuário. E ele não verá os seus.

Dicas úteis do Spotify Greenroom

Agora, apesar de ser um lançamento recente e ter poucas informações disponíveis, existem algumas dicas sobre o Spotify Greenroom que podem melhorar sua experiência com a plataforma. Confira:

O que são Gems no Greenroom?

Um recurso interessante do Spotify Greenroom são as chamadas Gems. Trata-se de bonificações que os usuários podem dar para outros. Se gostar da sala de conversa, basta clicar duas vezes sobre o perfil do administrador para classificá-lo com uma gem. A plataforma informou que essa ferramenta pode gerar monetização para os criadores de conteúdo no futuro.

Que tipo de conteúdo é proibido no Greenroom?

De forma geral, os temas de discussão são livres, mas é importante ficar atento para o código de conduta do Spotify Greenroom. Os conteúdos proibidos incluem:

  • Discursos de ódio;
  • Incitação a violência;
  • Constrangimento a outros usuários;
  • Conteúdo sexual explícito.

Como obter ajuda no Greenroom?

Finalmente, para obter ajuda no Spotify Greenroom, basta acionar o suporte pelo endereço de e-mail contact-greenroom@spotify.com. No entanto, vale lembrar que a assistência também é em inglês.

Afinal, vale a pena conhecer o Greenroom?

O Spotify Greenroom promete mudar sua experiência com conteúdos por áudio em tempo real! (Foto: Shutterstock)
O Spotify Greenroom promete mudar sua experiência com conteúdos por áudio em tempo real! (Foto: Shutterstock)

A nova ferramenta do Spotify traz uma série de novidades para fãs de música e da plataforma de streaming. A possibilidade de interagir com outros usuários por salas de voz é interessante, além dos recursos de fácil acesso.

Portanto, vale a pena conhecer o serviço se você se interessa por esse tipo de atividade. Além de ser gratuito, o Greenroom também reúne diversos usuários com os mesmos gostos, proporcionando boas conversas. E se você já utiliza outros aplicativos como o Clubhouse, pode gostar da nova rival também. A propósito, saiba tudo sobre o Clubhouse.

Fones de ouvido ou caixas de som para usar o Greenroom

Para participar das conversas, é interessante ter um bom fone de ouvido com microfone ou mesmo uma caixa de som para ouvir os conteúdos do Spotify Greenroom da melhor forma possível.

Nós temos algumas listas que podem te ajudar, como os melhores fones de ouvido com cancelamento de ruído e as melhores caixas de som JBL. Temos também boas opções de fone para celular e a lista de melhor fone TWS, além dos melhores fones de ouvido Bluetooth. Não deixe de conferir algumas ofertas abaixo!

E se quiser conferir algumas opiniões sobre os produtos, veja nosso review sobre o Redmi AirDots 2 e nosso review sobre a JBL Tune 110.