Zoom indica em Celular e Smartphone

Conheça as versões do Windows Phone

Confira as diferenças entre os sistemas da Microsoft.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Windows Phone 7 trata-se da atualização lançada pela Microsoft no final de 2010 e que veio com a função de substituir o sistema Windows Mobile 6.5, que não agradou o mercado de celulares. Dessa forma, a empresa reestilizou todo o seu sistema procurando fazer com que a nova linguagem fosse mais amigável ao usuário e garantindo novas formas de interação com equipamentos diferenciados.

Os celulares com Windows Phone demoraram um pouco para chegar ao Brasil, mas entraram forte no mercado apresentando uma interface surpreendente e bem fácil de usar. O Windows Phone 7 tem algumas atualizações diferentes que oferecem mais funcionalidades ao sistema. Vamos conhecer um pouco cada uma delas.

Windows Phone 7 NoDo

A primeira atualização foi o Windows Phone 7 "NoDo". Apresentando melhorias como a função copiar e colar, melhor estabilidade da câmera, de conexão Wi-Fi, mais agilidade para a ferramenta Outlook e aumento de velocidade do sistema, essa atualização colocou a Microsoft de forma definitiva no mercado de smartphones. Ficou pouco tempo no mercado e antecedeu o grande lançamento da Microsoft.

Windows Phone 7.5 Mango

Já o Windows Phone 7.5 "Mango", apresentou as primeiras pistas do que poderia ser o futuro do seu sistema operacional para smartphones. Entre diversas novidades, a atualização do WP apresentou uma versão do Internet Explorer 9 - com as mesmas características do navegador desenvolvido para o computador -, integração com o Twitter e melhoria das ferramentas de chat do Facebook e Mensenger, tudo em conjunto com o acesso ao Windows Live SkyDrive, o centro de armazenamento da Microsoft na nuvem. Os smartphones com Windows Phone 7.5 chegaram forte ao Brasil, hoje, já é possível escolher ótimos modelos. Vieram para não fazer feio frente a Apple e Samsung.

Windows Phone 7.5 Tango

O Windows Phone 7.5 "Tango" é considerada a última atualização para o WP 7. Porém, à época do seu lançamento, notaram-se alguns pequenos problemas, já que os aparelhos mais antigos configurados para trabalhar com o sistema Windows não suportavam todas as funções inseridas na atualização. No entanto, para os aparelhos capazes de aproveitar as novidades do "Tango" ele ampliou a capacidade no momento de enviar mensagens com imagens e vídeos, além do sistema de controle de roaming internacional. A linha Nokia Lumia já é capaz de receber a atualização do sistema. Bastar atualizar o software pelo próprio aparelho.

Windows Phone 7.8

Essa versão é praticamente um extra da Microsoft para os smartphones antigos, que não suportarão o WP 8. O novo visual da tela de abertura é um dos destaques, que será parecido ao do modelo Apollo. Além disso, algumas das inovações do WP 8 estarão presentes no Windows Phone 7.8, garantindo uma opção ainda maior de usabilidade. O aplicativo do Skype já deve vir instalado de forma nativa, a navegação na internet deve ser mais veloz e você também poderá usar mais funções simultâneas sem perda de velocidade.

Depois desses testes e possibilidades a Microsoft se prepara para o anúncio da versão "Apollo" que, de acordo com a mídia especializada, trata-se do Windows Phone 8. Os principais detalhes dessa nova versão serão a convergência total entre esse sistema e novo OS Windows 8. Sem contar a inclusão nativa de diversas ferramentas que antes eram produzidas de forma separada, como Skype, o que agrega ainda mais desempenho à nova proposta da empresa americana. Entre os acréscimos que merecem destaque estão a atualização via OTA - Over the Air -, sistema que permite a transmissão de dados sem a necessidade de cabos, Internet Explorer 10, uso simplificado do pacote Office, entre outros detalhes interessantes.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone