Voilà, aplicativo que transforma foto em desenho: riscos e como usar

O aplicativo Voilà, que transforma foto em desenho, é divertido, mas pode comprometer a privacidade das suas informações

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Conhece o Voilà? O aplicativo para transformar foto em desenho é o responsável pelas caricaturas animadas que têm passado pelo feed das suas redes sociais. Se você ainda não entrou na onda, deve estar no mínimo curioso sobre a tendência. Afinal, o que é o Voilà? É seguro baixar e usar o aplicativo? E como ele funciona?

Parece uma diversão inofensiva, mas aplicativos que coletam imagens como o Voilà comprometem a privacidade dos seus dados. Informação é a sua maior defesa para tomar boas decisões no mundo virtual. Então vamos explicar, de forma simples, tudo o que você precisa saber sobre o aplicativo para transformar foto em desenho. Além disso, vamos te indicar modelos que rodam esse app.

O que é o Voilà?

O Voilà AI Artist é um aplicativo gratuito disponível para Android e iOS. Ele usa inteligência artifical para transformar fotos em desenhos 3D. Ficam bem parecidos com personagens de filmes de animação. O resultado da transformação pode ser salvo na sua galeria de fotos e compartilhado nas redes sociais.

Mas o Voilà é seguro?

O Voilà, assim como outros aplicativos que coletam imagens, é polêmico. Sabe os termos da política de privacidade que ninguém lê até o final? Atenção a eles! A política de privacidade do Voilà informa que as imagens fornecidas pelos usuários se tornam propriedade da empresa responsável pelo aplicativo, a Wemagine.AI. A empresa não detalha de que formas pode usar esses arquivos.

E quais são os riscos?

  • Empresas do ramo digital coletam imagens de pessoas reais. Elas as utilizam para "treinar" tecnologias de reconhecimento facial, como as que são usadas para desbloquear a tela de celulares mais modernos. É importante que as companhias que fazem isso sejam transparentes sobre o uso dessas imagens. Mas nem sempre é assim que elas procedem.
  • Outro ponto é a segurança das informações. Se uma empresa coleta e armazena seus dados, ela deve garantir a preservação deles. Um dos maiores riscos é que hackers invadam os bancos de imagens dessas empresas. Assim, eles podem usar as fotos para cometer crimes como falsificar identidades e dar golpes.
  • Como o aplicativo Voilà lucra com a exibição de anúncios, não há sinais de que ele tenha o objetivo de coletar fotos e dados dos usuários para vendê-los. Porém, caso o usuário autorize no termo de privacidade, o aplicativo pode coletar diversos dados que serão usados com fins publicitários. Alguns desses dados são:- o histórico de compras no app, caso o usurário faça uma assinatura do serviço;- o modelo do celular do usuário; - a resolução da tela do aparelho;- o sistema operacional do aparelho;- sua localização;- e dados de sua navegação online, como sites que foram visitados.

De acordo com a Wemagine.AI, empresa responsável pelo Voilà, essas informações são usadas para melhorar o aplicativo, direcionar anúncios e prevenir fraudes. Estar na internet é estar exposto em algum grau. Mas, sabendo como esse fluxo de dados funciona, é mais fácil se prevenir contra exposições indesejadas ou golpes.

Como baixar o Voilà no iOS e no Android?

Agora que você sabe o que está por trás do Voilà, pode escolher, de forma consciente, instalar a ferramenta no seu aparelho. Se você quiser baixá-lo, o processo é muito simples, tanto para iOS como para Android. Basta abrir a App Store (iOS) ou a Play Store (Android) e digitar o nome do aplicativo (Voilà AI Artist) na busca:

Quando o download estiver concluído, é só clicar em "abrir". Pronto, agora você pode usar o Voilà e criar seus desenhos.

Voilà AI Artist: baixando o app na App Store (Reprodução)
Voilà AI Artist: baixando o app na App Store (Reprodução)

Como usar o Voilà?

Após baixar e abrir o app, chegou a hora da diversão.

Passo 1. Escolha entre as categorias de desenho disponíveis, como "3D", e "Renascença".

Opções "3D Cartoon" e "Renascença" do app Voilà (Reprodução)
Opções "3D Cartoon" e "Renascença" do app Voilà (Reprodução)

Passo 2. Em seguida, clique em "Grant Permission" ou "Allow Access". Assim, você libera o acesso do Voilà à câmera e aos seus arquivos. Escolha entre selecionar uma foto da galeria, usar a câmera ou pesquisar por uma celebridade. Caso escolha "usar a câmera", posicione seu rosto dentro da marca oval. Depois disso, pressione o botão para tirar a foto.

Libere o acesso para usar o Voilà (Reprodução)
Libere o acesso para usar o Voilà (Reprodução)

Passo 3. O aplicativo Voilà mostra o resultado da transformação com a foto original e 3 opções de imagem exibidas em um mosaico. Abaixo, as imagens estarão em fila. Você pode clicar em cada uma para vê-las individualmente.

Resultado da transformação do Voilà com a foto original (Reprodução)
Resultado da transformação do Voilà com a foto original (Reprodução)

Passo 4. Aperte "save" para salvar as imagens na sua galeria de fotos. Você também pode compartilhar o resultado via Instagram, Facebook, Whatsapp, e-mail ou outras opções.

Salve a montagem escolhida no Voilà ou compartilhe (Reprodução)
Salve a montagem escolhida no Voilà ou compartilhe (Reprodução)

Viu como é fácil entrar na tendência do aplicativo para transformar foto em desenho animado? Outros aplicativos também são responsáveis por lançar tendências e entreter os usuários. Vamos te contar um pouquinho sobre eles para você não ficar de fora!

Outros apps que são tendência nas redes sociais

Curtiu o Voilà? Aqui, vamos te trazer outros apps que são tendência nas redes sociais. Com certeza você já ouviu falar no Tik Tok, mas talvez não saiba bem como o app de vídeos que enlouquece os jovens funciona. Entenda tudo sobre o Tik Tok.

Outro aplicativo de vídeos, talvez um pouco menos popular, é o Kwai. O diferencial é que ele promete pagar os usuários. Dá pra fazer uma renda extra com vídeos na internet? Entenda como o Kwai funciona em nosso artigo.

Já o Clubhouse é um aplicativo voltado para conversas em áudio. Ele deu o que falar já no seu lançamento. Era preciso ter um convite para se cadastrar no app e fazer parte da rede. Hoje, o aplicativo já está disponível para download no iOS e no Android. Aqui, nós te explicamos tudo sobre o Clubhouse.

Por falar em áudio, o Spotify dispensa apresentações quando o assunto é música ou podcasts. Mas você já ouviu falar no Spotify Greenroom? É a opção destinada às conversas e interações entre os usuários do Spotify. Ele veio para competir com o Clubhouse. Saiba tudo sobre o Spotify Greenroom.

Mas roda no meu celular?

Talvez você esteja pensando: "não sei se o meu celular dá conta do recado". Nesse caso, temos ótimas sugestões de aparelhos intermediários, que têm ótimos recursos de áudio, foto e vídeo, mas não abusam do bolso. Veja ofertas abaixo!

Caso você queira pesquisar mais, reunimos aqui os melhores celulares intermediários de 2021. E, se você estiver disposto a investir um pouco mais, listamos os 33 melhores celulares de 2021 no Brasil, de acordo com critérios como qualidade da câmera, capacidade de armazenamento e desempenho da bateria.

Para aproveitar as promoções, veja abaixo como criar um Alerta de Preço. Você recebe notificações quando ele chegar no valor que pode pagar ou perto disso!