Zenfone 2 vs Moto X Play: veja qual deles vence esta briga

Comparamos o Moto X Play e o Zenfone 2, dois ótimos lançamentos de 2015.

Zenfone 2 vs Moto X Play: veja qual deles vence esta briga
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Na mesma faixa de preço e com boa configuração, os celulares Asus Zenfone 2 e Motorola Moto X Play não chegam a ser tops de linha, mas oferecem desempenho acima da média e algumas outras vantagens.

Bateu a dúvida na hora de decidir se o melhor pra você é o Zenfone 2 ou o Moto X Play? Confira a nossa comparação entre eles e descubra qual é mais rápido, qual tem bateria de maior duração, ou ainda as melhores câmeras.

Asus Zenfone 2

Asus Zenfone 2

Motorola Moto X Play

Motorola Moto X Play

Tela5,5'' (Full HD)5,5'' (Full HD)ProcessadorQuad core (2,3GHz)

Octa core (quad 1,7GHz

+ quad 1GHz)Memória RAM4GB2GBConectividade4G, 3G e Wi-Fi4G, 3G e Wi-FiDual chipSimSimArmazenamento16GB ou 32GB16GB ou 32GBAceita cartão de memóriaSim (até 64GB)Sim (até 128GB)Câmera frontal5MP5MPCâmera traseira13MP21MPFilma emFull HDFull HDBateria3.000 mAh3.630 mAh

Leia também: Moto G 3ª Geração vs Moto X Play: qual celular da Motorola comprar?

Os dois são rápidos, mas desempenho do Zenfone 2 é superior

Para quem acha que 4GB de RAM é um exagero, o Asus Zenfone 2 está aí para provar o contrário. Aliando essa especificação ao processador quad core de 2,3GHz da Intel, e à unidade de processamento gráfico (GPU) PowerVR G6430, o Zenfone 2 consegue entregar um desempenho que se mostra superior ao do Moto X Play, principalmente na hora de rodar jogos pesados.

Não que o Moto X Play seja ruim. Pelo contrário, ele tem processador Qualcomm Snapdragon 615 (octa core), outros dois processadores que mantêm o aparelho sempre alerta para você usar os comandos de voz e gestos, além de ser equipado com GPU Adreno 405, e 2GB de RAM que não decepcionam: o aparelho roda praticamente todos os aplicativos sem engasgos. Mas, em testes de benchmark, o Asus Zenfone 2 alcança pontuações maiores que as do Motorola Moto X Play.

O que ajuda a dar fluidez ao Moto X Play é o sistema operacional Android 5.1 (Lollipop), que vem sem modificações na interface. Enquanto isso, o Zenfone 2 sai de fábrica com o Android 5.0 (Lollipop) e a interface ZenUI da Asus, que já foi bastante elogiada por ser agradável e trazer aplicativos pré-instalados que são realmente úteis para melhorar a produtividade.

E uma vantagem dos smartphones Motorola é a velocidade de atualização para versões mais recentes do Android. O Moto X Play, por exemplo, já tem upgrade garantido para o Android 6.0 (Marshmallow).

Telas têm mesmo tamanho e definição, mas a do Moto X Play é mais brilhante

Tanto o Zenfone 2 quanto o Moto X Play têm tela de 5,5 polegadas e resolução Full HD, o que resulta em uma densidade de 403 pixels por polegada (ppi). Porém, elas têm tecnologias diferentes, sendo TFT no Moto X Play, e IPS no Zenfone 2. Na prática, a tela do Moto X Play é mais brilhante.

Os dois aparelhos comparados aqui também contam com Gorilla Glass 3 no display, para proteger de arranhões e impactos.

Quanto ao design, os botões do Moto X Play mantêm a posição das versões anteriores do Moto X: o que liga/desliga e o que controla o volume estão do lado direito do aparelho.

Já o smartphone Asus em questão traz os botões de volume na parte de trás do aparelho, bem parecido com o design adotado pela LG. A diferença é que no Zenfone 2 o botão que liga/desliga o celular está na parte de cima.

Qual tem a melhor câmera: Zenfone 2 ou Moto X Play?

Quantidade de megapixels não é tudo. E é por isso que o Moto X Play - apesar de ter 21MP na câmera traseira - não entrega fotos com qualidade muito superior as do Zenfone 2, que tem 13MP.

Na verdade, o Zenfone 2 e o Moto X Play capturam imagens semelhantes, sendo as do Zenfone 2 com cores mais vivas na maioria dos casos. A câmera do Zenfone 2 também se sai melhor nas fotos noturnas, graças à tecnologia Pixel Master.

Entre os pontos em comum das câmeras do Moto X Play e do Zenfone 2 estão o HDR, o flash duplo para deixar as cores mais naturais, os vídeos em Full HD, e ainda algumas opções como foto panorâmica.

E na hora de fazer selfies, temos praticamente um empate, já que o Zenfone 2 e o Moto X Play são equipados com câmera frontal de 5MP.

Conheça os recursos do Moto X Play e do Zenfone 2

Os recursos do Moto X Play já são bastante famosos de outras gerações do aparelho. Com a Moto Tela, você dá uma mexidinha no aparelho e ele te mostra as horas e as notificações. E o Google Now, claro, facilita muito a vida: quando não der para digitar, basta dizer o que você quer que o celular faça. E para abrir a câmera rapidamente, é só chacoalhar o Moto X Play.

No Zenfone 2 encontramos também algumas função interessantes. Por exemplo, você pode configurar um aplicativo para abrir quando você desenhar uma determinada letra na tela ainda apagada. E como o botão de ligar/desligar o aparelho não está exatamente em um local de fácil acesso, você pode dar dois toques na tela para que ela acenda.

Bateria de longa duração do Moto X Play é destaque

No quesito bateria, os números falam mais alto. De um lado, temos o Zenfone 2 com capacidade de 3.000 mAh e, do outro, o Moto X Play com 3.630 mAh.

A Motorola garante que o Moto X Play pode aguentar até 36 horas acordado, mas isso vai depender de como você usa o aparelho. No geral, a bateria do Moto X Play dura pelo menos um dia inteiro de uso.

Enquanto isso, o Zenfone 2 deixa um pouco a desejar, aguentando menos de um dia de uso. Ou seja, se você quer investir no aparelho da Asus e usa muito o celular, prepare-se para andar com o carregador para cima e para baixo.

Qual será o vencedor, Zenfone 2 ou Moto X Play?

Resumindo, o Moto X Play tem um ótimo conjunto, com bom desempenho, câmeras de qualidade, funções bacanas e bateria que dura muito. Mas, de fato, o Zenfone 2 é mais potente e as fotos feitas no aparelho levam alguma vantagem quando comparadas as do Moto X Play.

Sendo assim, o ideal é que você leve em consideração quais especificações prefere, uma vez que tanto o Moto X Play quanto o Zenfone 2 são boas opções, têm suporte para dois chips e também são smartphones com 4G.

Dê um Zoom para ver mais produtos e comparar os preços.

Leia também: Zenfone 2 ou Moto G: uma comparação entre bons smartphones