Zenfone 2 ou Moto G: uma comparação entre bons smartphones

Tire suas dúvidas sobre o Zenfone 2 e o Moto G 3ª geração no nosso comparativo entre estes dois celulares de sucesso.

Zenfone 2 ou Moto G: uma comparação entre bons smartphones
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Dois celulares com boas especificações e preço competitivo, o Motorola Moto G 3ª geração e o Asus Zenfone 2 entram no ringue para mostrar qual é mais rápido, qual tem as melhores câmeras e funcionalidades.

Quer saber quem vence essa disputa? Confira a nossa comparação entre o Moto G 3ª geração e o Zenfone 2:

Asus Zenfone 2

Asus Zenfone 2

Motorola Moto G

3ª geração

Motorola Moto G 3ª geração

Tela5,5'' (Full HD)5'' (HD)ProcessadorQuad core (2,3GHz)Quad core (1,4GHz)Memória RAM4GB1GBConectividade4G, 3G e Wi-Fi4G, 3G e Wi-FiDual chipSimSimArmazenamento16GB ou 32GB8GB ou 16GBAceita cartão de memóriaSim (até 32GB)Sim (até 64GB)Câmera frontal5MP5MPCâmera traseira13MP13MPFilma emFull HDFull HD

Saiba quais são as versões do Moto G e do Zenfone 2

O Asus Zenfone 2 e o Motorola Moto G 3ª geração têm mais de uma versão. Então, vamos lá: no caso do Zenfone 2, os modelos que desembarcaram no Brasil têm 4GB de RAM e variam apenas no armazenamento, que pode ser de 16GB ou 32GB.

Já o Moto G 3ª geração pode ter 2GB ou 1GB de RAM. Mas como a versão com 2GB não é encontrada facilmente fora da loja da Motorola, vamos levar em consideração somente as que são equipadas com 1GB de RAM.

Entre elas, encontramos a versão do Moto G mais simples, e também mais barata, com 8GB de armazenamento. Há ainda o Moto G DTV Colors, que tem 16GB de espaço interno, é um celular com TV digital e vem com uma capinha colorida, chamada de Shell pela marca.

No Moto G Colors também há 16GB de armazenamento e uma Shell. Já o Moto G Music vem com tudo isso, e mais um fone de ouvido Bluetooth.

Tela maior e com mais resolução no Zenfone 2

Acompanhando a tendência dos celulares com tela grande, o Zenfone 2 tem 5,5 polegadas. E a Asus também não deixou a desejar na resolução do display, que é Full HD e apresenta uma densidade de 403 pixels por polegada (ppi).

Enquanto isso, o Moto G 3ª geração tem 5 polegadas, tamanho que segue a média de outros aparelhos lançados na mesma época. Quanto à resolução do display do Moto G, é HD e tem 294 ppi, que apesar de ser menos que no Zenfone 2, definitivamente não é ruim.

No geral, a tela do Moto G é mais brilhante que a do Zenfone 2, mas o smartphone da Asus apresenta cores mais vivas. Ah, e os dois vêm com a proteção Gorilla Glass.

Será que os 4GB de RAM do Zenfone 2 fazem tanta diferença assim?

Para começar a entender mais sobre o desempenho do Moto G e do Zenfone 2, vamos às especificações de hardware. A começar pelo Moto G 3ª geração, o aparelho é equipado com processador Qualcomm Snapdragon 410 (quad core de 1,4GHz), unidade de processamento gráfico (GPU) Adreno 306, e tem 1GB de RAM.

Agora, o Zenfone 2 traz um processador Intel Atom (quad core de 2,3GHz), GPU PowerVR G6430 e 4GB de RAM. Mas será que ele é tão superior ao Moto G 3ª geração?

Bom, na prática, os dois smartphones rodam praticamente qualquer aplicativo, e se saem bem na multitarefa. A verdade é que o Zenfone 2 é, sim, mais rápido na abertura de aplicativos e até na mudança entre duas atividades já abertas. Mas a vantagem do Zenfone 2 não é tão grande assim em comparação com o Moto G 3ª geração.

Uma explicação pode ser o Android sem modificações na interface dos smartphones Motorola, como o Moto G 3ª geração. Tudo bem que a ZenUI, usada no Android do Zenfone 2, não é muito pesada, mas pode fazer diferença nesse caso.

Qual tem as melhores câmeras: Zenfone 2 ou Moto G 3ª geração?

Parece que aqui temos um empate técnico, já que tanto o Zenfone 2 quanto o Moto G 3ª geração têm câmera traseira de 13MP, frontal de 5MP, flash LED duplo, HDR, e filmam em Full HD. Mas alguns detalhes podem fazer a diferença.

Vamos à parte prática: no Zenfone 2 as fotos ficam com um tom mais azulado em relação ao Moto G 3ª geração. Em compensação, as fotos em ambientes com pouca luz (sem flash) ficam bem melhores no Zenfone 2, graças à tecnologia Pixel Master. E em locais bem iluminados, os dois fazem fotos com qualidade.

Smartphone 4G e dual chip? Escolha qualquer um!

Foi-se o tempo em que era difícil encontrar um smartphone 4G e dual chip. Os últimos lançamentos dão conta de suprir essas necessidades, principalmente no mercado brasileiro. E a boa notícia é que o Zenfone 2 e o Moto G 3ª geração trazem essas especificações!

Ainda falando sobre conexões, vale lembrar que o Zenfone 2 conta com NFC e Bluetooth, e o Moto G só tem Bluetooth.

Quais funcionalidades você prefere: as do Moto G ou as do Zenfone 2?

Sobre as funções que o Zenfone 2 e o Moto G 3ª geração oferecem, algumas de destacam. Por exemplo, como o aparelho da Asus tem 5,5 polegadas e nenhum botão na parte da frente, a tela pode ser acesa quando você dá dois toques nela. Mas onde estão os botões? Calma, eles existem: o que liga/desliga fica na parte de cima do celular, e o de volume está atrás, bem parecido com os modelos da LG.

Outro detalhe legal no Asus Zenfone 2 é o ZenMotion, que permite que você configure o desenho de uma letra para abrir um aplicativo. Funciona assim: você pode desenhar a letra C na tela do aparelho para abrir a câmera, por exemplo.

Mas o Moto G também apresenta alguns recursos bacanas. O principal deles é a Moto Tela, que mostra a hora e as notificações no display quando você dá uma mexidinha no aparelho. Você também pode dar aquela chacoalhada clássica do Moto X para ativar a câmera, ou ainda sacudir o Moto G para cima e para baixo para acionar o flash e usá-lo como lanterna.

Resistência à água é destaque no Moto G 3ª geração

Ninguém merece quando o celular cai na água acidentalmente e para de funcionar, não é mesmo? Pensando nisso, a Motorola incluiu uma proteção contra água no Moto G 3ª geração, que não é encontrada no Zenfone 2.

E aí, de qual você gostou mais, do Moto G ou do Zenfone 2?

Com processamento e câmeras um pouco superior, o Asus Zenfone 2 é também mais caro que o Moto G 3ª geração. Sendo assim, ele pode ser a melhor escolha para quem prefere um aparelho com display maior, e usa tanto o smartphone que qualquer vantagem no hardware é levada em conta.

Já o Moto G 3ª geração atende bem a maioria dos usuários, que quer um smartphone para usar as redes sociais, aplicativos de bate-papo, e ainda fazer fotos de vez em quando para publicar na internet. Seu processamento dá conta até de aplicativos mais pesados e ele ainda custa menos que o Zenfone 2.

Sem contar a questão do design, que é bastante pessoal, qual smartphone você prefere: o Moto G 3ª geração ou o Zenfone 2? Seja lá qual for a sua escolha, não se esqueça de comparar os preços aqui no Zoom para comprar sempre pelo menor preço.