Produtos e novidades em Celular e Smartphone

Xiaomi Black Shark Helo: conheça o celular gamer com 10 GB de RAM

Ficha técnica do smartphone conta com processador Snapdragon 845 e tela AMOLED.

xiaomi black shark helo
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Xiaomi anunciou o lançamento do Black Shark Helo na última terça-feira (23). O celular gamer vem para competir com outros do segmento, como Razer Phone 2, e traz ficha técnica avançada, com destaque para a memória RAM de 10 GB – quantidade que se equipara até a alguns notebooks gamers do mercado.

A tela AMOLED é outro ponto interessante do smartphone da Xioami. No mais, não há muitas diferenças entre o primeiro Black Shark, que contém o mesmo processador e placa gráfica.

Leia também: Os Melhores Celulares para Jogos

Hardware do Black Shark Helo chega com a promessa de alta velocidade e fluidez

Hardware do Xioami Black Shark Helo é avançado

O Black Shark Helo conta com o processador Snapdragon 845, o top de linha da Qualcomm, e a placa gráfica é a Adreno 630. O chipset oferece desempenho avançado com oito núcleos e velocidade máxima de 2,8 GHz. Esse processador trabalha bem com inteligência artificial e também é bastante eficiente em termos de consumo de energia.

Atualmente, vemos celulares com 6 GB de RAM entregando ótimas performances em tarefas pesadas, mas a tendência é que apps em geral (e principalmente games) acabem exigindo mais dos aparelhos no futuro. Para isso, a Xiaomi aposta em memória RAM de 10 GB, que deve tornar qualquer processo mais fluido.

Vale ressaltar que apenas o hardware não é responsável pelo alto desempenho. A otimização de software também é importante para determinar se esse celular realmente vai entregar todo o poder de fogo que promete. Nesse caso, apenas uma análise prática pode avaliar a real performance do smartphone.

Mais armazenamento, tela AMOLED e bateria de 4.000 mAh

Dois problemas comuns para usuários muito ativos de smartphones devem ser amenizados na segunda geração do Black Shark.

O primeiro é a falta de espaço interno: o Helo tem uma versão com mais armazenamento – são 256 GB para guardar seus arquivos e evitar dores de cabeça com memória lotada.

Xiaomi Black Shark tem tela AMOLED

Além disso, apesar da capacidade de bateria de 4.000 mAh ser a mesma do modelo anterior, é possível que o consumo de energia seja feito de modo mais eficiente, já que a tela de 6 polegadas do novo Black Shark usa tecnologia AMOLED, que é mais econômica do que a IPS – além de oferecer cores mais vivas e contrastes intensos (ótima pedida para quem curte imagens mais fantasiosas).

Design característico e funções exclusivas

Um ponto polêmico é o design do Black Shark Helo, que segue o padrão dos produtos do segmento gamer, com linhas mais grosseiras e luzes LED. Há quem ache o visual descolado, mas também tem muita gente que não curte esse tipo de “rótulo”.

Design do Xioami Black Shark Helo tem linhas voltadas para o segmento gamer

A construção tem alguns cuidados específicos pensados para os jogadores. Um deles é a inclusão de dois tubos de resfriamento líquido para que a CPU não esquente muito ao executar tarefas exigentes. Há também um botão lateral que ativa o “modo desempenho”, algo similar ao AI Booster do Zenfone 5Z, para aumentar o poder de processamento na hora de uma partida.

Software personalizado e câmera dupla

O Xiaomi Black Shark Helo sai de fábrica rodando o Android 8.0 Oreo com personalização da fabricante. O “Gamer Studio” permite ao usuário configurar o sistema de acordo com cada jogo, para obter resultados mais otimizados e uma melhor experiência.

O smartphone conta ainda com câmera dupla traseira (12 MP + 20 MP) e frontal de 20 MP para selfies. A gravação de vídeos é feita com resolução máxima 4K a quadros por segundo.

Enquanto o Black Shark Helo não chega ao Brasil, confira as ofertas do primeiro Xiaomi Black Shark aqui no Zoom:

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone